CINE TROPPO - SEMANA DE 04 À 10/02/11

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são ”Cisne Negro”, “O Vencedor” e “Santuário”. Em “Cisne Negro”, Natalie Portman interpreta uma bailarina de destaque que se encontra presa a uma teia de intrigas e competição com uma nova rival interpreta por Mila Kunis. Dirigido por Darren Aronofsky (O Lutador/Fonte da Vida/Requiém de um Sonho)), o filme faz uma viagem emocionante e às vezes aterrorizante à psique de uma jovem bailarina, cujo papel principal como a Rainha dos Cisnes acaba sendo uma peça fundamental para que ela se torne uma dançarina em busca da perfeição. O filme tem várias indicações ao “Oscar” sendo que Natalie Portman é a favorita para o prêmio de melhor atriz. No elenco, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel e Barbara Hershey.
Em “O Vencedor”, Dicky Ecklund (Christian Bale) é uma lenda do boxe que desperdiçou o seu talento e a sua grande chance. Agora, o seu meio-irmão Micky Ward (Mark Wahlberg) tentará se tornar uma nova esperança de campeão e superar as conquistas de Dicky. Treinado pela família e sem obter sucesso em suas lutas, Micky terá que escolher entre seus familiares e a vontade de ser um verdadeiro campeão. "O Vencedor" é inspirado em uma história real e tem várias indicações ao “Oscar” com Christian Bale (Batman) sendo um dos favoritos para ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante..
“Santuário” mistura drama e suspense subaquático, baseado na própria experiência pessoal do roteirista Andrew Wright, que esteve próximo da morte quando liderou uma expedição de mergulho e ficou preso em uma caverna embaixo d’água, que teve sua entrada fechada após uma tempestade.O filme é produzido por James Cameron (Avatar) e será exibido em 3D.
Em ritmo de pré-estreia, "O Discurso deo Rei", um dos favoritos ao "Oscar" deste ano, terá exibições noturnas até quinta-feira.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA PEDRO VERIANO LUZIA ÁLVARES

