terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 29/11/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Juventude", "Atividade Paranormal" e "Planeta 51".
“Juventude” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme foca um trio de amigos que são inseparáveis desde a adolescência, quando encenaram juntos “A Ceia dos Cardeais” , um clássico português de Julio Dantas. Passados 50 anos, reúnem-se para comemorar seu encontro e efetuarem um balanço das suas vidas e, particularmente, seus amores. A direção é de Domingos Oliveira (Todas as Mulheres do Mundo), No elenco, Paulo José, Domingos de Oliveira e Aderbal Freire Filho
Em “Atividade Paranormal”, um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer. Dispostos a desvendar o mistério, eles instalam câmeras por toda a casa e resolvem filmar tudo a noite, em quanto tentam dormir, pois é o horário em que as atividades paranormais normalmente acontecem com maior freqüência. O filme teve um grande sucesso de bilheteria nos EUA.
A história da animação “Planeta 51” acontece num planeta distante onde simpáticas criaturas verdes vivem com costumes parecidos com os da Terra, mas como se estivem nos anos 50, no auge do pânico de uma invasão alienígena. Essa histeria é intensificada, quando eles recebem a visita de um astronauta americano. Na cópia original, vozes de Dwayne Johnson, Seann William Scott, Jessica Biel, Gary Oldman e John Cleese. O filme será exibido em cópia dublada.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. Lua Nova 2. 2012 (R$ 6,1 milhões)3. Os Fantasmas de Scrooge 4. Código de Conduta 5. 500 Dias com Ela 6. Jogos Mortais VI 7. Besouro 8. Bastardos Inglórios 9. Coco Antes de Channel 10. Tá Chovendo Hambúrguer

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. Lua Nova 2. O Lado Cego 3. 2012 4. Planeta 51 5. Os Fantasmas de Scrooge 6. Preciosa 7. The Men Who Stare at Goats 8. Encontro de Casais 9. Contatos de 4º Grau 10. Código de Conduta

SUPERNOVAS
*Durante muitos anos, quem gostava de cinema ouvia com freqüência antes dos filmes dublados um locutor falando "Versão brasileira: Herbert Richers". Pois na semana passada, Herbert Richers faleceu aos 86 anos deixando uma grande história dentro do cinema brasileiro. Sua ligação com o cinema começou em 1946, quando passou a trabalhar como cinegrafista do telejornal "Imagens do Brasil". Em 1952 fundou sua própria produtora, a Produções Cinematográficas Herbert Richers, que estreou com “Repórter da Tela”. Dentre os filmes que produziu estão clássicos do cinema nacional, como “Assalto ao Trem Pagador”(1962). Posteriormente, teve um estúdio de dublagem famoso e entrou no mercado de vídeo com uma distribuidora, na época do VHS. Marcando toda uma geração, Herbert Richers estará para sempre na memória afetiva de muitos cinemaníacos. Espero que seu nome seja sempre lembrado.
*A Disney e o diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump) divulgaram a primeira imagem da refilmagem em 3D do clássico filme de animação dos Beatles, “Yellow Submarine” (foto).O lançamento está previsto para 2012, e para viabilizar o projeto foram necessários meses de negociações até que fossem conseguidas as permissões para retomar o filme produzido originalmente em 1968. Zemeckis utilizará em “Yellow Submarine” a mesma tecnologia de animação em 3D usada em “O Expresso Polar” e “Os Fantasmas de Scrooge”.
*O Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar exibiu em estreia mundial o filme "Topografia de um Desnudo" da brasileira Teresa Aguiar que denúncia uma operação de extermínio de mendigos pela polícia no Brasil nos anos 60.Baseado no roteiro homônimo do dramaturgo chileno Jorge Díaz, o filme retrata a "operação mata-mendigos", como foi denominada na época, como um processo de limpeza social às vésperas da visita da rainha Elizabeth II da Inglaterra ao Brasil
*A Paramount Digital Entertainment está dando aos fãs de Star Trek um incentivo adicional para realizarem o download do filme através do iTunes, oferecendo material extra diferenciado, não incluído nos discos de Blu-ray e DVD. Além de um documentário de 20 minutos com impressões do diretor do longa, os clientes do iTunes terão acesso a trailers internacionais e mais de 40 imagens exclusivas detalhando a nave Enterprise e os personagens, além de artes de poster até então inéditas
*O “Globo de Ouro” terá algumas mudanças em 2010 com o aumento de candidatos ao prêmio de Melhor Animação: ao invés de três, serão cinco finalistas. Para ingressar na disputa, existem algumas exigências: a duração mínima deve ser de 70 minutos, e a eventual participação de atores reais não deve ultrapassar 25% do tempo total da produção.A 67ª edição do Globo de Ouro está programada para o dia 17 de janeiro de 2010.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“Aquele Querido Mês de Agosto” de Miguel Gomez (Cinema).Elogiado pela crítica mundial, este filme português é uma mistura criativa de gêneros, histórias, personagens, verdades e mentiras que lentamente comandam o imaginário do espectador. Aparentemente é um filme simples sem maiores pretensões, mas no todo, é um filme que procura fugir da linguagem convencional de contar uma história e mais do que isso, procura na emoção e na criatividade, mostrar a força das imagens que o cinema tem com relação ao espectador. Simples, diretor, o filme surpreende o tempo todo. Quando achamos que estamos vendo uma história, estamos vendo outra história. Quando pensamos que estamos descobrindo a característica de um personagem, vemos que este personagem é muito mais do que aparece. E nessa narrativa, o filme vai sendo construído. Mais do surpreendende, “Aquele Querido Mês de Agosto” é a possibilidade de um novo caminho para o cinema de hoje e do futuro.
“Star Trek” de J. J. Abrahams(DVD). A importância da série de TV clássica “Jornada nas Estrelas” é reconhecida mundialmente. Muitas influências desta serie até hoje são testemunhadas no cinema e mesmo nas novas séries de TV. Depois de anos de sucesso na TV e no cinema com o elenco original, a franquia merecia uma retomada para conquistar um novo público. E para isso, foi chamado J. J. Abrahms que ficou famoso com a série “Lost”. E talvez este tenha sido o problema. A aventura ficou mais importante que os personagens, os questionamentos originais da série clássica e a preocupação de modernizar a franquia acabou passando mais pelos efeitos especiais e narrativa ágil do que a profundidade que o roteiro poderia ter. A Ideia de retomar a franquia mostrando os personagens mais novos, antes de todos os acontecimentos originais da série clássica, é ótima. Mas quem sabe isso possa ser mais bem explorado no próximo filme. Pelo menos, com o sucesso deste “Star Trek”, uma nova geração procurou conhecer tudo sobre a série que marcou a televisão e o cinema. E isto já é um bom começo.

