domingo, 22 de novembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 22/11/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Lua Nova”, “Um Romance de Geração” e “Bem Vindo”
“Um Romance de Geração” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Carlos (Isaac Bernat) lançou um livro que a crítica adorou, mas nunca mais escreveu outra obra. Esquecido, entrega-se à bebida e às corridas de cavalos. Até que uma jornalista aparece para entrevistá-lo. Como é sua grande chance, ele inventa livros que nunca escreveu, em um divertido e ácido duelo. A direção é de David França Mendes.
“Lua Nova”é a sequência do grande sucesso “Crepúsculo”, uma das maiores bilheterias do ano passado, baseado no livro de grande sucesso mundial. Depois de recuperar-se do ataque de vampiros que quase a matou, Bella Swan (Kristen Stewart) decide celebrar seu aniversário com a família Cullen. Entretanto, um pequeno acidente durante as festividades, faz com que ela sangre, fato que se prova intenso demais para os vampiros, que decidem deixar a cidade para o bem dela. Inicialmente de coração partido, Bella encontra conforto em uma vida despreocupada, mas diversos perigos a aguardam. O filme será exibido com cópias dubladas e legendadas.
Em “Bem Vindo”, para tentar recuperar sua esposa, nadador tenta ajudar jovem refugiado curdo atravessar o canal da Mancha a nado. A direção é de Philippe Lioret. No elenco, Vincent Lindon, Firat Ayverdi e Audrey Dana. O filme foi lançado na última quinta-feira no Cine Líbero Luxardo e será exibido até hoje, às 19:30 h. Não perca.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. 2012 2. Os Fantasmas de Scrooge 3. Código de Conduta 4. Jogos Mortais VI 5. Michal Jackson's This is It 6. Besouro 7. (500) Dias com Ela 8. Bastardos Inglórios 9. Tá Chovendo Hámburguer 10. A Verdade Nua e Crua

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. 2012 2. Os Fantasmas de Scrooge 3. The Men Who Stare at Goats 4. Precious 5. Michael Jackson This Is It6. Contatos de 4º Grau 7. Encontro de Casais 8. Atividade Paranormal 9. Código de Conduta 10. A Caixa