“Cisne Negro” Excelente/Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------------------------
“Minha Mãe e
meus Pais” Bom Muito Bom Excelente
-----------------------------------------------------------------------------
“Amor e Outras
Drogas” Bom/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------------------------
“Caça às Bruxas”” Fraco/Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------------------------
“O Turista” Razoável/Razoável/Bom
-----------------------------------------------------------------------------
“A Montanha
Cega”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Excelente
------------------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*O cineasta Roman Polanski iniciou a filmagem de seu novo longa, "God of Carnage", uma adaptação da obra de Yasmina Reza e que vai contar com Kate Winslet e Jodie Foster no elenco. Polanski trabalhou no roteiro de seu filme durante os sete meses de prisão domiciliar, cumpridos em seu chalé de Gstaad (Suíça), após sua detenção em Zurique em setembro de 2009. O diretor foi acusado nos Estados Unidos de ter mantido relações sexuais com uma menor, há 33 anos. Por isso, Polanski está filmando em Paris, um longa que se passa, na verdade, em Nova York. O filme narra a história de dois casais que brigam depois que seus filhos se envolvem em uma briga no colégio. "God of Carnage" também contará com o austríaco Christoph Waltz, ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante por "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino.
*"O Discurso do Rei" conquistou uma importante premiação de diretores de Hollywood , quatro dias depois de o drama sobre a família real britânica ter obtido 12 indicações para o “Oscar”. O diretor da produção, Tom Hooper, ficou com o prêmio do sindicato pela performance do filme, durante cerimônia em Hollywood, derrotando outro favorito ao Oscar, o diretor David Fincher, de "A Rede Social". O prêmio do Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (DGA) também tinha como concorrentes Christopher Nolan, por "A Origem", Darren Aronofsky, por "Cisne Negro" e David O. Russell, por "O Vencedor". Os dois últimos também foram indicados ao Oscar, ao lado de Joel e Ethan Coen, por "Bravura Indômita", que foram ignorados pelo sindicato. *A história de amor "Like Crazy" e o documentário sobre suicídio assistido "How to Die in Oregon" ganharam os principais prêmios no Sundance Film Festival (Festival de Filmes de Sundance) colocando os dois na lista de filmes independentes, que precisam ser vistos em 2011. "Like Crazy," dirigido por Drake Doremus, ficou com o prêmio do júri de melhor drama, com a sua história sobre uma mulher americana e um homem britânico que se apaixonam pela primeira vez, mas se afastam um do outro, para testar o relacionamento. O documentário vencedor, "How to Die in Oregon," esteve entre os filmes mais falados no Sundance 2011, com a sua análise sobre suicídio assistido e sua filmagem de uma mulher, em estado terminal, que toma uma overdose e, literalmente, morre na frente da câmera. O prêmio do público de melhor documentário foi para "Buck," uma história reveladora sobre o treinador de animais, Buck Brannaman, que serviu de inspiração para o filme "The Horse Whisperer" (O encantador de cavalos). Outros prêmios foram para John Foy, diretor do documentário "Ressurect Dead: The Mystery of the Toynbee Tiles," e Sean Durkin pela direção do drama "Martha Marcy May Marlene."
*Gareth Edwards, que ganhou status ao dirigir “Monstros” (Monsters, 2010), falou sobre seu próximo filme: a refilmagem de “Godzilla”.A produção fica por conta da Legendary Pictures, produtora de “300” e “Batman - O Cavaleiro das Trevas”. O roteiro foi reescrito por Travis Beacham (Fúria de Titãs).O lançamento foi marcado para 2012, e quer que o filme conte com outro monstro gigante, lutando contra o Godzilla. O nome do outro monstro não foi revelado.A produtora, que também é responsável pelo remake de “Fúria de Titãs”, informou que o longa não terá ligação com o filme de 1998.
*A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) agora tem um site à disposição do internauta: www.accpara.com.br .No site da ACCPA, tem a programação dos cinemas comerciais e alternativos, críticas, calendários de estreias, enquete, etc..Confira!
*Acesse “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/Crítica
“Barria – A Porta do Vento” de Giuseppe Tornatore
. Filme autobiográfico que conta uma saga épica sobre a vida e a morte, amor e ódio, que acompanha 40 anos de história em uma cidade siciliana durante a primeira metade do século 20. O filme segue a vida de Peppino Torrenuova, da sua infância como um filho problemático na década de 30, passando pela Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, até seu romance proibido e casamento, incluindo sua tumultuada vida política ao ingressar no Partido Comunista Italiano. Giusepe Tornatore é um bom diretor que fez dois filmes importantes: “Cinema Paradiso” e “Estamos Todos Bem”. É um diretor que sabe criar cenas bonitas, poéticas e tem um estilo muito próximo do cinema italiano realizado nos anos 50. Mas aqui, a vontade do diretor de contar uma saga político, social e familiar, se perde nas boas intenções. Muitos personagens, muita pressa em definir as situações e tramas, tiram do filme todo o conteúdo e estrutura necessários. Bernardo Bertolucci conseguiu esse feito em “1900” mais com um filme de 4 horas de duração e que se tornou histórico dentro da filmografia deste diretor. “Baaria” tem duas horas e meia e infelizmente lança boas idéias que não se completam. É claro que como todo filme de Tornatore, vemos cenas poéticas e muito bem filmadas, com o complemento importante da trilha sonora do excelente maestro Ennio Morricone (seu parceiro em vários filmes). De qualquer forma, é interessante ver uma superprodução italiana, com alto investimento, num momento em que o cinema italiano precisa urgentemente de resgatar a sua tradição e se tornar um cinema moderno, atuante e significante para a cinematografia atual, como foi em décadas passadas. Tornatore pode não ser necessariamente o nome certo para “liderar” esta retomada do cinema italiano mas certamente seus filmes são populares e de alguma forma agradam o público, como aconteceu especialmente com “Cinema Paradiso”(1989). Por isso, é importante ver “Baaría”, mesmo não sendo seu melhor trabalho. Pelo menos aqui, podemos testemunhar que é possível se fazer um cinema popular sem ser apelativo.

