sábado, 2 de abril de 2011

CINE TROPPO - SEMANA DE 01 À 07/04/11


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho
Lançamentos da Semana Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “As Mães de Chico Xavier” e “Fúria sobre Rodas”. Em “As Mães de Chico Xavier” temos as histórias das três mães, Ruth (Via Negromonte), cujo filho um jovem que enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a perda do filho junto com o Marido, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do médium Chico Xavier. A produção é da Estação Luz Filmes, que realizou “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”. O filme é baseado em fatos reais. No elenco, Via Negromonte, Vanessa Gerbelli, Gabriel Pontes, Tainá Muller, Nelson Xavier, Herson Capri, Caio Blat, Neuza Borges. A produção apresenta ainda o ator Nelson Xavier, que revive o papel de Chico após o sucesso em “Chico Xavier – O Filme” de Daniel Filho. “Fúria sobre Rodas” foi totalmente filmado em 3D. O filme mostra a saga de Milton (Nicolas Cage), um criminoso que sai da prisão para uma última chance de redenção. Milton tem a missão de impedir um culto de magia negra liderado por Jonas King (Billy Burke), que assassinou sua filha. Milton tem três dias para detê-los antes que também sacrifiquem seu neto em uma noite de lua cheia. No elenco, Nicolas Cage, Amber Heard, William Fichtner

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES
“Você Vai
Conhecer o
Homem dos
seus Sonhos” Excelente/Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------
“127 Horas” Excelente/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------
"Rango” Excelente Excelente Excelente
-----------------------------------------------------------
“Bruna
Surfistinha” Razoável/Razoável/Razoável
-----------------------------------------------------------
“O Conformista”
(DVD) Excelente/Excelente/Excelente
-----------------------------------------------------------
“Sexo sem
Compromisso” Fraco/Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O Museu de Arte Moderna do Rio De Janeiro fará parte da celebração de 50 anos da Semana da Crítica, mostra paralela ao Festival de Cannes criada em 1962. Para a comemoração, oito países exibirão uma seleção especial de filmes que fizeram parte da história da mostra, em eventos simultâneos à 50ª edição da Semana, que acontece de 12 a 20 de maio deste ano. Também participarão do evento o Museu de Arte Moderna de Nova York, a Cinemateca de Paris, o Metropolis Art Cinema de Beirute e festivais de cinema da Bélgica, Índia, Peru, Coreia e Tailândia. A programação será divulgada no dia 18 de abril, alguns dias após o anúncio da seleção oficial de Cannes.
*A distribuidora Filmes do Estação retomará suas atividades com o filme “Todo Mundo tem problemas Sexuais” de Domingos Oliveira, como um de seus primeiros lançamentos, no dia 13 de maio. Inativa durante dois anos, período em que o grupo negociava dívidas, a distribuidora já conta com outros títulos a serem lançados durante o ano: “As Praias de Agnès” de Agnès Varda, “Faça-me Feliz” de Emmanuel Mouret, Restless, “A Pequenina” de Tizza Covi e Rainer Frimel, “Mais tarde você vai entender” de Amos Gitai, “Cinco dias sem Nora” de Mariana Chenillo e “O Amor chega Tarde” de Jan Schulte.
*A Disney divulgou o título oficial da “sequência” da animação e “Monstros S.A.”. Será “Monsters University”. A sequência será um prelúdio, e não uma continuação. Na história, Mike e Sully ainda são estudantes na Universidade do Medo, antes de serem contratados pela Monstros S.A., a maior fábrica de sustos existente. Na Universidade eles eram rivais, e não amigos.Nos Estados Unidos, a estreia de “Monsters University” está agendada para acontecer no início de novembro, no dia 02, duas semanas antes da estreia de “Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2“, último filme da saga dos vampiros.
*O cineasta sérvio Emir Kusturica foi o escolhido para presidir o júri da mostra “Un Certain Regard”, uma das mais tradicionais seções do festival. Kusturica venceu a Palma de Ouro duas vezes: a primeira foi em 1985 por “Quando papai saiu em viagem de Negócios” e a segunda em 1995 por “Underground - Mentiras de Guerra”.
*Depois de experimentar a ideia com “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, a Warner decidiu seguir em frente e deixar mais cinco títulos à disposição dos internautas no Facebook: “A Origem”, “Zé Colmeia – O Filme”, “Juntos pelo Acaso”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” e “Harry Potter e a Câmara Secreta” podem ser alugados na página oficial de cada um dos filmes no Facebook.
*Em homenagem ao escritor Benedito Nunes, a ACCPA e a Livraria Saraiva agendaram a exibição do filme “O Conformista” de Bernardo Bertolucci, dia 06/04, no Espaço Benedito Nunes (Livraria Saraiva- Boulevard Shopping). O filme será exibido às 19h com entrada franca e debate após a exibição.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc.. *Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/"
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_

