sábado, 26 de março de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 25 À 31/03/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Sucker Punch – Mundo Surreal”, “VIPS” , “Atividade Paranormal – Tóquio” e “Sem Limite”
“Sucker Punch – Mundo Surreal” é uma fantasia épica de ação que nos apresenta a imaginação fértil de uma jovem garota, cujos sonhos são a única saída para sua difícil realidade em um hospício. Isolada dos limites de tempo e espaço, ela está livre para ir onde sua mente levar, porém, chega o momento em que suas incríveis aventuras quebram o limite entre o real e o imaginário, trazendo consequências trágicas. A direção é de Zack Snyder(300/Watchmen).
“VIPs” é uma obra de ficção baseada no livro “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, da autora Mariana Caltabiano, com roteiro adaptado por Bráulio Mantovani e Thiago Dottori, e conta com Wagner Moura(Tropa de Elite) como protagonista. O livro conta a história do homem que circulou por rodas de famosos ao fingir ser filho do presidente da Gol Linhas Aéreas, Henrique de Oliveira. Mariana reuniu entrevistas feitas em visitas à cadeia onde estava Marcelo ao longo de um ano e apresentou a história ao diretor.
“Atividade Paranormal – Tóquio”, conta a história de uma estudante de intercâmbio que visita San Diego, e leva de volta para Tóquio a presença demoníaca que assombrou o primeiro filme . Paralelamente com “Atividade Paranormal 2', os orientais filmaram esta continuação japonesa.
“Sem Limites" tem Robert De Niro no elenco. Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor há anos. Um dia, um amigo lhe apresenta um remédio revolucionário, que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon ( De Niro), que resolve fechar com ele um dos maiores negócios da história.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“Você Vai
Conhecer o
Homem dos
seus Sonhos” Excelente/Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------------
“127 Horas” Excelente/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------------
Rango” Excelente Excelente Excelente
-----------------------------------------------------------------
“Bruna
Surfistinha” Razoável/Razoável/Razoável
-----------------------------------------------------------------
“O

Conformista”
(DVD) Excelente/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------------
“Sexo

sem
Compromisso” Fraco/Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O site Screendaily publicou uma lista de apostas para a seleção oficial do Festival de Cannes, que será anunciada no dia 14 de abril. Segundo Mike Goodridge, os novos filmes de Pedro Almodóvar (La piel que habito) e David Cronenberg (A Dangerous Method) devem optar pelos festivais do segundo semestre (Veneza e Toronto, sobretudo). “Almodóvar reluta em mostrar seu filme em Cannes porque a trama tem um final surpreendente que ele não gostaria de ver revelado meses antes de seu lançamento oficial”, explica Goodridge.” La piel que habito” estreia na Espanha no dia 2 de setembro. Entre os mais prováveis títulos de Cannes estão” The Tree of Life” de Terrence Malick, “Habemus Papam” de Nanni Moretti, “Once Upon a Time in Anatolia” de Nuri Bilge Ceylan, e “Melancholia” de Lars Von Trier.
*A partir do dia 11/04, a ACCPA volta a fazer a programação do Cineclube Alexandrino Moreira, com exibições às segundas-feiras às 19h, com apresentação e debate com o público, criando uma tradição que já conquistou vários cinemaníacos. O filme que deve reiniciar as atividades do cineclube é “Jonas que terá 25 Anos no Ano 2000” de Alain Tanne, exibido no final dos anos 70 no Cinema 1.
*Dia 11/04, o crítico de cinema Arnaldo Prado Jr. estará ministrando o curso de CINEMA E FICÇÃO CIENTÍFICA na Caiana Filmes, às segundas e quintas das 19 às 21 h. Maiores informações sobre inscrições e o programa do curso no site www.caianafilmes.com.br
*Em homenagem ao escritor Benedito Nunes, a ACCPA e a Livraria Saraiva agendaram a exibição do filme “O Conformista” de Bernardo Bertolucci, dia 06/04, no Espaço Benedito Nunes (Livraria Saraiva- Boulevard Shopping). O filme será exibido às 19h com entrada franca e debate após a exibição.
*A Academia Brasileira de Cinema marcou para 31 de maio, às 21h, no Teatro João Caetano, a entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O anúncio dos finalistas será no dia 5 de abril, e, já a partir do dia 6, os membros da academia poderão votar nos seus favoritos. A votação acontece até o dia 10 de maio. Na categoria voto popular, que também começa no dia 6 de abril, a votação só será encerrada durante a transmissão ao vivo do evento, que está em sua décima edição. Para incentivar o público a votar, foi desenvolvida uma campanha de mídia nacional, com anúncio em TV (aberta e fechada), mobiliário urbano, redes sociais, cinema e veículos impressos.
*O diretor José Padilha confirmou que sua primeira grande produção internacional será o novo filme da franquia “Robocop”, para os estúdios MGM. Inicialmente previsto para ter Darren Aronofsky (Cisne negro) na direção, o projeto fora interrompido devido à crise financeira enfrentada pelo estúdio. Atualmente, segundo Padilha, o filme se encontra em fase de desenvolvimento de roteiro, que está sendo escrito em parceria com Josh Zetumer (007 - Quantun of Solace).
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Crítica/Cinema
“Você Vai connhecer o Homem dos seus Sonhos” de Woody Allen
. Amor e morte. Estes temas são recorrentes na obra de Woody Allen. Em 1975, Allen fez um de seus melhores filmes com este nome: “Love and Death”(que no Brasil teve o curioso título de “A Última Noite de Boris Grushenko”). De alguma forma, estes temas estão presentes na obra deste grande diretor que criou um estilo próprio de contar suas histórias e que há décadas impressiona a crítica e o público. Neste seu novo filme, ele começa dizendo que a vida é feita de som e fúria e que isso não significa nada. Logo, o que vale à pena? O amor, a busca do amor, o outro. Mas os relacionamentos nascem, crescem, morrem, sentimentos novos surgem, sentimentos antigos morrem e o tempo passa, sem parar. Os personagens de Allen neste filme em alguns momentos são previsíveis mais todos vivem de ilusão e da ilusão de que disso se vive. Por isso, se decepcionam, são infelizes, enganam e são enganados. E como se encontra então o homem dos seus sonhos? Não se encontra. É isso que Allen melancolicamente nos diz neste novo filme. Mesclando vários tipos de personagens e relacionamentos, Allen, dentro do seu estilo, nos faz pensar e repensar, rir, julgar, questionar e tentar entender um pouco deste som e dessa fúria que a vida nos trás, que até pode não significar nada mais que é o que temos para sobreviver no dia a dia. Profundo e ao mesmo tempo simples, este filme de Allen mantém sua posição de um dos maiores diretores vivos em atividade. Não deixe de ver.
“127 Horas” de Danny Boyle. A vitória do espírito humano, da força, da fé. Este é o tema que o cineasta Danny Boyle (Quem quer ser um Milionário?) trata neste seu novo filme, baseado em fato real. Durante uma escalada nas montanhas, um alpinista sofre uma queda e fica com braço preso numa fenda. Lutando contra o tempo, sozinho, este personagem começa então perceber a presença da morte, lembrando da sua vida, dos seus momentos, do seu mundo. E dessa ligação entre um homem e seu interior, nasce o instinto, a sobrevivência, a vida. Por isso, numa atitude humana, este personagem se mutila para poder viver e mais do que isso, renascer como homem. Essa incrível história poderia ter sido contada de forma sensacionalista, ingênua, superficial. Mas com Danny Boyle, isso é impossível. Ela conta a história com a mesma garra e força do seu personagem principal. “127 Horas” é um filme moderno no melhor sentido da palavra, levando ao espectador um tema profundo que evidência a vitória da fé, do homem, do renascimento. Imperdível !

