CINE TROPPO - SEMANA DE 29/06 À 05/07/12


CINE TROPPO 
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana Caso não haja alteração de última hora, a única estréia da semana é “Para Roma, com Amor” e “A Era do Gêlo 4”.
“Para Roma, com Amor” é o mais novo filme do grande diretor americano Woody Allen, que já criou grandes momentos dentro do cinema com filmes marcantes como “A Rosa Púpura do Cairo”, “Manhattan”, “Zelig”e “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” entre tantos títulos de alta qualidade. Com mais de quarenta anos de carreira no cinema, Woody Allen é uma eterna referência. Seu novo filme é livremente baseado em “Decamerão”, uma saga literária que Giovanni Boccaccio escreveu entre 1348 e 1353. Quatro casais, americanos e italianos, têm suas histórias cruzadas ao longo da trama. O filme, que foi rodado em Roma, tem no elenco Jesse Eisenberg (A Rede Social),Roberto Benigni (A Vida é Bela), Penélope Cruz (Vicky Cristina Barcelona), Ellen Page (Juno) e Alec Baldwin (Rock of Ages). Curiosidade : “Para Roma, com Amor” (To Rome with Love) já teve os títulos “Bop Decameron” e “Nero Fiddled”. Um dos melhors lançamentos do ano nos cinemas locais.
“A Era do Gêlo 4” estreia no Brasil duas semanas antes da data prevista para entrar em cartaz no resto do mundo. Sucesso absoluto no mercado internacional, “A Era do Gelo 2” e “A Era do Gêlo 3”3 ocuparam o primeiro no lugar no ranking dos filmes mais vistos no Brasil em 2006 e em 2009 respectivamente. “A Era do Gelo 3” é a maior animação de todos os tempos no país. Em “A Era do Gêlo” 4, o personagem Scrat desencadeia um evento cataclísmico. Sid, Manny e Diego são empurrados para alto mar e terão de lidar com perigos que jamais puderam imaginar que existiam, como um bando de piratas de quinta categoria. O filme será exibido em cópias dubladas e legendadas.

SUPERNOVAS
* Foi um sucesso de público o Festival Charlie Chaplin no cine Olympia. Chaplin é um gênio do cinema que sempre teve seus filmes prestigiados pela crítica e pelo público. Por isso, é bom saber que o Cine Olympia esteve lotado com um público vendo e/ou revendo clássicos de sua autoria. O festival continua até hoje, dia 01/07. Depois, o cinema Olympia vai exibir um festival de filmes de terror como A MÚMIA, DRÁCULA e FRANKENSTEIN.
* Lamentável a morte do diretor brasileiro Carlos Reichenbach. Autor de vários filmes de alta qualidade como “Alma Corsária”, Reichenbach era também um estudioso do cinema, com uma opinião muito respeitada pelo meio cinematográfico. Espero que mais filmes de sua autoria sejam lançados em DVD. * O Cine Líbero Luxardo deverá fechar para reformas gerais a partir do dia 16/07. Espero que as reformas não demorem muito pois este cinema é um dos espaços mais importantes do chamado circuito alternativo de nossa capital.
 *Fox e Warner reuniram exibidores em São Paulo, no último dia 14 de junho, em seu primeiro evento destinado ao mercado desde a fusão de suas operações no Brasil: uma exibição de “Sombras da Noite” de Tim Burton. A sessão fechada foi realizada na sala XD (de tela gigante) do Cinemark do Shopping Eldorado.
*Entre os lançamentos em DVD que merecem ser vistos pelo cinemaníaco mais exigente, destaque para “Face a Face”, excelente filme de Ingmar Bergman realizado em 1976. O filme foi lançado no Brasil pela distribuidora Versátil Filme, que tem lançado quase todos os filmes deste genial diretor.
 *O mercado de cinema nos EUA é sem dúvida um dos mais potentes do mundo. A soma dos resultados dos quatro primeiros colocados do ranking (quase 160 milhões de ingressos) ultrapassa todo o mercado brasileiro em 2011 (141,7 milhões). O circuito americano tem 39,6 mil salas e a taxa de ingressos per capita foi de 3,1.”Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2” (Warner) liderou a lista, com 48 milhões de pagantes, seguida por “Transformers – O lado oculto da lua” (Paramount), com 44,4 milhões
*Chegou ao mercado brasileiro a distribuidora Bollywood Filmes, especializada em filmes indianos. Sediada em Salvador, a nova empresa terá como primeiro lançamento o drama “Fanaa”, programado para o dia 24 de agosto.
* Nora Ephron), diretora , produtora, roteirista e escritora norte-americana faleceu esta semana. Ephron ficou muito conhecida pelas suas comédias românticas e teve grande êxito de bilheteria com o filme “Sintonia de Amor” em 1993. Seu último filme foi “Julie e Julia” com Meryl Streep.
*O CineEspaço, um dos braços do Grupo Espaço de Cinema, de Adhemar Oliveira, acaba de ganhar um novo conjunto de investidores, do qual fazem parte os oito sócios do Canal Brasil e ainda o ex-diretor da VideoFilmes, Maurício Andrade Ramos, e Ricardo Ramos, que vem da área do mercado financeiro. Os novos sócios, em conjunto, adquiriram 15% de participação no grupo, com opção de compra de mais 10%. Os valores não foram revelados. Maurício Andrade Ramos já trabalha como gerente administrativo financeiro da empresa, e Adhemar Oliveira permanece responsável pelas áreas de programação, expansão e marketing.
*O cinema foi o meio de comunicação que mais cresceu em investimentos publicitários no primeiro trimestre deste ano no Brasil, com 38,5%. A informação é parte de um relatório recém-publicado do veículo Meio & Mensagem . .

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira: Segunda, dia 02/07 será exibido “Onibaba – A Mulher Diabo” do diretor japonês Kaneto Shindo. O filme foi produzido em 1964 e exibido em Belém nos anos 70, no Cine Guajará, impressionando a crítica local. É um filme marcante que prova a a importância do cinema. A exibição acontecerá às 19h com entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.
*Cine Olympia: Neste domingo, será exibido o último filme do FESTIVAL CHARLIE CHAPLIN, que lotou o cinema durante toda a semana. Hoje será exibido “Chaplin” de Richard Attenbourough, baseado na biografia de Chaplin e que tem uma excelente atuação de Robert Downey Jr. A partir dia 03/07, começa a exibição do FESTIVAL DE FILMES DE TERROR com clássicos como “Drácula” com Bela Lugosi e filmes de outras décadas como “Carrie, A Estranha” de Brian de Palma. Na sessão Cinemateca, hoje será exibido o clássico “Adversidades” de Melvyn Le Roy às 16h com entrada franca.. Apoio : ACCPA.
*Cine Líbero Luxardo: A partir do dia 04/07, estréia “Tomboy” de Celine Scianma. O filme mostra a história de uma garota que se veste, age e se apresenta a todos como menino. Na sessão Cult, em parceria com a ACCPA, será exibido sábado dia 07/07 o excelente filme de John Boorman, “Inferno no Pacífico” com Lee Marvin e Toshiro Mifune às 16h com entrada franca e debate. .
*Cine Estação: A partir de 12/07, será exibido “Um Método Perigoso” de David Cronenberg. A história mostra o encontro de dois mestres da psicanálise, Sigmund Freud e Carl Jung.
 *Cine Saraiva: Quinta-feira, dia 05/07, em parceria com a ACCPA será exibido o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” às 19h com entrada franca e debate após a exibição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18