Cineclube
A partir de amanhã, volta as atividades normais o Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (localizado ao lado da Basílica de Nazaré). O cineclube, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) e a Programadora Brasil, voltará a ter exibições toda segunda-feira às 19 horas com entrada franca. Nas sessões quinzenais promovidas pela ACCPA, serão programados filmes importantes do cinema mundial com apresentação do filme e posterior debate entre críticos da associação e os espectadores presentes, numa ação que já virou tradição das ações da ACCPA. Amanhã, numa programação especial referente ao dia nacional do Curta-metragem, serão exibidos curtas de vários estados com destaque para “Pátio”, curta-metragem do grande diretor brasileirio Glauber Rocha. Confira a programação completa:
Programação Cineclube Alexandrino Moreira 04 de abril de 2011
– Programação Especial Dia Nacional do Curta-Metragem
10 horas - Amazônia Animada: Mostra de animação Infanto/Infantil - “A Revolta da Mangueiras” de Roberto Eliasquevici e Marianne Kogut Eliasquevici - “Admirimiriti” de Andrei Miralha - “A Onda: Festa da Pororoca” de Cássio Tavernard - “Muragens: Crônicas de Um Muro” de Andrei Miralha, Marcilio Costa e Nonato Moreira - “O Menino Urubu” de Fernando Alves - “Visagem” de Roger Elarrat
18 horas – Lançamento do 3º Festival de Curtissimas CLARO - Mesa com a organizadora do evento Laurenir Penhiche. - Exibição de curtíssimas nacionais de edições anteriores.
19 horas – Teatrinho do IAP Programação composta pelo conteúdo da Programadora Brasil que conta também com a parceria da ABD Nacional, DIMAS (Bahia) e ABDeC Pará. -“A Moça que Dançou depois de Morta” de Ítalo Cajueiro Ano: 2003 Gênero: Animação Bitola Original: 35 mm Duração: 11 minutos Sinopse: Baseado em uma história de cordel de J. Borges e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Conta a história de um rapaz que se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior. Sem saber que esse encontro iria mudar a sua vida para sempre.
“Biografia do Tempo”, de Joana Oliveira e Marcos Pimentel Ano: 2004 Gênero: Documentário Bitola Original: 35 mm Duração: 8 minutos Sinopse: Uma reflexão sobre a memória, construída pelo encontro das obras do brasileiro Pedro Nava e do cubano Santiago Alvarez.
“Pátio”, de Glauber Rocha Ano: 1956 Gênero: Ficção Bitola Original: 16 mm Duração: 13 minutos. Foi pré-montado e exibido em versão muda em 1958, razão pela qual a maioria das filmografias registra o filme como sendo de 1958. Sinopse: Primeiro filme de Glauber, curta metragem experimental com 11 minutos de duração, rodado na Bahia. Num terraço de azulejos em forma de xadrez, um rapaz e uma moça. Esses dois personagens evoluem lentamente: se tocam, rolam no chão, se distanciam, se olham. Belos planos de mãos e rostos são montados em alternância com planos de vegetação tropical e do mar. Já nesse primeiro filme podemos discernir alguns traços específicos do cineasta: forte presença da natureza, tratamento do espaço e enquadramento.
“Sobre Distâncias e Incômodos e alguma Tristeza” de Alberto Bitar Ano: 2009 Gênero: Experimental Duração: 6:15 min Sinopse: O deixar pra trás de um sítio impregnado de memórias.
“O Mundo de Célia”, de Bruno Assis, Ronaldo Rosa e Sissa de Assis Resultado do Programa Olhar Brasil (NPD Pará) e ABDeC Pará Ano: 2009 Gênero: Doc-Ficção Duração: 9 min Sinopse: Dois olhares sobre a vida de uma prostituta da Riachuelo em Belém.

