domingo, 22 de agosto de 2010

CINE TROPPO - SEMANA DE 22 À 27/08/10

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, a única estreia da semana é “O Último Mestre do Ar”.
“O Útlimo Mestre do Ar” é o novo filme do diretor M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido/Corpo Fechado/Sinais/A Dama na Água), que a cada filme vem aprimorando seu estilo de filmar, fazendo bons filmes. Nesta nova produção, há muito tempo atrás, o mundo era dividido em quatro grupos: Nação do Fogo, Tribo da Água, Reino da Terra e Nômades do Ar. Essas nações viviam em perfeito equilíbrio, até o dia em que a Nação do Fogo atacou. O Avatar, mestre dos quatro elementos, é o responsável por manter o equilíbrio do mundo e quando o mundo mais precisou, ele desapareceu. Cem anos após esse acontecimento, dois jovens da tribo da água do sul encontram o avatar, um habilidoso dominador de ar chamado Aang. O filme é da adaptação cinematográfica do desenho “Avatar: A Lenda de Aang” (Avatar: The Last Airbender), que Shyamalan trabalhou dois anos para tirar do papel. O filme foi originalmente intitulado “Avatar: The Last Airbender”. Entretanto, o diretor James Cameron e 20th Century Fox já tinham registrado o título do filme “Avatar” (2009) e o nome foi trocado. Esta é a primeira adaptação que M. Night Shyamalan dirigiu já que em todos os seus filmes ele foi o autor do roteiro original. O filme será exibido em nossa cidade em 3D com a versão dublada sendo exibida pela parte da tarde e a versão legendada nas sessões noturnas.

QUADRO DE COTAÇÕES / ACCPA
MARCO MOREIRA/PEDRO VERIANO/LUZIA ÁLVARES
“O Segredo de
Seus Olhos” Muito Bom/Muito Bom/Muito Bom
------------------------------------------------------------
“O Mundo Imaginário
do Dr. Parnassus” Excelente/Bom/Bom
-----------------------------------------------------------
“O Oitavo
Dia”(DVD) Muito Bom/Excelente/Excelente
------------------------------------------------------------
“A Origem” Muito Bom/Muito Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“A Ilha do
Mêdo”(DVD) Muito Bom/Bom/Bom
------------------------------------------------------------
“Zona
Verde”(DVD) Muito Bom/Muito Bom/-
------------------------------------------------------------

SUPERNOVAS
*A Paramount divulgou quais astros do elenco de “Star Trek” voltam para a sequência, novamente comandada por J.J. Abrams.Zoe Saldana, Zachary Quinto, Anton Yelchin, Simon Pegg, Karl Urban, Bruce Greenwood e John Cho estão confirmados. O longa começa a ser rodado no primeiro semestre de 2011, e será lançado em 29 de junho de 2012, uma semana antes do feriado norte-americano de 4 de julho, Independência dos EUA. A importante data coloca o lançamento como um dos maiores do ano
*Sam Worthington (Avatar) está em negociações com 20th Century Fox para estrelar a refilmagem do longa de ação “Comando para Matar (Commando), protagonizado por Arnold Schwarzenegger em 1985.Segundo os produtores a nova versão do longa será mais realista e menos brutal, e focada nas técnicas de combate e equipamentos de alta tecnologia. David Ayer (Os Reis da Rua) vai dirigir.
*Aproveitando o lançamento de “'Zé Colméia', que estreia em 4 de fevereiro de 2011, a Warner Bros. Iniciou a adaptação cinematográfica de “Pernalonga”. A produtora contratou o roteirista David Berenbaum (Mansão Mal-Assombrada) para trabalhar no roteiro do longa, que vai misturar personagens em CGI e computação gráfica, assim como “Os Smurfs” e “Zé Colméia”.
*A Warner Bros. vai distribuir “Reis e Ratos”, longa-metragem escrito e dirigido por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny), com produção de Paula Lavigne (Lisbela e o Prisioneiro). O filme é estrelado por Selton Mello (A Mulher Invisível), Cauã Reymond (Se Nada Mais Der Certo), Rafaela Mandelli (Meu Nome Não é Johnny), Rodrigo Santoro (Os Desafinados), Seu Jorge (Cidade de Deus) e Otávio Müller (A Mulher do Meu Melhor Amigo).
*Enquanto “Resident Evil 4: Recomeço” (Resident Evil: Afterlife) está sendo preparado para lançar em 17 de Setembro, os produtores já pensam no quinto filme.Segundo fontes, a atriz Milla Jovovich não deve retornar após o quarto filme.
*Após dirigir o mega-sucesso comercial “2012”, Roland Emmerich vai adaptar a trilogia “Fundação”, um dos grandes pilares da ficção científica, escrito por Isaac Asimov.Segundo Emmerich, seu plano é usar a mesma tecnologia empregada em “Avatar”. Em entrevista à MTV, ele disse que quer rodar os três filmes em 3D, com a técnica performance capture, que digitaliza os atores, incluindo suas vozes, e os transforma em imagens geradas por computador.
* Com o sucesso do curso de Cinema Noir, a Caiana Filmes anuncia para setembro o curso sobre a Nouvelle Vague, importante movimento cinematográfico liderando por Jean-Luc Godard, François Truffaut entre outros cineastas franceses. Outro cursos sobre os movimentos cinematográficos estão agendados até o final do ano.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/
*Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Meu Twitter: www.twitter.com/marcomoreira_
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