MEMÓRIA
ELIZABETH TAYLOR
Esta semana, a grande atriz Elizabeth Taylor, faleceu aos 79 anos. Sendo um dos últimos grandes nomes vivos da era de ouro de Holywood, Elizabeth Taylor deixa um legado de muita beleza e de um raro talento em vários filmes de sua longa carreira. Taylor fez filmes de vários gêneros, com uma dignidade e brilho que raramente era encontrado no cinema americano. Foi indicada ao “Oscar” em cinco ocasiões sendo premiada por “Disque Butterfly 8”(1960) e “Quem tem Medo de Virginia Wolf?”(1966). Com uma homenagem ao seu trabalho, indico alguns filmes onde seu talento ficou evidenciado: “Um Lugar ao Sol”(1951) de George Stevens, “Gata em Teto de Zinco Quente”(1958) de Richard Brooks, “De Repente, Último Verão”(1959) de Joseph L. Mankiewicz, , “Quem tem Medo de Virgina Wolf ?”(1966) de Mike Nichols, “Os Pecados de todos Nós”(1967) de John Huston e “Cerimônia Secreta”(1968) de Joseph Losey.

AGENDA
*Cine Líbero Luxardo: Hoje acontece a exibição do filme “As Virgens Suicidas” de Sofia Coppola às 19h dentro da programação comemorativa dos 140 Anos da Biblioteca Arthur Viana. Entrada franca.
*Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição de “Cildo”, documentário sobre o artista plástico que influenciou vários artistas do seu tempo. Sessão às 18:30 h com entrada franca.
* Cine Sesc Boulevard : No próximo dia 31/03, acontecerá a última exibição do clássico “Tempestade sobre Washington” de Otto Preminger às 19 h com entrada franca numa exibição que tem a parceria da ACCPA. Hoje às 16h com entrada franca será exibido o excelente filme francês “Entre os Muros da Escola" de Laurent Cantet. No filme, um professor trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Ele estimula seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.
*Cine Estação: Hoje é o último dia de exibição de “Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos” de Woody Allen. Com um grande elenco, Allen conta histórias de relacionamentos que surgem, acabam, renascem e mudam de acordo com as necessidades dos personagens.O filme será exibido hoje às às 10h, 18h e 20h30,

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23