domingo, 29 de julho de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 27/07 À 02/08/12


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana Caso não haja alteração de última hora, a única estreia da semana é “Batman : O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.
“Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge” tem novamente como diretor o ótimo cineasta Christopher Nolan que finaliza a trilogia que teve início com “Batman Begins” e que revitalizou o personagem no cinema atingindo a marca de 1 bilhão de dólares com “Batman - O Cavaleiro das Trevas”'. Oito anos se passaram desde que Batman desapareceu na noite e passou de herói para fugitivo. Ao assumir a culpa pela morte de Harvey Dent, o Duas Caras, o Cavaleiro das Trevas sacrificou tudo pelo que ele e o Comissário Gordon esperavam ser o melhor. Por um tempo a mentira funcionou, com a criminalidade em Gotham City sendo destruída pela lei anti-crime de Dent. Mas tudo irá mudar com a chegada de uma ladra com interesses misteriosos. Muito mais perigoso, porém, é o aparecimento de Bane, um terrorista mascarado cujos planos cruéis para Gotham buscam tirar Bruce de seu exílio. Mas mesmo usando novamente seu capuz e sua capa, Batman pode não ser páreo para Bane. Christian Bale é novamente o protagonista. Ainda no elenco principal, Michael Caine(como Alfred), Gary Oldman (Comissário Gordon) e Morgan Freeman (Lucius Fox). Marion Cotillard, Joseph Gordon-Levitt (atores de 'A Origem', filme anterior de Nolan), Anne Hathaway (Mulher-gato) e Tom Hardy (como o vilão Bane). Curiosidades : Christian Bale afirmou que ele não interpretaria Batman caso o personagem Robin estivesse no filme. Nolan concordou em não incluir Robin, uma vez que acabaria com o tom obscuro de seus filmes; a história tem referências diretas à HQ 'Knightfall', onde Bane espalha o caos em Gotham, a fim de atrair e enfraquecer Batman, e destruí-lo; 'Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge' (Dark Knight Rises) teve mais de uma hora de cenas filmadas com as câmeras de 65 mm, filme maior que o habitual 35mm. O formato permite uma melhor qualidade da imagem, e é próprio para exibição nas salas IMAX; o primeiro corte tinha 4 horas de duração; David Goyer (que co-roteirizou 'Batman Begins' e 'O Cavaleiro das Trevas') repete a parceria com Jonathan Nolan, irmão do diretor Cristopher, e escreve o roteiro; Anne Hathaway interpreta o personagem da Mulher-Gato e disputou o papel com Keira Knightley, Blake Lively , Eva Green, Naomi Watts, Charlotte Riley e Jessica Biel.

Indicações/DVD
*"O Homem que queria Ser Rei” de John Huston (1975). Com Michael Caine e Sean Connery. Clássico dos anos 70 dirigido pelo veterano John Huston (Relíquia Macabra). Dois aventureiros na Índia dos anos 1880 ganham a vida precariamente traficando armas, contrabandeando e outras atividades suspeitas. Eles saem procurando ser reis e fazem fortuna no lendário reino do Kafiristão. Mas depois de salvar uma comunidade dos invasores, um deles é aclamado como rei. Cotação : Excelente.
*“A Invenção de Hugo Cabret” de Martin Scorsese (2011). Belíssima homenagen do diretor Martin Scorsese à magia do cinema, mostrando a relação de um menino e um velho senhor que tem uma loja numa estação de trem em Paris. Filmado em 3D, é um dos primeiros grande filmes que realmente aproveitam as potencialidades estéticas desta nova tecnologia. Poesia pura, do início ao fim. Cotação: Excelente.
*“O Abrigo” de Jeff Nichols (2011). Com Michael Shannon e Jessica Chastain. Atormentado por uma série de visões apocalípticas, um homem não sabe se deve proteger sua família da tempestade que se aproxima ou dele mesmo. Surpreendente trabalho que revela o talento do cinema americano que felizmente nem sempre vive em torno de Holywood. É um dos melhores filmes que vi este ano em dvd. Cotação: Excelente. *“Habemos Papa” de Nanni Moretti (2011). Com Michel Piccoli. Após a morte do Papa, o Conclave se reúne para eleger o sucessor. Depois de muitas votações, finalmente um cardeal é eleito mais ele tem dúvidas se deve aceitar a nova missão. Bem humorada comédia que revela ironicamente a crise pessoal de um futuro papa que não sabe o que realmente pode fazer pelo mundo. Destaque para o veterano ator Michel Piccoli.Cotação : Muito Bom.
*“Contracorrente” de Javier Fuentes-Léon. Miguel é um homem muito respeitado na vila de pescadores onde mora. Embora viva bem com a esposa Mariela, que está grávida do primeiro filho do casal, ele tem um caso secreto com um artista forasteiro, Santiago. Mas a história toma um rumo sobrenatural. Premiado em vários festivais, o filme mostra as dificuldades de um homem para assumir sua sexualidade.Cotação : Muito Bom.

AGENDA
 *Cine Olympia: DEVIDO A PROBLEMAS TÉCNICOS A REABERTURA DO CINE OLYMPIA AINDA NÃO TEM DATA CONFIRMADA.

*Cine Líbero Luxardo: A reforma do cinema anunciada para Agosto foi transferida para o início de Setembro. Com isso, “Para Roma com Amor” de Woody Allen entra em cartaz a partir do dia 01/08. Na Sessão Cult, parceria com a ACCPA, sábado dia 04/08 será exibido o filme “O Inquilino” de Roman Polansky às 16h com entrada franca e debate com críticos da ACCPA.
*Cine Estação: “Rock Brasília - Era de Ouro”, com imagens de arquivo filmadas por Vladimir Carvalho desde o fim da década de 70 até os anos 2000, está em exibição desde o dia 26/07. O filme será exibido nas seguintes datas: dia 29/07(domingo), 10h, 18h e 20h30, Dia 05/08 (domingo): às 18h , dia 16/08 (quinta-feira): às 20h30 e dia 17 (sexta-feira): às 18h.
* Cine Saraiva: Dia 02/08, na parceria com a ACCPA, em homenagem ao diretor Carlos Reichenbach (que faleceu recentemente) será exibido o filme “Alma Corsária”, realizado em 1993. O filme mostra a amizade entre dois poetas, mostrando os motivos que levam os dois amigos a escreverem um livro a quatro mãos no final dos anos 50 até o início dos anos 80, refletindo as mudanças sociais e políticas do país.O filme será exibido às 19h com entrada franca e debate.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23