domingo, 29 de agosto de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 29/08 À 02/09/10


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, os lançamentos da semana são “Karatê Kid” e “O Par Perfeito”.
“Karatê Kid' é uma refilmagem do filme de 1984 do diretor John G. Avildsen que fez um grande sucesso mundial e que foi estrelado por Ralph Macchio e Pat Morita. O sucesso foi tão grande que gerou duas sequências. Nesta refilmagem, o atores Jaden Smith (filho de Will Smith) e Jackie Chan estão nos papéis principais. Dre Parker (Jaden Smith) é um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, ele se apaixona pela sua colega de classe mas as diferenças culturais tornam essa amizade quase impossível. E tudo piora quando essa relação faz com que o brigão da sala torne-se seu inimigo. Sem amigos numa nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Dre a arte do kung fu, ele vai resolver seus problemas e finalmente crescer como pessoa.O filme será exibido em cópias dubladas e legendadas.
Em “O Par Perfeito”, Spencer Aimes (Ashton Kutcher) é um assassino contratado pelo governo acostumado a paisagens exóticas da Europa. Mas, quando ele conhece Jen Kornfeld (Katherine Heigl), uma linda garota apaixonada por computador, ele encontra o verdadeiro amor. Três anos depois, quando ainda desfrutam o casamento, descobrem que são alvo de um negócio multimilionário que envolve suas mortes. A direção é de Robert Luketic(Legalmente Loira/A Verdade Nua e Crua)

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“A Origem” Muito Bom/ Muito Bom/ Bom
-----------------------------------------------------------------
“O Último
Mestre do Ar” - /Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------------
"O Aprendiz de
Feiticeiro” -/Fraco/Fraco
-----------------------------------------------------------------
“Anatomia
do Medo”
(DVD) Excelente/Muito Bom/ Muito Bom
-----------------------------------------------------------------
“Criação”
(DVD) Muito Bom/Bom/Bom
-----------------------------------------------------------------
“Mary &
Marx”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
-----------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Imovision anunciou sua participação no Festival do Rio, que começa no dia 23 de setembro. A distribuidora vai trazer onze títulos ao todo, incluindo quatro longas premiados no último Festival de Cannes: “Des Hommes et des dieux” de Xavier Beauvois (Grande Prêmio do Júri), “Copie conforme” de Abbas Kiarostami (melhor atriz para Juliette Binoche); “Tournée” de Mathieu Almaric (melhor direção) e “Poetry” do coreano Lee Changdong (melhor roteiro). Os outros filmes confirmados são “Loose Cannons” de Ferzan Ozpetek, “My afternoons with Margueritte” de Jean Becker, “Rio Sonata” de Georges Cachot, e outros quatro longas que já têm data de lançamento em circuito comercial: “O Pecado de Hadewijch” de Bruno Dumont, “Dois irmãos” de Daniel Burman, “Room in Rome” de Julio Medem e “Je suis heureux que ma mère soit vivent” de Claude Miller.
* ”A Suprema Felicidade” de Arnaldo Jabor, ganhou uma nova data de lançamento: 29 de outubro. Produzido pela Ramalho Filmes e co-produzido e distribuído pela Paramount, o longa-metragem marca o retorno do diretor ao cinema depois de um hiato de 24 anos. O filme também está cotado para abrir o Festival do Rio.
*Começaram as filmagens de “La Piel que Habito”, novo filme de Pedro Almodóvar. Baseado no romance ”Mygale” de Thierry Jonquet, o filme traz o ator Antonio Bandeiras no papel de um cirurgião plástico em busca de vingança contra o homem que abusou de sua filha. Estão no elenco, ainda, os espanhóis Elena Anaya, Jose Luis Gómez (Abraços partidos), Fernando Cayo (O orfanato), Blanca Suarez, entre outros.
*A refilmagem de “Hellraiser” passou por diversos atrasos mais tudo indica que agora o projeto vai sair do papel. O longa finalmente ganhou um novo diretor e seu primeiro nome no elenco. Victor Garcia (Espelhos do Medo 2) foi contratado para dirigir “Hellraiser: Revelations” enquanto Peta Wilson (da série “La Femme Nikita”) vai estrelar.
*A atriz brasileira Alice Braga (Eu sou a Lenda) foi confirmada no elenco de “Pé na Estrada” (On the Road), adaptação do livro de Jack Kerouac com direção de Walter Salles e roteiro de José Rivera (a mesma dupla de “Diários de Motocicleta”). O filme é uma produção da companhia francesa MK2, com a colaboração Film 4 (Inglaterra) e da Videofilmes, no Brasil e tem no elenco Amy Adams (Julie e Julia), Viggo Mortensen (A Estrada), Kristen Stewart (Eclipse), Kirsten Dunst (Homem Aranha), Sam Riley e Garrett Hedlund. O filme é baseado no livro publicado em 1957, e que foi um marco do movimento beat. O livro é narrado pelo alter-ego de Kerouac, Sal Paradise, cujo impulso era colocar o pé na estrada e ver a América.Nessa jornada, ele pega carona, sobe em trens, conhece outros viajantes, luta por comida e explora temas como liberdade e nostalgia.
*A prefeitura do Rio renovou o patrocínio ao Festival do Rio, no valor de R$ 2 milhões, via Riofilme. O festival começa no dia 23 de setembro e segue até 7 de outubro.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

