domingo, 13 de dezembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 13/12/09


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “A Princesa e o Sapo” e “Embarque Imediato”.
“A Princesa e o Sapo” traz como novidade Tiana, a primeira princesa negra da produtora Disney, que nesta história viverá uma história de amor e grandes descobertas em um bairro chamado French Quarter. O filme é um conto de fadas musical ambientado em Nova Orleans, na década de 1920, época chamada de Era do Jazz e é baseado numa história original escrita pelos cineastas John Musker e Ron Clements (A Pequena Sereia/Aladdin/Hercules), que também assinam a direção do filme. Na cópia original, vozes de atores conhecidos como John Goodman, Keith David, Angela Bassett e Jenifer Lewis.A apresentadora da TV americana Oprah Winfrey dubla Eudora, mãe da princesa Tiana, a protagonista. Na produção, o filme retomou a realização do desenho animado, sem utilização direta de recursos de computador, como uma forma de manter a tradição e o estilo dos grande filmes da Disney.O filme será exibido em copias dubladas.
“Embarque Imediato” conta a história de Wagner, um jovem brasileiro que sonha em morar no exterior, onde tudo parece mais fácil. Justina é uma mulher que já morou fora e procura orientar Wagner a lutar por seus sonhos, mas com um pé na realidade. No elenco, Marília Pêra, Jonathan Haagensen, José Wilker e Sandra Pêra.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. Lua Nova 2. 2012 3. Atividade Paranormal4. Planeta 515. Abraços Partidos 6. Julie & Julia 7. Os Fantasmas de Scrooge8. 500 Dias Com Ela 9. É Proibido Fumar 10. Do Começo ao Fim

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. O Lado Cego 2. Lua Nova 3. Entre Irmãos 4. Os Fantasmas de Scrooge 5. Surpresa em Dobro6. Assalto ao Carro Blindado 7. 2012 8. Ninja Assassino 9. Planeta 5110. Estão todos Bem

SUPERNOVAS
*A adaptação para os cinemas “Percy Jackson: O Ladrão de Raios” (foto) ganhou um novo cartaz disponível na internet. O filme será lançado no Brasil no dia 12 de Fevereiro de 2010.Chris Columbus (Harry Potter) dirige, baseado no romance infantil “The Lighting Thief” de Rick Riordan. Na história, garoto de 12 anos, Perseu "Percy" Jackson, descobre ser filho de Poseidon, o deus do mar. É quando ele embarca numa aventura a fim de travar uma nova batalha entre os Deuses. No elenco, Pierce Brosnan, Uma Thurman e Sean Bean.
*A DreamWorks adquiriu os direitos de duas séries de histórias em quadrinhos da Oni Press, “The Damned” e “Courtney Crumrin”, para que sejam produzidas em breve. “The Damned” é um suspense com gângsteres e uma pitada de sobrenatural sobre duas gangues rivais que precisam unir forças para vencer uma quadrilha de demônios que estão atacando sua cidade. Já “Courtney Crumrin” é sobre uma desajustada que se muda com seus pais, alpinistas sociais, para a mansão assombrada de seu tio e encontra coisas mágicas na biblioteca.
*Hugh Jackman (X-Men Origens: Wolverine), Robert Pattinson (Crepúsculo) e Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) assinaram contrato para estrelar o primeiro filme dirigido pela atriz Madeleine Stowe (Short Cuts).O drama de época “Unbound Captives” se passa nos EUA, em 1865, e acompanha uma mulher (Weisz) que tem o marido assassinado por um grupo Comanche.
*O diretor britânico Paul Greengrass, que dirigiu “A Supremacia Bourne” e “O Ultimato Bourne”, anunciou na última semana que não iria mais dirigir o quarto filme da franquia. Com a ausência de Greengrass, o ator Matt Damon anunciou em entrevista à imprensa americana que também não vai retornar à franquia, a menos que Greengrass retorne ao projeto. O filme, que tinha estreia prevista para 2010, foi adiado para 2011. O novo filme não será baseado em um livro do criador do personagem, Robert Ludlum. Dessa vez, terá um roteiro original.
*A Disney já trabalha na refilmagem da ficção científica espacial “O Abismo Negro”, lançado em 1979 com direção de Gary Nelson. A ideia é atualizar a história da tripulação da USS Palomino, que localiza uma nave perdida, a USS Cygnus, próxima a um buraco negro. A trama foi inspirada na obra “20.000 Léguas Submarinas” criada pelo escritor francês Júlio Verne, em 1870.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA/DVD
“ARRASTA-ME PARA O INFERNO” de Sam Raimi. Christine é funcionária de um banco e que tem a ambição de ser promovida e por isso procura fazer tudo que o seu chefe pede. Ao atender uma misteriosa cliente, ela demonstra firmeza e frieza ao negar a extensão de um financiamento da casa própria da cliente. Mas misteriosa mulher então joga uma poderosa maldição em Christine, transformando sua vida num inferno, sendo perseguida por um espírito maligno. “Arrasta-me para o Inferno” é um retorno as origens do cineasta Sam Raimi que iniciou sua carreira com filmes de terror simples e criativos que até hoje são cultuados, como “A Morte do Demônio” e sua sequência, “Uma Noite Alucinante”. A simplicidade e a utilização de elementos básicos dos filmes de terror dos anos 60 e 70 somados a uma modernidade na linguagem utilizada pelo diretor na época, foram elementos que mais se destacaram nestes trabalhos e que depois de certa forma Raimi perdeu ao dirigir projetos de altos orçamentos como “Homem-Aranha”. Os filmes de baixo orçamento normalmente exigem mais criatividade do diretor e por isso também Raimi se destacou no início dos anos 80 chegando a fazer um excelente filme também na década de 90, “Darkman”. Agora, numa trama até certo ponto previsível, Raimi surpreende pela forma como conta esta história de maldição. O filme vai sendo construído sem violências exageradas e procurando seguir um caminho que surpreenda o espectador com suas reviravoltas. Mas até certo ponto o filme provoca ao mesmo tempo espanto e riso, propositalmente, como nos primeiros filmes de Raimi, ou seja, “Arrasta-me para o Inferno” é um filme que em certos momentos é uma paródia do próprio gênero de terror que por mais óbvio que seja hoje, tem seus eternos fãs que aqui poderão matar um pouco da saudade de ver um diretor inteligente que longe das grandes produções, sabe tirar o melhor proveito de um gênero desgastado e sem novidades.