+ LOCADOS
1. Harry Potter e o Enigma do Princípe
2. Transformers: A Vingança dos Derrotados
3. Star Trek
4. Inimigos Públicos
5. Era do Gelo 3
6. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
7. Anjos e Demônios
8. Monstros vs. Alienígenas
9. Duplicidade
10. A Mulher Invisível
Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Satyricon” de Federico Fellini (Telecine Cult – Dias 29/11 e 01/12),”Clube da Lua” de Juan José Campenella (Telecine Cult – Dia 29/11), “A Lei do Desejo” de Pedro Almodovár (Telecine Cult – Dias 30/11 e 03/12), “A Cova da Serpente” de Anatole Litvak (Telecine Cult – Dia 01/12),”Kika” de Pedro Almodovár (Telecine Cult – Dias 01 e 02/12),”A Rosa Púpura do Cairo” de Woody Allen (Telecine Cult – Dias 02 e 04/12), “Passion”(foto) de Jean Luc Godard (Telecine Cult – Dias 30/11, 02 e 05/12) e “Quarto 666” de Win Wenders (Telecine Cult – Dias 03 e 04/12).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá amanhã em parceria com a ACCPA, o filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo” (foto) de Michelangelo Antonioni com David Hemmings no elenco. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 01/12 será exibido “Macunaíma” de Joaquim Pedro de Andrade com Paulo José e Dina Sfat.. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Em exibição até hoje, você pode conferir “A França”, dentro da Mostra Jovens Cineastas Franceses. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Hoje tem a estréia da SESSÃO AVENTURA promovida pela ACCPA, às 16 h, com a exibição de “As Aventuras do Capitão Marvel” e “O Filho de Tarzan”. A Sessão Aventura terá exibição de seriados e filmes B que fizeram a história do cinema..Entrada Franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia para conferir “Che 2 – O Guerrilheiro” com Benicio Del Toro, às 19:30 h.Na Sessão CULT, promovida pela ACCPA será exibido no próximo sábado, dia 05/12, às 16 h, o clássico “A Sombra de uma Dúvida” de Alfred Hitchcock. Segundo o próprio diretor, este foi seu melhor filme. Após a exibição, debate entre o público e os críticos da ACCPA. Entrada Franca.
- Moviecom Arte: “Juventude” é o filme da semana do Moviecom Arte. O filme será exibido até quinta-feira no Moviecom Castanheira Sala 04 em projeção digital

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23