domingo, 15 de agosto de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 15 À 21/08/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “O Aprendiz de Feiticeiro” e “Os Mercenários”
“O Aprendiz de Feiticeiro” é protagonizado por Nicolas Cage (A Lenda do Tesouro Perdido/Despedida em Las Vegas/Vício Frenético). Cage interpreta Balthazar Blake, um mestre feiticeiro dos dias atuais, morador de Manhattan que tenta defender a cidade de seu arqui-inimigo, Maxim Horvath Mas Balthazar não é capaz de fazer isso sozinho, então ele recruta um rapaz de aparência comum que demonstra potenciais ocultos, dando a ele um curso rápido na arte e ciência da magia. Juntos, eles poderão deter as forças da escuridão e salvar a cidade, A direção é de Jon Turteltaub ( A Lenda do Tesouro Perdido). No elenco, Nicolas Cage, Monica Bellucci, Jay Baruche e, Alfred Molina.
“Os Mercenários” é dirigido por Sylvester Stallone (Rocky/Rambo) e conta a história de um trio de mercenários descartáveis, enviados para se infiltrar em um país da América do Sul e lutar contra seu cruel ditador para libertar a população do local. Juntos eles possuem uma marca, a tatuagem “The Expendables”. O longa teve filmagens por dois meses no Brasij com locações no Rio de Janeiro. No elenco, Stallone, Jet Li, Jason Statham, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Mickey Rourke e Gisele Itié

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“O Segredo de
Seus Olhos” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
-------------------------------------------------------------------
“O Mundo Imaginário
do Dr. Parnassus” Excelente/Bom/Bom
-------------------------------------------------------------------
“O Oitavo
Dia”(DVD) Muito Bom/Excelente/Excelente
--------------------------------------------------------------------
“A Origem” -/Muito Bom/Bom
--------------------------------------------------------------------
“A Ilha do
Mêdo”(DVD) Muito Bom/Bom/Bom
--------------------------------------------------------------------
“Zona
Verde”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/-
--------------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A organização do Festival de Veneza acrescentou mais um filme em competição: “Essential Killing” do veterano cineasta polonês Jerzy Skolimovsky, será o 23º longa-metragem na disputa pelo Leão de Ouro. No papel principal está o ator Vincent Gallo (que também participa da competição, como diretor, com o filme “Promises Written in Water”). “Essential Killing” é um thriller quase sem diálogos sobre um homem afegão capturado pelas forças armadas americanas e levado a um país europeu, onde consegue escapar. Como tem sido tradição, um filme-surpresa, também em competição, será anunciado no dia 6 de setembro. O Festival de Veneza se realiza entre os dias 1º e 11 de setembro.
*A Summit Entertainment anunciou a data de lançamento do capítulo final da saga Crepúsculo.”Amanhecer”, o último livro da série, será mesmo dividido em duas partes, e a segunda chegará aos cinemas no dia 16 de novembro de 2012, cerca de um ano depois do quarto filme (a primeira parte de “Amanhecer”), marcado para 18 de novembro de 2011. Bill Condon é o diretor de ambos os filmes. A Paris Filmes deve lançar os longas simultaneamente ao mercado americano.
*A Fox marcou para 15 de outubro o relançamento no Brasil do blockbuster “Avatar”. Como novidade, a aventura terá 8 minutos de cenas inéditas, incluindo, segundo o diretor James Cameron, “novas criaturas e cenas de ação”. O filme, que já arrecadou mais de US$ 2,7 bilhões em bilheteria no mundo todo, será reapresentado antes nos Estados Unidos, onde entra novamente em cartaz no dia 27 de agosto.
*A partir deste ano, a comissão que escolhe o representante brasileiro na disputa pelo “Oscar” de melhor filme estrangeiro contará com quatro integrantes indicados pela Academia Brasileira de Cinema. Roberto Farias , Mariza Leão, Clélia Bessa e Elisa Tolomelli foram os escolhidos para a função este ano. Os outros três membros serão nomeados pelo ministro da Cultura, pela Secretaria do Audiovisual e pela Ancine. O filme eleito será anunciado no dia 16 de setembro.
