domingo, 13 de março de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 11 À 17/03/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a estréia da semana são “Rango” e “Passe Livre”.
“Rango” é a primeira animação da Industrial Light and Magic,(de George Lucas), aqui com a direção de Gore Verbinski(Os Piratas do Caribe). O filme conta a história Rango (com a voz original de Jonnhy Depp), um camaleão protegido que vive como animal de estimação e que enfrenta uma grande crise de identidade. Afinal, o quão alto pode ser seu objetivo quando o propósito de sua vida é se adaptar? Quando acidentalmente Rango termina na arenosa e violenta cidade de Dirt – um posto avançado e sem lei – o nada corajoso lagarto descobre de repente que ele se destaca. Bem-vindo como a última esperança pela qual a cidade esperava, o novo Xerife Rango é forçado a assumir completamente o seu novo papel até que, em uma série de situações cheias de ação e encontros com criaturas horríveis, vai obrigar a Rango a ser o herói que ele antes somente fingia ser. Na cópia original, vozes de Depp, Isla Fisher, Abigail Breslin, Alfred Molina e Harry Dean Stanton.
“Passe Livre” é a nova comédia dos irmãos Farrelly (Quem Vai Ficar com Mary?).Os amigos Rick e Fred estão inquietos e cansados da rotina do casamento. Tudo muda quando suas esposas tentam uma abordagem ousada e oferecem um “passe livre”: uma semana de total liberdade para que os dois façam o que quiserem, livres das obrigações do matrimônio. Inicialmente parece que um sonho se torna realidade para Rick e Fred, mas eles rapidamente descobrem que seus conceitos sobre a atual vida de solteiro estão completamente fora de sincronia com a realidade. No elenco, Owen Wilson, Jason Sudeikis, Jenna Fischer e Christina Applegate.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Rango” -/Excelente/Excelente
----------------------------------------------------------------
“Desconhecido” Razoável/Razoável/ Razoável
----------------------------------------------------------------
“Bruna
Surfistinha” Razoável/Razoável/Razoável
----------------------------------------------------------------
“Boneca de
Carne”(DVD) Bom/Bom/-
-----------------------------------------------------------------
“5 X Favela Agora
Por Nós
Mesmos”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
-----------------------------------------------------------------
“Osama”(DVD) Excelente/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*Os quatro “Oscar” conferidos pela Academia de Cinema de Hollywood a “O Discurso do Rei” - melhor filme, direção, ator e roteiro original – neste domingo, 27 de fevereiro, devem dar um novo fôlego à carreira do filme nos EUA e no mercado internacional. Nos EUA, o filme também deve se beneficiar da nova classificação indicativa (PG-13) obtida junto à MPAA, depois que os produtores realizaram cortes para retirar palavrões. A vitória de “O Discurso do Rei” também representa a volta por cima dos irmãos Harvey e Bob Weinstein, que receberam um Oscar pela última vez em 2002, com “Chicago”, quando ainda estavam à frente da Miramax. Outro filme que deve se beneficiar da premiação é “Cisne Negro”, que deu a Natalie Portman o “Oscar” de melhor atriz. O faturamento mundial de” O Discurso do Rei” já passa de US$ 250 milhões, e o de “Cisne Negro” está próximo de US$ 230 milhões.
*A Apple teve seu pedido de patente aprovado sobre uma nova tecnologia 3D. A empresa criou um efeito tridimensional que dispensa a utilização dos óculos habituais.A tecnologia ser utilizada não só em televisores, mas também em monitores de PC e projeções de cinema.
*A Imovision promete para abril (previsão) o lançamento em DVD de “O Pequeno Nicolau”, adorável adaptação francesa do clássico infantil homônimo. Escrito por René Goscinny e ilustrado por Sempré, o filme conta as peripécias de Nicolau, cuja vida começa a mudar quando descobre que terá um irmão caçula.
*Vem ai, “Atividade Paranormal – Tóquio”. Estréia déia 25 de março no Brasil;
*Diane Lane (Um Pequeno Romance/Noites de Tormenta) foi anunciada oficialmente no elenco do novo “Superman”, a ser dirigido por Zack Snyder (300).
*A Alcon Entertainment comprou os direitos de produção do clássico 'Blade Runner' (1982), dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford e Rutger Hauer.A empresa, da Warner Bros., revelou que pretende ter o diretor Chris Nolan (Batman - O Cavaleiro das Trevas) como produtor das sequëncias e pré-sequëncias da franquia. Os novos filmes terão que seguir as ideias de Ridley Scott, e devem mater o original intacto.
*Spike Jonze e o roteirista Charlie Kaufman, dupla responsável por 'Quero Ser John Malkovich' e 'Adaptação', estão finalizando um acordo para se reunirem em uma sátira política. Kaufman roteiriza e Jonze irá dirigir. O longa segue "os líderes mundiais que se reunirão para descobrir todos os eventos que irão contecer no futuro, dos preços do petróleo às guerras a serem travadas".
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Críticas/Cinema
“Bruna Surfistinha” com Deborah Secco.
