domingo, 5 de agosto de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 03 À 09/08/12




CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “Febre do Rato”, “O que Esperar Quando Você está Esperando” e “Kathy Perry – Part of Me”.
“Febre do Rato” é certamente o melhor filme (até agora)  do diretor Claúdio Assis (Amarelo Manga/Baxio das Bestas). Zizo (Irandhir Santos) é um poeta inconformado e anarquista, que banca a publicação de seu tablóide. Em seu mundo próprio, onde o sexo é algo tão corriqueiro quanto fumar maconha, ele conhece Eneida (Nanda Costa). Zizo logo sente um forte desejo por Eneida, mas, apesar de seus constantes pedidos, ela se recusa a ter relações sexuais com ele. Isto transtorna a vida do poeta, que passa a sentir falta de algo que jamais teve. “Febre do Rato”ganhou vários prêmios no festival de Paulínia/2011 incluindo melhor filme e será exibido no Cine Estação a partir do dia 05/08 em diversos horários. Imperdível.
O Que Esperar Quando Você Está Esperando” tem  Rodrigo Santoro, Dennis Quaid e Jennifer Lopez no elenco. Seis casais passam pelos problemas e pelas alegrias da gravidez e do parto. Entre varias situações, Chris Rock (Gente Grande) é Vic, o líder do grupo de homens que serão pais em breve, ensinando-os o que sabe sobre paternidade e Anna Kendrick (A Saga Crepúsculo) interpreta Rosie, que engravida depois de reencontrar um ex-namorado.
“Kathy Perry – Part of Me” é um documentário em 3D sobre a cantora pop Kathy Perry abordando o início de sua trajetória musical como cantora gospel até se tornar um dos maiores ícones da música pop. Trata ainda de seu relacionamento e divórcio com o ator Russel Brand.
 
Supernovas
* Em seu primeiro fim de semana, “Batman : O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, último capítulo da trilogia dirigida por Christopher Nolan vendeu 1,1 milhão de ingressos e faturou R$ 13,5 milhões nas bilheterias brasileiras– a terceira maior abertura do ano. O filme, que chegou ao circuito brasileiro em 944 salas, ainda alcançou a melhor média do ranking: 1,2 mil espectadores por sala.
*A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novas regras para as campanhas promocionais dos filmes concorrentes ao “Oscar”. Entre as principais mudanças estão a diminuição de exibições promovidas pelas produtoras para o filme nomeado, a proibição da realização de eventos promocionais que violem as regras da Academia pelas produtoras, a permissão para os membros receberem filmes tanto em DVD como por download, a limitação às produtoras do envio de somente um e-mail e uma carta por semana, entre outras. Os indicados ao “Oscar” serão anunciados no dia 15 de janeiro de 2013.
*Depois de retirar de circulação o trailer de “Caça aos gângsteres” nos EUA, a Warner resolveu adiar o lançamento do filme para 11 de janeiro de 2013. Inicialmente, a estreia estava marcada para 7 de setembro. Com uma história situada em Los Angeles no fim dos anos 40, “Caça aos gângsteres” narra os esforços de um policial (Ryan Gosling) para deter Mickey Cohen (Sean Penn), o mais poderoso gângster da cidade. Uma das cenas do filme, incluída no trailer que estava colado a “Batman – O cavaleiro das trevas ressurge”, mostra um massacre dentro de um cinema. Segundo o site The Wrap, o estúdio também cogita cortar a cena do filme.
*O diretor  Peter Jackson confirmou esta semana que a saga “Hobbit” inspirada no livro de J.R.R. Tolkien, e que traz alguns dos mesmos personagens da série “O Senhor dos Anéis”, será transformada em uma trilogia. Com distribuição mundial da Warner, o primeiro filme tem lançamento marcado para 14 de dezembro deste ano, e o segundo, para 13 de dezembro de 2013. A data do terceiro filme ainda não foi anunciada.
*Segundo reportagem da Variety, as dez maiores empresas exibidoras de multiplex japonesas, que reúnem cerca de 70% das 3,3 mil salas do país, pretendem completar a transição digital de seus complexos até o ano que vem. A maior delas, a Toho Cinemas, terminou de digitalizar suas salas em junho deste ano.Outra da lista, a rede T Joy alcançou o patamar 100% digital dois anos atrás.
*”The Master”, esperado novo longa-metragem de Paul Thomas Anderson (Sangue negro), será mesmo um dos filmes em competição pelo Leão de Ouro na próxima edição do evento, que acontece de 30 de agosto a 8 de setembro. Na semana passada, a organização do festival chegou a divulgar o filme na lista da competição, mas logo depois ele foi retirado.
*Após passagens por São Paulo e Rio de Janeiro, o Festival de Cinema Argentino, parceria da Rede Cinemark com o Instituto Nacional de Cine y Audiovisual da Argentina (INCAA), chega no dia 10 de agosto a Florianópolis, SC. A mostra reúne cinco longas-metragens representativos do cinema argentino contemporâneo. O evento segue até 16 de agosto na capital catarinense, chegando a Porto Alegre (RS) em sequência.
 
AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP) : Dia 06/08, em parceria com a ACCPA, será exibido “O Eclipse” de Michelangelo Antonioni com Alain Delon e Monica Vitti às 19h com entrada frnaca e debate.
*Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem) De volta com sua programação em parceria com a ACCPA, o cineclube exibirá dia 14/08 o filme “Torrente de Paixões” em homenagem à Marilyn Monroe às 18h  com entrada franca e debate.
*Cine Olympia: Devido a manutenção técnica, o cinema suspendeu suas atividades temporariamente. O festival de filmes de Terror terá continuidade logo que for anunciada a reabertura da sala. 
*Cine Líbero Luxardo: “Para Roma com Amor” de Woody Allen está em cartaz desde o dia 01/08. Na Sessão Cult, parceria com a ACCPA, dia 18/08 será exibido  “Suspeita” em homenagem ao diretor Alfred Hitchcock às 16h com entrada franca e debate.
*Cine Estação: “Febre do Rato” e “Rock Brasília - Era de Ouro” estão em exibição em diversos horários. Confira todos os horários no site www.estacaodasdocas.com.br
* Cine Sesc Boulevard (Sesc Boulevard): Dia 15/08, na parceria com a ACCPA, será exibido o filme “Tetro” de Francis Coppola às 19h com entrada franca e debate.

Um comentário:

Katiuscia de Sá disse...

Legal! aproveito p agradecer a vc como presidente da ACCPA, pois as sessoes cult promovidas pela associação me ajudam mt no meu desenvolvimento do olhar sobre a linguagem cinematografica, e os filmes das programaçoes sao raros. realmente uma bela iniciativa, sou mt grata mesmo e reconheço o esforço conjunto de tds os associados. gde abç

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23