DICAS
*Cursos :
Curso Roteiro para Cinema e Formatação de Projeto para o MinC 2011
com João Inácio
Aulas: Todos os Sábados até Março/2011 das 16:00h às 18:00h.
Oficina em Foco - Produção de Documentário
Tema: Ver-o-Peso
com Walério Duarte
Dias de 14, 16, 17, 21, 23, 24, 28/02 e 02, 03/03 Horário:19 às 22hh
Curso de Produção de Vídeo Clip
com Lucas Escócio
Dias de 14 à 26/02, Horário:14 às 18h
Curso de Crítica de Cinema
com Marco Antonio Moreira
Sábados: 12,19,26/02, 12,19,26/03 e 02/03
horário: 10 às 13h
Curso Cinema Americano: Clássico e Moderno
com Marco Antonio Moreira
Dias: 15, 18, 22, 25/02 e 01, 11, 15, 18/03
horário: 19:30 às 22h
Curso prática de Cinema para Criança - Março
com João Inácio
dias: 15 à 17/03 Horário: 14 às 18h
Curso de Fotografia Digital
com César sarmento
dias: 13, 19, 20, 26, 27/02
Domingos: 09às 13h
Sábados: 15 às 19h
Maiores informações no site www.caiana filmes.com.br

*DVDs + Locados
: 1) A Origem, 2)Aprendiz de Feiticeiro, 3)Gente Grande, 4) O Último Mestre do Ar, 5)Meu Malvado Favorito, 6) Eclipse, 7) Karatê Kid, 8) Residente Evil 4, 9)Os Mercenários e 10) Salt. Fonte : 100% Vídeo.
*DVDs+ Vendidos : 1) Paula Fernandes Ao Vivo, 2) Maria Gadú – Multishow Ao Vivo, 3) Beyoncé - I´m...World Tour, 4)Paul McCartney – Live in Canada, 5) Toquinho – No Mundo da Criança, 6) Exaltsamba – 25 anos Ao Vivo, 7)Ivete Sangalo no Madison Square Garde, 8)Diogo Nogueira – Ao Vivo, 9) Maria Gadú – Box e 10)Roupa Nova – 30 Anos ao Vivo.Fonte : Livaria Saraiva

AGENDA
- Cine Olympia: Dentro da programação do I Cineamazon (Encontro Acadêmico de Cinema e Audiovisual), do curso de Cinema da UFPa, hoje é o último dia de exibição de “Iracema – Uma Transa Amazônica”, importante produção do cinema brasileiro dos anos 70.O filme será exibido às 18:30 h. Antes, às 18h, exibição do curta-metragem “Matinta” de Fernando Segtowick. Na Sessão Cinemteca, parceria com a ACCPA, será exibido hoje às 16 h o suspense “A Vida por um Fio” de Anatole Litvak com Burt Lancaster produzido em 1948. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo: “Cabeça à Prêmio”, filme nacional dirigido por Marco Ricca está em exibição até o dia 13/02, sempre às 19h.Três histórias se entrecruzam numa paisagem desoladora de uma fronteira. Entre eles, um grande criador de gado e contrabandista, sua filha impulsiva, apaixonada pelo piloto de avião do pai, e o pistoleiro encarregado de trazê-la de volta - ele próprio vítima de uma história de amor. No elenco, Alice Braga (Ensaio sobre a Cegueira).
*Caiana Filmes: Para o lançamento do curso CINEMA AMERICANO CLÁSSICO E MODERNO, a Caiana Filmes exibirá dia 11/02 o filme “Crepúsculo de uma Raça”, produção de John Ford de 1964 considerada como uma de suas melhores obras. O filme será exibido às 18:30 com posterior debate com os presentes.

Comentários

Lorena Neves disse…
Sobre o Curso de crítica de cinema eu gostaria de saber o local, o custo e onde eu posso me inscrever. Obrigada.
Lorena, o telefone da Caiana Filmes é 3343-54252. Vc pode ter mais informações pelo site www.caianafilmes.com.br
O curso começa neste sabádo, das 10às 13 h.
Desculpe, o fone da Caiana é 3343-4252.

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18