*A nova animação do diretor Tim Burton ('Alice no País das Maravilhas') ganhou data de lançamentos.”Frankenweenie”, seu próximo filme de animação para a Walt Disney Pictures, será lançado nos cinemas dia 9 de março de 2012. “Frankenweenie” será produzido totalmente em preto-e-branco, assim como aconteceu com o curta-metragem que inspirou o longa.Lançado originalmente em 1984, o curta “Frankenweenie” (foto) foi produzido por Tim no início de sua carreira
*O décimo primeiro longa-metragem da Pixar Animation Studios, “Toy Story 3”, acaba de entrar para a história como a maior bilheteria de todos os tempos do estúdio. Neste fim de semana, a animação ficou em nono no ranking arrecadando pouco mais de três milhões e somando 895 milhões de dólares em todo o mundo. Com isso, o animado ultrapassa “Procurando Nemo”, que até então era a maior bilheteria da Pixar com 867,89 milhões, arrecadados em 2003. *A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

Crítica/Cinema
“O MUNDO IMAGINÁRIO DO DR. PARNASSUS”
de Terry Gilliam. Com Christopher Plummer e Heath Ledger. O cinema de Terry Gilliam é um cinema visionário. Seus filmes de alguma forma, criam um novo mundo, diferente e ao mesmo tempo com tudo haver com o nosso mundo real. Assim foi quando ele trabalhou no Monthy Phyton, grande grupo cômico inglês que revolucionou a comédia nos anos 60/70, assim foi com os filmes “O Pescador de Ilusões” e “Os 12 Macacos”, e novamente esse estilo se fortalece no genial “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” que tem o ator Heath Ledger em ótima atuação, sendo o seu último momento no cinema (Ledger faleceu durante as filmagens). No filme, acompanhamos a história do Dr. Parnassus, um homem que tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas. Dono de uma companhia de teatro itinerante, ele conta com a ajuda de um assistente e de um mágico para oferecer ao público a chance de passar para outra realidade e entrar em um outro universo onde tudo pode acontecer. A partir dessa trama, somos convidados a acompanhar as aventuras de Parnassus, sua relação com o mundo real e imaginário, ao mesmo tempo que somos testemunhas de um mundo irreal, expressão dos sonhos dos personagens. Mas nem tudo é perfeito no mundo de Parnassus e ele tem que fugir de uma dívida de seu passado com o Diabo que pode mudar todo seu mecanismo de vida. Essa trama na realidade, é uma forma de Gilliam mostrar todo o potencial de sua imaginação. Parnassus é Terry Gilliam, com seus tapetes voadores, cabeças voadoras, personagens imortais, diabos, santos. Parnassus é Gilliam quando luta contra o cotidiano, contra o ordinário, o comum. E o cinema de Gilliam demonstra essa força de vontade de criar algo além do comum. É claro que o diretor nem sempre acertou neste seu propósito mais não há como negar que seu trabalho procura um caminho diferenciado que poucos tentam seguir no cinema de hoje. “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” é um filme de sonhos e pesadelos onde o espectador transita entre vários mundos, imaginários e reais, de vários personagens, para no fim, confrontar com a sua realidade, com os seus sonhos. No corpo e na alma de Parnassus e seus coadjuvantes, simpatizamos a sua luta contra o cotidiano e é nesta simpatia que Gilliam nos envolve num filme mágico. Com efeitos especiais belíssimos, excelentes atores (desde o veterano Plummer, passando por Ledger e os atores que “cobriram” o seu personagem como Johnny Deep, Corin Farrel e Jude Law) e uma direção especial, “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” é revelador. Sem dúvida, o filme é literalmente uma viagem ao mundo sedutor, louco e genial de um cineasta que usa o cinema para criar novos mundos e personagens, e deixar o espectador cada vez mais próximo de seu próprio mundo.

