sábado, 21 de julho de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 20 À 26/07/12


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alteração de última hora, as únicas estreias da semana são “Valente” e “Chernobyl”. “Valente” é a nova produção da Pixar (Toy Story/Os Monstros/Wall-E). A jovem princesa Merida não quer saber da vida de realeza e não gosta nem de pensar em ser apenas mais uma esposa para o filho de algum lorde. Indo contra as tradições e os costumes, ela desafia seus pais ao perseguir o sonho de se tornar uma arqueira e, com isso, coloca em risco o reinado de seu pai, o Rei Fergus. “Valente” é o primeiro filme da Pixar que tem uma mulher como protagonista. Vozes no Original de: Kelly Macdonald, Emma Thompson, Kevin McKidd, Julie Walters, Billy Connolly.
Em “Chernobyl”, seis jovens turistas resolvem fazer um passeio turístico diferente para fugir da mesmice. Ignorando todos os avisos de perigo eles irão até a cidade de Pripyat, que há 25 anos atrás foi devastada pelo acidente nuclear de Chernobyl. Depois de uma volta pelo local eles percebem que seres estranhos estão acompanhando o grupo. Ao notar que não estão sozinhos, coisas aterrorizantes acontecem.

Crítica
“Na Estrada” de Walter Salles. Com Garret Hedlun, Kristin Stewart, Sam Riley.
Walter Salles é um diretor que já demonstrou ter maturidade para realizar filmes que representem um grande desafio à sua carreira e certamente quando o projeto de adaptação do famoso livro de Jack Kerouac chegou às suas mãos, ficou claro que este desafio era muito grande. Como adaptar cinematograficamente uma obra tão rica de palavras, cenas e sentimentos de toda uma geração dos anos 50, modernizando seu conteúdo e ao mesmo tempo manter a forma original da ideia de Kerouac? Poucos diretores saberiam responder essa pergunta em bom cinema. Walter Salles conseguiu. “Na Estrada”, filme, capta a essência do livro de Kerouac sabendo manter as reflexões originais dos personagens usando suas palavras e mostrando a sua eterna busca, sem julgamentos morais. O trio de personagens principais do filme, vive suas vidas oscilando entre um equilíbrio exigido pela vida “normal” e a ilusão necessária de fugir desta normalidade, sempre revelando seus sentimentos, sem medo, sem receio. E para revelar toda essa intensidade, Salles usa ao extremo as palavras de cada personagem procurando equilibrar estes momento com cenas amplas das cidades, desertos, estradas, revelando um mundo que é maior que todos mais menor que a loucura que os personagens pregam como essencial para viver. “Os loucos prestam atenção em mim”. Estes anseios revelados por Kerouac nos anos 50, são modernos. Atuais. Afinal, buscar algo que não sabemos nem o que é, faz parte da odisseia humana que vivemos diariamente. E tanto no livro, como no filme, esta e outras reflexões aparecem o tempo todo em gestos, palavras e emoções nos lembrando ao mesmo tempo da força da palavra e da força das imagens. Para muitos, cinema é a imagem em movimento. E é. Mas não é só isso e quando temos a oportunidade de ver um trabalho que sabe equilibrar estes conceitos, o mínimo de devemos fazer é aplaudir. .

AGENDA
*Cine Olympia: Neste domingo, dia 22/07 às 18:30h, dentro do festival de filmes de Terror será exibido o excelente “Os Inocentes”(1961) de Jack Clayton com Deborah Kerr. No filme, uma mulher é contratada por um homem para cuidar de seus sobrinhos órfãos em um casarão mas ela nota comportamento estranho nas crianças, passando a acreditar que existe alguma coisa suspeita acontecendo na casa.. Confira os filmes do festival de terror da próxima semana: Dia 24/07 – A BOLHA ASSASSINA (1958) com Steve McQuenn, Dia 25/07 - O ENIGMA DO MAL (1982), Dia 26/07 – OS OUTROS (2001), Dia 27/07 – A DANÇA DOS VAMPIROS (1967), Dia 28/07 – NOSFERATU (1979) de Werner Herzog e dia 29/07 – CARRIE, A ESTRANHA(1976) de Brian de Palma. Entrada franca com sessão às 18:30h de terça à domingo. Devido ao sucesso do festival, haverá uma semana extra de programação com os seguintes filmes “O Iluminado”, “O Exorcista”, “O Gato de 9 Caudas”, “O Enigma de Outro Mundo” (versão de John Carpenter), “Uma Noite Alucinante” e “A Mosca”. Em Agosto, será exibido um festival em homenagem ao diretor Alfred Hitchcock..

*Após o fechamento da edição do Cine Troppo foi veiculada a informação de que o Cine Olympia teve que interromper o festival de filmes de Terror devido a um problema no sistema elétrico do cinema. O cinema ficará sem atividades até a solução do problema. O festival será retomado com todos os filmes programados logo que seja reaberto.

*Cine Líbero Luxardo: Desde o dia 16/07, o cinema entrou em reformas com previsão de reabertura até o final do ano. Espero que não dure tanto tempo assim os trabalhos de reformas deste importante cinema do nosso circuito alternativo.
*Cine Estação: “Um Método Perigoso” de David Cronenberg tem hoje seu último dia exibição nos seguintes horários :10h, 18h e 20h30.. A história mostra o encontro de dois mestres da psicanálise, Sigmund Freud e Carl Jung.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23