+ LOCADOS
1)Up - Altas Aventuras
2)O Exterminador do Futuro: A Salvação
3)Harry Potter e o Enigma do Príncipe
4)A Proposta
5)Inimigos Públicos
6)Star Trek
7)Intrigas de Estado
8)Arraste-me Para o Inferno
9)Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
10)Marido Por Acaso

Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Psicose” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dias 12 e 14/12), “Asas” de William Wellman (Telecine Cult – Dias 15/12), “Lenny” de Bob Fosse (Telecine Cult – Dia 15/12), “Amor à Flor da Pele” (foto) de Wong Kar-Wai (Telecine Cult – Dias 15 e 17/12), “Ventos da Liberdade” de Ken Loach (Telecine Cult – Dia 16/12), “Patton : Herói ou Rebelde” de Franklin J. Schaffner (Telecine Cult – Dia 16/12), “Passagem para India” de David Lean (Telecine Cult – Dia 18/12) e “Katyn” de Andrzej Wajda (Telecine Cult – Dias 19 e 22/12).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 14/12 em parceria com a ACCPA, o filme “O Anjo Exterminador” de Luís Buñuel. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. No dia 21/12, fechando as ações de 2009 no cineclube, será exibido “Adorável Vagabundo” de Frank Capra.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 15/12 será exibido o nacional “O Cineastas da Selva”e. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do curta-metragem “Chama Verequete” de Luiz Arnaldo e Rogério Parreira. A entrada é franca com sessões às 18:30 e 19:00 h. Na Sessão Aventura, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h, mais dois episódios do seriado “As Aventuras do Capitão Marvel” e o longa metragem “O Homem Leopardo”, produção de 1943 de Jacques Tourneur. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Bastardos Inglórios”. O filme será exibido hoje às 19:30 h. Na Sessão Cult, promovida pela ACCPA, fechando as ações da associação no Cine Líbero em 2009 será exibido no dia 19/12, sábado, o clássico “Uma Noite na Ópera” com os irmãos Marx. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23