DICAS
DVD/FILME
: “A Morte neste Jardim” é um filme dirigido pelo mestre Luis Buñuel (Um Cão Andaluz/O Anjo Exterminador) em 1956 e é um filme raro deste grande diretor. Chark, um aventureiro chega numa pequena aldeia perto de um acampamento de mineradores de ouro. É preso pela polícia local, que o acusam de ter cometido um assalto a banco numa cidade vizinha. A polícia, também confisca o ouro garimpado na mina para o Estado e logo os garimpeiros iniciam uma revolução fazendo Chark se refugiar na floresta cheia de perigos. No elenco, Simone Signoret e Charles Vanel.
BLU-RAY : “O Sétimo Selo”, um dos maiores filmes da história do cinema dirigido pelo mestre Ingmar Bergman em 1957, chega em blu-ray num edição restaurada em alta definição que vai emocionar os fãs do diretor. O filme mostra a história do cavaleiro Antonius que voltando das Cruzadas, tem dúvidas sobre a existência de Deus, encontrando ao seu redor apenas sofrimento e destruição. Mas na sua caminhada ele encontra a Morte, que o desafia para uma partida de xadrez. Uma obra-prima do cinema que merece ser vista. Nos extras, o documentário “A Ilha de Bergman”, com depoimentos do diretor realizados em 2004, três anos antes de seu falecimento.
DVD/Mais Locados: 1) Zona Verde, 2)Alice no País das Maravilhas, 3)Ilha do Mêdo, 4)Chico Xavier, 5) O Livro de Eli, 6) Surprêsa em Dobro, 7) Simplesmente Complicado, 8) Um Sonho Possível, 9) O Fim da Escuridão e 10) Casa Comigo ? Fonte : 100% Vídeo.

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 16/08 às 19 h, em parceria com a Programadora Brasil, o filme “A Negação do Brasil” de de Joel Zito Araújo. Tabus, preconceitos e estereótipos raciais são discutidos a partir da história das lutas dos atores negros pelo reconhecimento de sua importância na história da telenovela, o produto de maior audiência no horário nobre da TV brasileira. O diretor, baseado em suas memórias e em pesquisas, analisa as influências das telenovelas nos processos de identidade étnica dos afro-brasileiros. O filme será exibido às 19 h com entrada franca. Na segunda-feira, dia 23/08, em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), será exibido “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” de R. W. Fassbinder.
- Cine Líbero Luxardo: “O Segredo de seus Olhos”, produção argentina premiada tem hoje seu último dia de exibição às 19:30 h. Dirigido por Juan José Campanella(de “O Filho da Noiva”) com Ricardo Darín e Soledad Villamil, o filme ganhou o “Oscar” de melhor filme estrangeiro este ano. Na Sessão Cult do dia 21/08, promovida pela ACCPA, será exibido “O Oitavo Dia” com direção e roteiro de Jaco Van Dormael. No argumento, George, órfão portador da Sindrome de Down, mora num asilo. Sempre pensando na mãe, que não sabe de seu destino, resolve fugir para a casa onde morava. No caminho encontra Harry, um executivo que privilegia o trabalho acima de sua família (mulher e duas filhas). Um acidente une os dois personagens que passam a viver uma aventura em nome da amizade onde cada um vai encontrar um pouco de si. O filme será exibido às 16 h com entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.
- Cine Estação:”O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” de Terry Gilliam será exibido 18 de agosto (quarta-feira), às 18h e 20h30 e dia 22 de agosto (domingo), às 10h. Em Londres, uma trupe vaga pelas ruas, convidando espectadores a embarcar numa viagem na imaginação, através da entrada de um espelho mágico. O Diabo em pessoa aparece para cobrar uma antiga aposta do dono do espelho, o dr. Parnassus. No elenco, Christopher Plummer, Heath Ledger, Johnny Deep, Jude Law e Corin Farrel.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23