A adaptação cinematográfica do livro de grande sucesso, “O Doce Veneno do Escorpião” poderia ser em potencial, um filme sobre a liberdade de escolha e sobre a independência de uma mulher que sai de casa e vai para as ruas tentar se encontrar. Ou seja, um filme moderno, que de alguma forma estivesse alinhado com as novas tendências da mulher do novo século. Poderia ser mais não é. O filme acaba limitando uma série de informações da personagem principal aos espectadores, excede nas cenas de sexo gratuito, fixa no corpo da atriz Deborah Secco para prender a atenção do espectador (e detrimento de suas palavras) e acaba deixando passar uma série de possíveis caminhos para discutir os valores de uma sociedade que usa a mulher como um objeto. Na verdade, no final do filme a personagem diz que o importante é a liberdade de escolha, mas no fundo, pergunta-se : quais escolhas, quais alternativas tem a mulher de hoje para encontrar seu caominho? A prostituição da personagem é uma opção muito mal explicada e detalhada. Talvez no livro, essas informações estejam mais presentes, mas aqui, as boas intenções não salvam o filme, nem a atriz Deborah Secco, com um estilo de interpretação bem ligado ao jogo cênico da TV e que com isso caba atrapalhando a construção da sua personagem. É preciso que Deborah faça mais filmes para saber a diferença entre cinema e TV.Sucesso de público, fica o lamento de ver um trabalho potencialmente bom ser menos do que se esperava.
“Desconhecido” de JaumeCollet-Serra. Liam Neeson é um bom ator (A Lista de Schindler) e recentemente teve um sucesso de público que pode levar sua carreira á uma nova tendência:ser protagonista de filmes de ação. Foi assim em “Busca Implacável” e agora aqui nesta produção. Mas “Desconhecido” é repetitivo, com personagens mal elaborados e com a pressa comum dos filmes do gênero. Tudo é muito óbvio, mesmo no final, quando o filme tenta surpreender com uma grande virada na história. Longe de ser um “Identidade Bourne”, em todos os sentidos, é uma pena ver no filme dois grandes adores mal aproveitados : Frank Langella (Drácula) e Bruno Ganz (Asas do Desejo).

DICAS
* Curso: Em março, estarei ministrando na Caiana Filmes, um curso sobre o Cinema Brasileiro que vai abranger desde os primeiros filmes realizados no Brasil, passando pelo período dos estúdios brasileiros, as chanchadas com Oscarito e Grande Othelo, Cinema Novo, até o a retomada de público e o novo cinema nacional. Maiores informações no site www.caianafilmes.com.br. Dia 18/01, sexta-feira, na Noite de Estudos de Cinema, lançando o curso sobre cinema brasileiro, será exibido na Caiana, o filme “Chuvas de Verão” de Carlos Diegues às 19h com entrada franca. Não perca.
*A Cinépolis traz ao seu complexo de cinema de Belém, uma apresentação inédita e inesquecível da ópera mais popular do mundo, Carmen de Georges Bizet - pela primeira vez em espetacular 3D e gravado no The Royal Opera House, em Londres
Serão apenas 4 sessões da seguinte forma :12/3 (sáb.) – 20h00, 15/3 (ter.) – 20h00
19/3 (sáb.) – 20h00 e 20/3 (dom.) – 18h00.
*DVDs + Locados: 1) A Origem, 2) Gente Grande, 3)Juntos pelo Acaso, 4)Meu Malvado Favorito, 5)Aprendiz de Feiticeiro, 6)O Último Mestre do Ar, 7)Salt, 8)Coincidências do Amor, 9) Nosso Lar e 10)Comer, Beber, Amar. Fonte : 100% Vídeo

AGENDA
*Cine Líbero Luxardo: De 9 a 13 e de 16 a 20 de março, às 19h., será exibido o filme “Alice e Martin” de André Techiné com Juliette Binoche no elenco. O filme conta a história de Martin que aos 10 anos, é retirado do convívio da mãe e é obrigado a conviver com um pai egoísta e autoritário, que o maltrata. Aos 18 anos, Martin decide fugir e encerra sua fuga em Paris ao encontrar seu irmão que trabalha como comediante e mora com uma bela violinista, Alice. Mais velha que Martin, Alice logo atrai sua atenção.
*Cine Olympia: Termina hoje a semana de comemoração do dia internacional da Mulher com a exibição do filme “Osama” de Siddiq Barmak. O filme trata da história de uma menina afegã forçada a passar-se por um garoto com o objetivo de conseguir sustentar sua mãe e avó, presas em casa pelas regras fanáticas do regime implantado pelos Talebans, que em 1996 assumem o poder no Afeganistão, caindo somente dez anos depois. Trata-se de uma história verídica. Essa programação tem o apoio do GEPEM e da ACCPA.
* Cine Sesc Boulevard : Hoje,às 16h, com entrada franca, será exibido o filme “Às Cinco da Tarde” de Samira Makhmalbaf. O filme investiga a situação das mulheres no Afeganistão ao narrar a trajetória de Noqreh (Agheleh Rezaie), uma jovem que sonha ser candidata à Presidência da República. Na quinta-feira, dia 17, dentro da parceria da ACCPA, será exibido novamente o filme italiano “Um Dia Muito Especial” de Ettore Scola .A sessão será às 19h com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23