Lançamentos/DVD
“Zona Verde” de Paul Greengrass
. Com Matt Damon.Em 2003, o subtenente do exército americano Roy Miller (Matt Damon) e sua equipe são designados para achar armas de destruição em massa supostamente guardadas no deserto do Iraque. Mas, indo de um lugar cheio de armadilhas e trincheiras a outro, os homens que buscam agentes químicos mortais esbarram em uma farsa que subverte o propósito da missão. Agora Miller precisa vasculhar os serviços secreto e de inteligência escondidos em terra estrangeira para encontrar respostas que ora acabarão com um regime nocivo ora propagarão uma guerra em uma região instável. Nesse momento delicado e nesse lugar inflamável, ele descobre que a arma mais ilusória de todas é a verdade. Baseado no livro “Imperial Life in the Emerald City: Inside Iraq`s Green Zone”. Cotação : Muito Bom.
“Marly & Max” de Adam Elliot. Vozes na versão original de Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana, Barry Humphries. Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive nos subúrbios de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que vive com Síndrome de Asperger no caos de Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. Mary e Max é viagem que explora a amizade, o autismo, o alcoolismo, de onde vêm os bebês, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, diferenças religiosas e muito mais. Dos criadores do vencedor do Oscar de curta de animação “Harvie Krumpet”.Cotação : Muito Bom
“Direito de Amar” de Tom Ford. Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode, Jon Kortajarena, Paulette Lamori, Ryan Simpkins, Ginnifer Goodwin. Dilacerado pela recente morte de seu amante de longa data em um trágico acidente, George Falconer (Colin Firth) mantém as aparências, ainda visto por outros como um homem no controle. Mas em um dia crucial em 1962, no ensolarado sul da Califórnia onde ele criou raízes, este professor universitário urbano se vê no limite da sua vida. Ele vai descobrir os ecos do passado no presente e vislumbrar versões alternativas do futuro - incluindo a forte possibilidade de nenhum futuro para si mesmo. Cotação : Excelente

DICAS
DVDs – Indicados da Semana:
1) “Direito de Amar” de Tom Ford
2) “Criação” com Jennifer Connley
3) “Mary & Max” de Adam Elliot
4)“Os Fantasmas e os Duendes da Morte” de Esmir Filho
5)“As Melhores Coisas do Mundo” de Lais Bodansky
6)“Os Homens que Encaravam Cabras” com George Clooney
7)“Bem Vindo” de Philippe Lioret
8)“Sede de Sangue” de Park Chan-wook
9)“Ilha do Mêdo” d Martin Scorsese
10) “Zona Verde” com Matt Damon
11)”Pat Garret e Billy the Kid” de Sam Peckinpah
12)”Investigação sobre um Cidadão acima de qualquer Suspeita” de Elio Petri
13)”Tragam-me a Cabela de Alfredo Garcia” de Sam Peckinpah
14)”Adeus às Ilusões”
15)”Ervas Daninhas” de Alain Resnais
16)”Tudo o que o Céu Permite”
17)”Prisão” de Ingmar Bergman
18)”A Estrada”
19)”A Morte nesse Jardim” de Luiz Buñuel
20)”Neblinas e Sombras” de Woody Allen

AGENDA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã, dia 23/08 às 19 h, em parceria com a ACCPA, o filme “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” do diretor alemão R. W. Fassbinder co Hanna Schygulla no elenco. A exibição será uma homenagem à obra deste grande diretor que deixou mais de 40 filmes numa filmografia brilhante, antes de falecer em 1982. A entrada é franca. Após o filme, debate entre críticos da ACCPA e o público. No filme, a modista Petra von Kant vive com sua secretária Marlene até que surja Karin, uma bela jovem de 23 anos que é modelo profissional. O triangulo amoroso está formado e as personagens discutem sua relação e ânimos. A peça teatral de Fassbinder é respeitada no cinema não só com referencia ao texto como à unidade de lugar. O diretor usa a profundidade de campo fazendo longas seqüências com a câmera fixa. O resultado impressionou dando a Fassbinder o prêmio do Festival de Berlim e lançando uma nova e corajosa luz sobre o relacionamento do cinema com o teatro.A exibição será uma homenagem à obra deste grande diretor que deixou mais de 40 filmes numa filmografia brilhante, antes de falecer em 1982. A entrada é franca. Após o filme, debate entre críticos da ACCPA e o público.
- Cine Líbero Luxardo: “O Segredo de seus Olhos”, produção argentina premiada, volta a ser exibido em último dia às 19:30 h. É um belo filme que reforça o cinema do diretor Juan Campanella e mostra o talento do cinema argentino. Imperdível. No elenco, Ricardo Darín (O Fillho da Noiva/Nove Rainhas).
- Cine Estação:”O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus” de Terry Gilliam será exibido hoje na matinal de domingo às 10 h, em última exibição. Dirigido por Terry Gilliam (Os 12 Macacos), o filme tem no elenco o grande ator Christopher Plummer e Heath Ledger.Não deixe de ver. É um dos melhores filmes exibido este ano em Belém.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23