SUPERNOVAS
*O britânico “The Times” elegeu uma uma lista com os 100 melhores filmes desta década, que está chegando ao fim .A lista é bastante diversa com filmes de vários gêneros. Como toda lista de melhores, não deve ter unanimidade. Por curiosidade, confira os 20 primeiros filmes da relação final :1. Caché (Michael Haneke, 2005),2. A Supremacia Bourbe e O Ultimato Bourne (Paul Greengrass, 2004, 2007),3. Onde os Fracos Não Têm Vez (Joel Coen, Ethan Coen, 2007).4. O Homem-Urso (Werner Herzog, 2005),5. Team America: Detonando o Mundo (Trey Parker, 2004),6. Quem Quer Ser um Milionário? (Danny Boyle, 2008),7. O Último Rei da Escócia (Kevin Macdonald, 2006),8. Cassino Royale (Martin Campbell, 2006),9. A Rainha (Stephen Frears, 2006),10. Hunger (Steve McQueen, 2008),11. Borat (Larry Charles, 2006),12. A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006),13. This Is England (Shane Meadows, 2007),14. 4 Meses, 3 Semanas & 2 Dias (Cristian Mungiu, 2007),15. A Queda (Oliver Hirschbiegel, 2004),16. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Michel Gondry, 2004),17. O Segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee, 2005),18. Deixa Ela Entrar (Tomas Alfredson, 2008),19. Vôo United 93 (Paul Greengrass, 2006),20. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001).
*Roland Emmerich. Diretor do suceso “2012", confirmou na imprensa americana que vai filmar “Independence Day 2”já pensando em “Independence Day3”. Em entrevista à MTV, Emmerich disse que o roteiro dos dois filmes já está sendo elaborado.
*A Columbia Pictures adquiriu os direitos de distribuição de “Green Arrow: Escape from Super Max”, inicialmente intitulado 'Super Max'. No filme, o herói Arqueiro Verde aparece apenas nos 15 minutos iniciais. O roteirista, diretor e produtor David Goyer (Blade Trinity') está cogitado para trabalhar nesta adaptação.
*Mesmo com a bilheteria aquém do esperado, “Jogos Mortais” deverá ter seu sétimo filme que poderá ser feito em 3D. Os roteiristas Marcus Dunstan e Patrick Melton, de “Jogos Mortais 4, 5 e 6”, foram contratados para escrever o filmes que deverá ter sua estréia em outubro de 2010.
*A cantora Leona Lewis interpreta a música-tema do filme “Avatar”, de James Cameron. A canção se chama "I See You" com produção de James Horner e Simon Franglen, dupla que feze "My Heart Will Go On", tema do filme “Titanic”.
* A ACCPA (Associação dos Críiticos de Cinema do Pará) vai se reunir no final do ano para escolher os melhores filmes de 2009 e também fazer uma relação dos melhores filmes desta década. Muitos filmes importantes merecem ser lembrados.
*Os críticos da ACCPA estarão colaborando com os programas de cinema da Rádio UNAMA a partir deste mês com uma série de quadros que foram elaborados para conseguir uma maior interação com o ouvinte da rádio.Confira.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“MICHAEL JACKSON : THIS IS IT
” de Kenny Ortega. Depois da morte inesperada do cantor e compositor Michael Jackson em junho deste ano, muito se falou do que se poderia fazer com as imagens gravadas dos ensaios daqueles que seria seus últimos shows. A preocupação, especialmente dos fãs, era que houvesse uma abordagem sensacionalista onde poderiam ser evidenciados vários aspectos da carreira de Jackson, procurando levar o público em geral às lagrimas. Mas felizmente o resultado do trabalho do diretor do show e do filme, Kenny Ortega, é acima do esperado. O filme foca suas atenções na forma como tudo estava acontecendo nos bastidores deste grande show, evidenciando o convívio de Jackson com os músicos, sua preocupação em fazer o melhor possível com as coreografias, o respeito que ele tinha com os dançarinos e músicos que o estavam acompanhando e principalmente, mostrando um Michael Jackson absolutamente normal, humano, em busca do melhor na sua voz e na sua dança. A montagem do filme, limitada por algumas câmeras, fez um trabalho excelente, procurando destacar além de Jackson, os músicos e os dançarinos, o palco do show e os efeitos especiais de luz e cenografia que estavam sendo preparados. Mas acima de tudo, o filme confirma que Michael Jackson cantava e dançava como nunca. Muitos diziam que ele não daria conta de fazer os shows, que ele não estava preparado para voltar ao show bussiness, e que ele jamais se recuperaria depois de tantos problemas na sua vida pessoal. “This Is It” prova ao contrário. Jackson como cantor, compositor e dançarino tinha muito que oferecer e ainda influenciar. Sua voz estava melhor do que nunca e seu talento estava ali forte e firme. Infelizmente, todo esse ensaio acabou ficando para a história sobre uma volta triunfal que acabou não acontecendo devido sua morte, mas de alguma forma, o filme homenageia a longevidade da música e do talento de Michael Jackson, que no final das contas, agora é mais forte do que nunca já que depois de tantos anos sendo considerado como um maluco ou excêntrico, a imprensa em geral voltou a evidenciar o que ele tinha de melhor : seu talento musical. É claro que no final, apesar do diretor fugir de qualquer momento que lembrasse a morte recente de Michael, ficamos com uma sensação estranha do que ele ainda poderia fazer e de como o show ia ser fantástico. Mas a sua música não morrerá nunca. E em cada sessão do filme nos cinemas, Michael foi homenageado. As palmas do público que ele teria nos shows, e que não teve de forma grandiosa nos ensaios (com exceção de quem teve o privilégio de ver os ensaios ao vivo), por ironia do destino acabaram acontecendo dentro das salas de cinema quando ao final de cada sequência musical, o público aplaudia. Por isso tudo, “This Is It” conquista o espectador, especialmente aos fãs de Michael Jackson como eu. Agora é esperar pelo DVD do filme que certamente terá mais material dos ensaios para serem vistos.

+ LOCADOS
1. Harry Potter e o Enigma do Princípe
2. Transformers: A Vingança dos Derrotados
3. Star Trek
4. Inimigos Públicos
5. Era do Gelo 3
6. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
7. Anjos e Demônios
8. Monstros vs. Alienígenas
9. Duplicidade
10. A Mulher Invisível
Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Nosferatu:O Vampiro da Noite” de Werner Herzog (Telecine Cult – Dias 22 e 23/11), “Trama Macabra” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dia 23/11). “Plata Queimada” de Marcelo Pineyro (Telecine Cult – Dias 21 e 23//11), “Hannah e suas Irmãs” de Woody Allen (Telecine Cult – Dias 25 e 27/11), “Buena Vista Social Club” de Win Wenders (Telecine Cult – Dias 26 e 28/11), “Beleza Americana” de Sam Mendes (Telecine Cult – Dias 26 e 27/11) e “Car Wash – Onde Acontece de Tudo” de Michael Schultz (Telecine Cult – Dia 28/11).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 30/11 em parceria com a ACCPA, o filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo” de Michelangelo Antonioni com David Hemmings no elenco. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 24/11 será exibido o clássico do cinema “Assim Estava Escrito”, produção de 1952 dirigida por Vincent Minelli com Kirk Douglas no elenco. O filme será exibido dentro do programa CINEMA SOBRE CINEMA progrado pela ACCPA. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca.Confira mais informações no blog http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/
- Espaço Municipal Cine Olympia:Em exibição até o dia 29, você pode conferir “A França”, dentro da Mostra Jovens Cineastas Franceses. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca, hoje às 16 h, será exibido o musical “O Picolino” com Fred Astaire e Ginger Rogers, numa programação da ACCPA.Confira toda a programação no site WWW.cinemaolympia.com.br
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição do elogiado “Bem Vindo” às 19:30 h.
- Moviecom Arte: “Um Romance de Geração” é o filme da semana do Moviecom Arte. O filme será exibido numa sessão única às 16:25 h até quinta-feira no Moviecom Castanheira Sala 04 em projeção digital.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23