sábado, 8 de dezembro de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 07 À 13/12/12

CINE TROPPO 
Marco Antonio Moreira Carvalho

SUPERNOVAS 
*Final de 2012 chegando e posso adiantar aos leitores da coluna que dificilmente verei ainda este ano um filme melhor que “Fausto” de A. Sokurov. Raras vezes vi no cinema um filme tão instigante, complexo e profundo. Na melhor tradição do seu cinema, Sokurov provou que sem dúvida é um dos melhores diretores da atualidade.

* Ainda falando dos melhores do ano, apesar do cinema brasileiro ter conseguido bons sucessos de bilheteria com filmes de baixo nível, pelo menos dois filmes nacionais merecem destaque no balanço dos melhores do ano: “Transeunte” de Eryk Rocha e “Febre do Rato” de Cláudio Assis. Apesar de tudo, o cinema brasileiro ainda pulsa criatividade e sensibilidade e estes dois filmes são bons exemplos disto. Resta apenas o público brasileiro perceber isso e prestigiar este tipo de produção nacional. 
* Dentro da programação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), foi exibido no Cine Saraiva dia 29/11 o clássico “2001: Uma Odisséia no Espaço” de Stanley Kubrick em parceria com a ACP (Academia Paraense de Ciências). Foi um dos grandes eventos do ano com um excelente debate entre o público presente, membros da ACP e críticos da ACCPA. 

*Amanhã, dia 10/12, haverá a exibição da obra-prima “O Sacríficio” de Andrei Tarkovki, na última sessão da ACCPA no Cineclube Alexandrino Moreira este ano. A sessão acontecerá às 19h come entrada franca e debate. “O Sacríficio” é a prova final do talento deste grande diretor e foi seu último filme. Tarkovski morreu em 29 de dezembro de 1986, deixando um legado artístico fundamental para todos que gostam de cinema. Ver ou rever “O Sacríficio” é um momento de reverenciar sua obra.

* O circuito comercial de cinemas continua sendo tomado pelas grandes produções. Quanto mais salas de cinema, mais se exibe os mesmos filmes. Por isso, temos que incentivar a programação do Cine Estação e Cine Olympia, e torcer para que o Cine Líbero Luxardo volto logo às suas atividades (que pode acontecer antes do previsto, felizmente).

* Sobre mais salas de cinema em Belém, com a confirmação de mais 02 shoppings (Bosque Grão Pará Shopping e Ananindeua Metrópole Shopping), a grande Belém terá quase 40 salas de exibição até 2014. Mais salas, mais filmes? Provavelmente não mais pelo menos poderá ser fomentado o hábito de ir ao cinema em outros bairros e isto é positivo.

* Sessões especiais à meia-noite do dia 15/12 do filme “O Hobbit – Uma Jornada Inesperada” com lotação máxima. Sinal claro que o filme deve fazer muito sucesso por aqui. Seguindo a tendência, a venda para as cópias dubladas foi maior. Na verdade muitos condenam os exibidores por exibir cópias dubladas dos filmes mais a questão é que infelizmente a maioria do público prefere filmes dublados. É uma tendência reverssível? Espero que sim mais até na TV por assinatura o áudio programado é dublado. Quem quiser áudio original, tem que mudar a configuração. Sinal dos tempos?

*”A Felicidade não se Compra”, clássico de Frank Capra, será exibido na sessão Cinemateca do Cine Olympia, dia 23/12, em parceria com a ACCPA. É uma tradição especial exibir este filme no final de ano e felizmente teremos o prazer de (re) ver este belo filme de Capra na nossa sala centenária.

*O Cine Olympia vai terminar sua programação especial dos 100 anos (iniciada em janeiro de 2012) com um festival de filmes de ficção científica, de 18 à 30/12. Títulos importantes do gênero serão exibidos com entrada franca e com sessão às 18:30 h, de terça à domingo.

* Enquanto isso, “Amanhecer Parte 2” faz sucesso nos cinemas e a nossa relação de filmes inéditos de boa qualidade aumenta...

AGENDA 

*Cineclube Alexandrino Moreira: Na programação de dezembro, com o apoio da ACCPA, será exibido amanhã (dia 10/12) a obra prima “O Sacrífico” de A. Tarkovski às 19h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA . Imperdível !
*Cine Olympia: Dia 11/12 (terça-feira) acontecerá a exibição única do documentário “Santos : 100 Anos de Futebol Arte”, realizado em homenagem ao aniversário de 100 anos do clube paulista. Com cenas de arquivo e depoimentos de Pelé, Robinho e Neymar.O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. De 12 à 16/12 acontecerá a mostra CINE PERIFERIA PAI DÉGUA com exibição de produções locais. Na sessão Cinemateca, hoje às 16h será exibido “Papai Noel às Avessas” com Billy Bob Thorton e com entrada franca. Neste filme, vemos um Papai Noel depressivo (Billy Bob Thornton) e seu companheiro anão que trabalham durante o Natal em um Shopping com o objetivo de roubar mercadorias. Mas aos poucos, o espírito do Natal aparece de forma estranha.


*Cine Estação: Hoje, dia 09/12, estreia o excelente filme de David Cronenberg, “Cosmópolis. O filme será exibido hoje na matinal às 10h e sessões noturnas às 18h e 20h30. Baseado na obra de Don Delillo, o filme mostra a história de Eric Packer, um jovem bilionário que cruza a cidade por um simples corte de cabelo e, durante o dia, acaba por perder a sua fortuna com a queda do yen na Bolsa. Enigmático e provocador, “Cosmópolis” tem no elenco Robert Pattison, Samantha Morton e Juliette Binoche.

*Cine Líbero Luxardo : A sessão Cult voltou com suas exibições normais a partir de dezembro. Dia 15/12, será exibido “Antes do Por-do-sol” (sequência de “Antes do Amanhecer”) no novo horário : 18 h. Entrada franca co debate após a exibição.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23