DICAS
LIVROS: “O Cangaço no Cinema Brasileiro” de Marcelo Dídimo. Este livro é dividido em seis capítulos que estão dispostos com uma ordem cronológica que corresponde à data de realização do primeiro filme de cada segmento. Cada um destes capítulos corresponde a uma parcela de filmes sobre o cangaço, retratando períodos do gênero, seus realizadores e subgêneros. Os filmes foram agrupados de forma a ressaltar características comuns entre eles, observando suas peculiaridades e determinando suas diferenças.
CURSOS: Dia 11/04, o crítico de cinema Arnaldo Prado Jr. estará ministrando o curso de CINEMA E FICÇÃO CIENTÍFICA na Caiana Filmes, às segundas e quintas das 19 às 21 h. Maiores informações sobre inscrições e o programa do curso no site www.caianafilmes.com.br. A partir de sábado, dia 09/04, estarei ministrando um curso sobre a NOUVELLE VAGUE, importante movimento cinematográfico dos anos 60 que mudou a história do cinema com cineastas como Jean-Luc Godard. As aulas acontecerão aos sábados das 10 às 13 h. Informações na Caiana Filmes.
DVD/Filme: “A Viagem Proibida” de Vittorio de Sicca. Filme inédito em DVD lançado pela Versátil Home Vídeo. É o último filme dirigido pelo mestre Vittorio De Sica (Ladrãos de Bicicleta/Milagre em Milão) e é baseado num conto de Luigi Pirandello, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. No elenco, Richard Burton (Quem tem medo de Virginia Woolf?) e Sophia Loren (Duas Mulheres). Um imprevisível triângulo amoroso tem início quando dois irmãos se apaixonam pela mesma mulher. Vale a pena (re)ver este lançamento ainda inédito no mercado de DVD.
AGENDA
* Cineclube Alexandrino Moreira : O cineclube retoma suas atividades amanhã dentro do dia nacional do curta-metragem (veja a programação completa acima). Dia 11/04, inicia a programação da ACCPA com a exibição do filme suíço “Jonas que terá 25 anos no ano 2000” de Alain Tanner. Um belo filme que merece ser conhecido pelos novos cinemaníacos.
*Cine Líbero Luxardo: Está em exibição “Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos” de Woody Allen. Com um grande elenco, Allen conta histórias de relacionamentos que surgem, acabam, renascem e mudam de acordo com as necessidades dos personagens. O filme será exibido hoje às 19h.
*Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do documentário “5 + 5” de Rodrigo Lamounier. O filme questiona os valores do mundo da arte, trazendo esse universo à esfera pessoal. . Sessão às 18:30 h com entrada franca. Na Sessão Cinemateca, em parceria com a ACCPA, será exibido hoje o clássico “Sapatinhos Vermelhos” de Michael Powell, realizado em 1948.
* Cine Sesc Boulevard:Hoje às 16h com entrada franca será exibido o excelente filme francês “Entre os Muros da Escola" de Laurent Cantet. No filme, um professor trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médios. Ele busca apoio na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo, estimulando seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23