sábado, 13 de abril de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 12 À 18/04/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira

Críticas


DVD/“Paul McCartney – Live Kisses”
Paul McCartney é o eterno beatle e sua carreira solo também sempre foi acompanhada de grande sucesso. Como músico, ele sempre teve como característica a versatilidade experimentando vários gêneros nas suas composições além de sua principal paixão que é o rock. Depois de sonhar por décadas em fazer um trabalho com regravações de grandes canções americanas, ele finalmente lançou em 2012 o cd “Kisses on the Bottom”. Neste trabalho, McCartney gravou músicas que marcaram a sua família e sua infância além de cantar músicas de sucesso dos anos 40 e 50. Aqui, McCartney é o intérprete, não tocando nenhum instrumento e sendo acompanhado por ótimos músicos como Dianna Krall. O resultado foi excelente num cd que merece ser elogiado por todos que ouvirem. Para registrar este sonho realizado, Paul reuniu o produtor do cd, músicos e uma pequena plateia para cantar as músicas do cd e novamente o público pode confirmar a beleza do trabalho feito. Arranjos, músicos, composições e Paul, tudo num estado de mágica musical inesquecível. No DVD que registrou esse encontro, uma ótima direção e montagem com destaque especial para a fotografia em preto e branco que deu um toque de nostalgia ao ambiente. Claro que como compositor, McCartney não poderia ficar de fora do trabalho e incluiu no repertório do cd e DVD a bela “My Valentine”, uma de suas melhores baladas dos últimos anos. Vale a pena ver e rever o DVD que vem com ótimos extras como os bastidores da filmagem do clip de “My Valentine” com os atores Natalie Portman e Johnny Deep.


DVD/“Gal Costa – Recanto”
Gal Costa ao vivo sempre é bom de ver/ouvir. Considerada como uma das maiores cantoras do Brasil desde os anos 60, Gal mantém sua carreira em alto nível de qualidade. Ano passado, sob a produção de Caetano Veloso, Gal lançou um cd excelente com todas as músicas compostas por Caetano. Logo depois, fez uma turnê do show (que deverá chegar em Belém agora em Maio) e finalmente o registro desta turnê chegou em DVD. No show, vemos Gal solta e tranquila com sua excelente voz cantando clássicos do seu repertório (Baby/Meu Bem Meu Mal/O Amor/Vapor Barato/Força Estranha) e também músicas do novo cd com destaque para “Neguinho” com seu arranjo diferenciado. A banda que acompanha Gal é jovem e de alta competência, brilhando ao lado de Gal que mostra que o tempo melhorou sua voz e sua presença como cantora no palco, tamanha a sua segurança quando canta qualquer música. Dirigido por Moreno Veloso (filho de Caetano), Dira Jobim e Gabriela Gastal, o DVD RECANTO GAL AO VIVO é um dos melhores lançamentos do ano e certamente nos faz lembrar que a boa música popular brasileira ainda é forte e tem seu espaço.

ESTRÉIAS DA SEMANA

“Oblivion”
“Além das Montanhas”(Cine Líbero Luxardo)
“O Quadro”(Cine Olympia)

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira: Dia 29/04, em parceria com a ACCPA, será exibido o filme “Sua Única Saída” de Raoul Walsh, clássico produzido em 1947. No filme, o personagem Jeb Rand é criado pela Sra. Callum, que oculta seu passado, ainda que pesadelos antigos atormentem a mente do rapaz. Com o passar dos anos, decidido a casar com sua irmã de criação, Jeb lutará contra os parentes da moça que se colocarem no caminho e consequentemente entenderá melhor o que ocorreu de obscuro em sua vida quando criança. O filme será exibido às 19 h, entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.


*Cine Olympia: “O Quadro”, animação inédita numa co-produção da Bélgica e Franca, está em exibição até 18/04 (com exceção do dia 15/04) às 18:30 h com entrada franca. Um quadro inacabado mostra um castelo cercado por um jardim. Lá vivem três tipos de personagens: os “Todopintados”, os “Pelametades” e os “Rabiscos”. Ramô, um dos “Todopintados”, apaixonado por Claire, uma “Pelametade”, se junta a outros personagens inconformados com a situação, e sai do quadro à procura do pintor para que ele termine seu trabalho e restaure a harmonia no universo da pintura.Apoio: Cinemateca da Franca (CineFrance) /Cinemateca da Embaixada da França no Brasil /Instituto Français. Na sessão Cinemateca, domingo dia 14, será exibido “A Princesa e o Plebeu” com Audrey Hepburn às 16 h com entrada Franca. A exibição comemora os 60 anos de lançamento do filme.


*Cine Líbero Luxardo: “”Além das Montanhas” está em exibição desde quarta-feira. “Além das Montanhas", terceiro longa metragem do diretor romeno Cristian Mungiu. O filme conta a história de duas amigas, Voichita e Alina. Alina retorna da Alemanha para reencontrar Voichita, que conheceu no orfanato onde ambas foram criadas. Alina está disposta a levar a sua amiga com ela, mas a garota agora mora num isolado monastério na Romênia, onde acredita ter encontrado um lar e a fé. Sem entender a amiga, Alina passa a enfrentar constantemente um padre local. Ele, por sua vez, passa a acreditar que a jovem está possuída. O filme venceu as Palmas de melhor atriz e melhor roteiro no Festival de Cannes.


*Cineclube Sinjor (Sindicatos dos Jornalistas): A partir deste mês, inicia as atividades do cineclube do Sindicato dos Jornalistas (SINJOR) em parceria com a ACCPA. Os filmes exibidos terão como temática o jornalismo e assuntos relacionados a esta profissão. Terça, dia 16, será exibido o filme “Faces da Verdade” com Kate Beckinsale. O SINJOR fica na Diogo Móia na esquina da Rua 14 de março Sessão às 19h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23