domingo, 28 de outubro de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/10 À 01/11/12

CINE TROPPO 
Marco Antonio Moreira Carvalho

SUPERNOVAS 

*A Paramount Pictures fechou um acordo de distribuição para lançar no mercado americano “The Wolf of Wall Street” que Martin Scorsese (foto) está rodando em Nova York. Inspirado nas memórias de Jordan Belfort, ex-corretor da bolsa de valores, o longa deverá ser lançado no terceiro trimestre de 2013. No elenco estão Leonardo DiCaprio, Matthew McConaughey, Jonah Hill, Jean Dujardin e Rob Reiner. O roteiro foi escrito por Terry Winter, da série Boardwalk Empire. Os direitos de distribuição internacional do filme serão negociados durante o American Film Market, que começa no dia 31 de outubro.
*O bem sucedido videogame “Assassin’s Creed” da produtora francesa Ubisoft, vai chegar aos cinemas com produção da New Regency e distribuição da Fox. O ator Michael Fassbender (X-Men – Origens e Shame) será coprodutor e protagonista do filme, que ainda não tem diretor. O jogo “Assassin’s Creed” chegou ao mercado em 2007 e, até hoje, vendeu cerca de 38 milhões de unidades em todo o mundo, além de ter gerado histórias em quadrinhos, brinquedos e um jogo no Facebook.

*A 3ª edição do Festival de Cinema 4+1 receberá como convidado de honra Werner Herzog(foto). O diretor alemão dará uma aula magna para o público, no CCBB do Rio de Janeiro, além de ser foco de uma retrospectiva de sua obra que reúne filmes como o curta “Hércules” (1962), “Nosferatu, o vampiro da noite” (1978) e seu trabalho mais recente, “Ao abismo – Um conto de morte, um conto de vida” (2011). O Festival 4+1 acontecerá, simultaneamente, na Cidade do México, Rio de Janeiro, Bogotá, Buenos Aires e Madrid entre 21 e 25/11.
*A Paris Filmes acaba de confirmar o lançamento de “A saga Crepúsculo: Amanhecer – O final” também no formato IMAX. O filme, que encerra a franquia milionária da Summit Entertainment, tem estreia mundial prevista para 15 de novembro.
*A RioFilme e o Senai vão realizar, a partir de novembro, no Rio de Janeiro, um programa de capacitação para atender ao crescimento da demanda nos mercados de cinema e televisão do país. Serão 15 cursos que vão desde animador 2D a operador de edição de áudio, com 335 vagas e cerca de três mil horas de duração total. As inscrições serão realizadas apenas na unidade do Senai em Laranjeiras (Rua Esteves Júnior, 47). A taxa de inscrição custa R$ 50 e devem ser apresentados cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4. Para mais informações, os interessados devem ligar para 0800 0231 231.
*As atrizes e roteiristas Tina Fey e Amy Poehler foram anunciadas como as próximas apresentadoras da cerimônia de entrega do Globo de Ouro, no próximo ano. As duas comediantes são destaques na televisão norte-americana, Fey por seu trabalho como criadora e estrela do premiado seriado “30 Rock” (vencedor de seis Globos) e Poehler como protagonista do seriado “Parks and Recreation”. No cinema, a dupla estrelou a comédia “Uma mãe para meu bebê” (Baby Mama), lançada nos EUA em 2008.
*Em um fim de semana de quedas acentuadas, “Atividade paranormal 4” (Paris) estreou em primeiro no Brasil, com R$ 3,6 milhões de renda e 310 mil ingressos vendidos. Distribuído em 268 salas, o longa alcançou forte média de 1,1 mil espectadores por sala – confirmando a força do gênero sobrenatural no Brasil.A animação “Hotel Transilvânia” (Sony), mesmo com queda de 62%, manteve-se na segunda posição,com um total que já se aproxima da casa de dois milhões de espectadores. A comédia nacional “Até que a sorte nos separe”, entrando em sua terceira semana, apresentou uma das menores quedas do top 20 (-41%), com público acumulado de 1,6 milhão.
* A sessão Cult do Cine Líbero Luxardo deverá retornar na sala da Fonoteca do Centur a partir de novembro.O cine Líbero Luxardo está em reformas e ainda não há previsão de retorno das suas atividades ainda este ano.
* Outubro terminando, fica a pergunta: quais os melhores filmes exibidos este ano até agora, em Belém? Será que ainda teremos mais bons filmes no nosso circuito de cinemas até o final de 2012?Espero que sim. 

ESTREIAS DA SEMANA 

“007 – Skyfall” e “Gonzaga: De Pai para Filho”

AGENDA 
*Cineclube Alexandrino Moreira: “A Trilogia das Cores” do diretor K. Kielowsky continua em destaque depois da exibição de “A Liberdade é Azul”. Dias 05 e 12/11 serão exibidos “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha” com sessão às 19 h, entrada franca e debate com críticos da ACCPA .
*Cine Olympia: Hoje, comemorando o dia internacional da animação, será exibida uma mostra de filmes nacionais e internacionais às 19:30 h com entrada franca. De 30/10 à 05/11 (exceto dia 02/11), será exibida a mostra ALFRED HITCHCOCK com vários clássicos deste grande diretor do cinema como “Os Pássaros”, “Janela Indiscreta”, “O Homem que Sabia Demais”, “Psicose” e “Um Corpo que Cai”. Todos os filmes serão exibidos às 18:30 h com entrada franca.

*Cine Estação: Hoje é o último dia de exibição “Fausto” de A. Sokurov, considerado um dos melhores filmes do ano pela crítica especializada. Sessões às 10h, 18h e 20h30 h.

*Cineclube da Casa da Linguagem: Em parceria com a ACCPA, em Novembro acontecerá a exibição em duas sessões do clássico “O Boulevard do Crime” de Marcel Carné às 18h com entrada franca.
*Cine Sesc Boulevard : Dia 14/11, em parceria com a ACCPA , será exibido o filme “Vincere” de Marco Bellocchio às 19h com entrada franca e debate com críticos.

* Cine Saraiva : Dia 01/11, será exibido o filme “O Livro de Cabeceira” de Peter Greenway às 19 h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA.

Um comentário:

Katiuscia de Sá disse...

=| nossa!!! acho que eu dava 1/3 do meu cérebro para estar na aula magna proferida por Werner Herzog no CCBB no RJ.
*vida longa a Herzog!

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23