SEAN CONNERY/80 ANOS
Esta semana, Sean Connery, um dos atores mais famosos do cinema completou 80 anos. Astro principal da série 007, Connery chega aos 80 anos lembrando aos espectadores do seu talento e da sua história. Nascido Thomas Sean Connery, hoje sir Sean Connery tem na sua filmografia mais de 60 filmes no seu grande currículo. Marcado principalmente pelo personagem James Bond, Connery é um ator versátil que fez todos os tipos de filmes, até mesmo para se distanciar da imagem de Bond, que marcou sua carreira nos anos 60. Mas é claro que o grande público que acompanha os atores de geração de Connery, sabe que ele fez outros filmes de qualidade como por exemplo “O Nome da Rosa” (numa interpretação memorável), “O Homem que queria ser Rei” de John Huston (em parceria com outro grande ator, Michael Caine) e “Zardoz” de John Boorman, além claro de “Os Intocáveis” de Brian de Palma, num papel que lhe proporcionou merecidamente o “Oscar” de melhor ator coadjuvante em 1987. Simples e objetivo na sua linha de interpretação, Connery é um ator que é mundialmente conhecido e que apesar de não ter os recursos de interpretação de grandes atores como Anthony Hopkins, tem um forte carisma e imprime uma forte personalidade nos personagens que interpretou. Seu último filme até agora é “A Liga Extraordinária”(2003). Logo depois deste filme, ele operou seus olhos de catarata e até o momento não está envolvido em nenhuma produção oficialmente. Como indicação ao leitor, a seguir, relaciono alguns de seus melhores filmes que servem de referência para conhecer seu trabalho:
- “007 contra o Satânico Dr. No” (1962) de Terence Young
- “Marnie : Confissões de uma Ladra” (1964) de Alfred Hitchcock
- “Até os Deuses Erram” (1972) de Sidney Lumet
- “Zardoz” (1974) de John Boorman
- “O Homem que queria ser Rei” (1975) de John Huston
- “Robin e Marian” (1976) de Richard Lester
- “O Nome da Rosa” (1986) de Jean Jacques Annaud
- “Os Intocáveis” (1987) de Brian de Palma
- “Indiana Jones e a Última Cruzada” (1989) de Steven Spielberg

DICAS
Tv por Assinatura
: “Caminho para Guantanámo” é dirigido por Michael winterbottom (9 Canções) e misturando ficção e documentário, conta a história de três amigos britânicos que foram foram visitar o Afeganistão e acabaram presos pelo exército norte-americano, sendo levados para o cárcere em Guantánamo onde ficaram por 2 anos, sem qualquer acusação formal. Filme obrigatório. (Telecine Cult – Dias 30/08 e 01/09)
DVD: “Anatomia do Medo” é mais um grande filme do mestre Akira Kurosawa que finalmente chega em DVD no Brasil. O filme foi produzido em 1955 e tem no elenco grande atores como Toshiro Mifune (que fez vários filmes com Kurosawa) e Takashi Shimura (de “Viver”). “Anatomia do Medo” conta a história de um velho empresário que está obcecado com a idéia de que haverá um extermínio nuclear e por isso a família conclui que ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Mas ele continua com medo e tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança na América do sul, no Brasil. Veja sem falta.
Blu-Ray: Os três filmes da saga “O Senhor dos Anéis” de Peter Jackson chegam em DVD prometendo repetir o sucesso de venda em dvd . Com a qualidade de imagem e som mais do que perfeitas, vale a pena ver e ter estes trabalhos em blu-ray redescobrindo cada sequência e efeito especial mas fica ainda a esperança de um dia ser lançado no Brasil as versões estendidas dos filmes.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe dia 20/09 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “O Garoto Toshio”, filme dirigido por Nagisa Oshima(O Império dos Sentidos) em 1969. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia da Mostra de Filmes Portugueses. O filme que será exibido hoje é “A Religiosa Portuguesa”, produção de 2009 dirigida por Eugène Green. O filme mostra a história de Julie de Hauranne, uma jovem atriz francesa que fala a língua de sua mãe, o português, mas que nunca esteve em Lisboa, e chega pela primeira vez a esta cidade, onde vai rodar um filme. Entrada Franca.
- Cine Olympia : Na volta da sessão Cinemateca, em parceria com a ACCPA , será exibido neste domingo às 16h o clássico “Moby Dick” de John Huston. A entrada é franca. Na programação normal, hoje é o último dia de exibição de “Música e Fantasia” de Bruno Bozzeto, que mistura desenho animado com música clássica numa homenagem ao clássico “Fantasia”. Sessão às 18:30 h com entrada franca.
- Cine Estação : Hoje acontece a última exibição do excelente “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” de Terry Gilliam, na matinal às 10 h. Não deixe de ver. No elenco, Christopher Plummer, Heath Ledger, Jhonny Deep, Jude Law e Colin Farrel.Na quarta-feira, no Cineclube Oi Estação, serão exibidos o curta “De Assalto” de Ronaldo Rosas e o longa “Os Intocáveis” de Brian de Palma.A sessão tem entrada franca e logo depois, haverá debate entre o público presente e críticos da ACCPA.

3 comentários:

selma disse...

olá!
gostaria de saber qual a sua opinião sobre o filme A Religiosa portuguesa de Eduardo Green.
E, se possível, que vc escrevesse uma crítica do mesmo.
muito obrigada

selma disse...

desculpe, o realizador do filme em questão é EUGENE GREEN.

Marco Antonio Moreira disse...

Oi Selma, obrigado por acessar meu blog. Já postei aqui a minha crítica ao filme A RELIGIOSA PORTUGUESA...Excelente filme..Espero que vc tenha visto..
abs

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23