quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

NOITES DE ESTUDOS DE CINEMA DIA 11/02

Para o lançamento do curso CINEMA AMERICANO CLÁSSICO E MODERNO, a Caiana Filmes exibirá dia 11/02 o filme “Crepúsculo de uma Raça”, produção de John Ford de 1964 considerada como uma de suas melhores obras. John Ford é um dos maiores diretores americanos de todos os tempos. O filme se passa em 1878, quando o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, levando centenas de índios a sairem da reserva em Oklahoma até o Wyoming, local onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria, tem a missão de conter os índios mais, durante o percurso, passa a respeitar os índios e decide ajudá-los. Este filme não é exibido em Belém há mais de 40 anos, e ao contrário da maioria dos westerns, faz uma abordagem diferente sobre o índio americano questionando a forma como eles foram tratados na vida real e no próprio cinema, ficando do lado da questão indígena de forma realista e conscientizadora. É um clássico americano que merece ser visto pelas novas gerações.

Noite de Estudos de Cinema
com Marco Antonio Moreira
Dia: 11/02 (sexta) às 18:30h
Exibição e debate do filme:

"Crepúsculo de uma Raça" de John Ford
Direção:John Ford
Ano:1964
País:Estados Unidos
Gênero:Western
Duração:154 min. / cor
Título Original:Cheyenne Autumn
Elenco:Richard Widmark, Carroll Baker, Karl Malden, Sal Mineo, Arthur Kennedy, Patrick Wayne, James Stewart, Dolores del Rio, Ricardo Montalban, Gilbert Roland, Elizabeth Allen
Sinopse:
Em 1878, o governo deixa de entregar os suprimentos necessários à tribo indígena Cheyenne, levando centenas de índios a sairem da reserva em Oklahoma até o Wyoming, local onde sempre viveram. Thomas Archer, Capitão da Cavalaria, tem a missão de conter os índios mas, durante o percurso, passa a respeitar os índios e decide ajudá-los.

ENTRADA FRANCA

Um comentário:

Unknown disse...

PARABÉNS PELO EXCELENTE BLOG.

LEIO MUITO SOBRE OS ÍNDIGENAS AMERICANOS, O ULTIMO LIVRO QUE LI A RESPEITO FOI " ENTERREM MEU CORAÇÃO NA CURVA DO RIO " AUTORIA DE DEE BROW, EXCELENTE E RECOMENTO MUITO, ALI ENCONTRA-SE O QUE REALMENTE ACONTECEU COMO OS APACHES, SIOUX, NEZ PERCE, COMANCHES ETC... ETC... UM LIVRO QUE FOI ESCRITO BASEADO EM PESQUISA DO AUTOR ( DEE BROW ERA BIBLIOTECÁRIO )MUITO BEM ESCRITO POR SINAL E ILUSTRADO COM FOTOS DA ÉPOCA. DEPOIS LI O " MASSACRE " DO MESMO AUTOR QUE CONTA A BATALHA DE LITTLE BIG HORN, ONDE A 7 CAVALARIA COMANDADA PELO GENERAL CUSTER FOI DIZIMADA. NÃO SOBROU NENHUM SOLDADO PRA CONTAR A HISTÓRIA HISTORIA. OUTRO LIVRO QUE RECOMENDO. POR FIM, O LIVRO SOBRE O CHEFE APACHE GERÔNIMO: UMA AUTO BIOGRAFIA DE FREDERICK W. TURNER.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23