domingo, 27 de dezembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 27/12/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é “Xuxa e o Mistério de Feiurinha”.
“Xuxa e o Mistério da Feirinha” é uma adaptação do livro com o mesmo nome, escrito por Pedro Bandeira. Princesas famosas de livros e filmes clássicos, como Branca de Neve, Cinderela, Bela Adormecida, Rapunzel e Bela, são convocadas quando Chapeuzinho Vermelho comunica o desaparecimento da princesa Feiurinha. No elenco do filme, Xuxa Meneghel, Sasha Meneghel, Bernardo Mesquita, Bruna Marquezine, Angélica, Luciano Huck, Luciano Szafir e Giulia Gam. A direção é de Tizuka Yamazaki que já dirigiu outros trabalhos de Xuxa para o cinema. Uma curiosidade : cerca de 6.000 candidatos se inscreveram no concurso que definiu o ator Bernardo Mesquita como o protagonista do filme.
Continua em exibição no circuito: “Avatar” de James Cameron, “Lua Nova”, “Atividade Paranormal” e “2012”.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1)Avatar
2."Lua Nova"
3. "2012"
4. "Atividade Paranormal"
5. "A Princesa e o Sapo"
6. "Planeta 51"
7. "Os Abraços Partidos"
8. "O Amor pede Passagem"
9. "Julie & Julia"
10. "500 dias com Ela"

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1) Avatar
2. A Princesa e o Sapo
3. O Lado Cego
4. Invictus
5. A Saga Crepúsculo: Lua Nova
6. Os Fantasmas de Scrooge
7. Entre Irmãos8. 2012
9. Surpresa em Dobro
10. Assalto ao Carro Blindado

SUPERNOVAS
*O Prêmio Cecil B. DeMille de 2010 será oferecido para o diretor americano Martin Scorsese (foto)(Taxi Driver/Os Infiltrados) na cerimônia do 67º Globo de Ouro. O prêmio será entregue por dois atores que já trabalharam com o cineasta: Robert De Niro e Leonardo DiCaprio.
*Faleceu semana passada a atriz JenniferJones que era considerada uma das maiores atrizes de Hollywood durante as décadas de 40 e 50. Suas atuações em "Desde que Partiste" (1944), "Um Amor em Cada Vida" (1945), "Duelo Ao Sol" (1946) e "Suplício de uma Saudade" (1955) mereceram indicações ao “Oscar”. Recentemente, a ACCPA exibiu na sessão Cinemateca um de seus filmes mais conhecidos, “A Canção de Bernadete”.
*Laurence Fishburne (trilogia 'Matrix') se juntou a Adrien Brody, Danny Trejo, Alice Braga e Walton Goggi no elenco principal de “Predadores”, refilmagem de “O Predador”, produção de 1987 com Arnold Schwazenegger. Adrien Brody, vencedor do “Oscar” de melhor ator por “O Pianista” de Roman Polansky, foi convocado para viver um herói que luta contra alienígenas.A produção deve começar nas próximas semanas.
* Caso não haja mudanças de última hora, a primeira sala com projeção 3D de Belém, deverá estar pronta até a segunda quinzena de janeiro. A sala será no Moviecom Pátio Belém e não será uma sala exclusiva em filmes de 3D, exibindo também filmes em película. Caso “Avatar” ainda esteja em exibição no circuito, é possível que o filme seja exibido em 3D.
* Chegando 2010, nossa capital deve ganhar mais 7 salas de cinemas do grupo mexicano Cinepólis, dentro do Boulevard Shopping. Pelas informações que recebi, a inauguração das salas de cinema deverão acontecer entre março ou abril.
*A distribuidora Versátil pretende lançar ano que vem uma edição especial definitiva do clássico do cinema francês “O Boulevard do Crime”, produção de 1945 dirigida por Marcel Carné. Outro lançamento importante da Versátil para ano que vem é “Lola Montes” de Max Olphus,, em versão restaurada.
*Depois do sucesso de filmes baseados na vida de pessoas famosas no Brasil como Zezé Di Camargo & Luciano e Lula , o apresentador de TV Silvio Santos poderá ser o próximo a ganhar um filme contando a sua história. O longa deverá ser lançado no segundo semestre de 2010. O longa será ser baseado no livro "A Fantástica História de Silvio Santos", do jornalista Arlindo Silva. A ideia é lançar o filme dia 12 de dezembro de 2010, quando Silvio completará 80 anos.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.
* Feliz 2010 para todos!

MELHORES FILMES DE 2009 – Lista Individual
Seguindo uma tradição de várias décadas, no último dia 23/12, a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pára) reuniu os críticos associados para a votação dos melhores filmes do ano. Hoje, estou publicando minha relação individual apresentada na reunião do dia 23. Na semana que vem, estarei divulgando a relação dos melhores do ano de acordo com a votação final da ACCPA. 2009 foi um ano de muitos filmes de alto nível que chegaram a Belém pelo circuito comercial, circuito alternativo e pelo projeto Moviecom Arte. Vários filmes mereceram destaque. Por isso, este ano, tive dificuldades de escolher apenas 10 filmes como os melhores do ano. Confira a minha relação completa dos melhores do cinema em 2009:

MELHORES FILMES DO ANO – 2009
1) “ALEXANDRA” de Aleksandr Sokurov
2)”GRAN TORINO” de Clint Eastwood
3) “O SOL” de Aleksandr Sokurov
4) “AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO” de Miguel Gomes
5)”O SILÊNCIO DE LORNA” de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
6)”AMANTES” de James Gray
7)”INIMIGOS PÚBLICOS” de Michael Mann
8)”BASTARDOS INGLÓRIOS” de Quentin Tarantino
9)”SINEDÓQUE NOVA IORQUE” de Charlie Kauffman
10) “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA” de Laurent Cantet

Diretor: Aleksandr Sokurov (Alexandra)
Ator : Joaquin Phoenix (Amantes)
Atriz: Galina Vishnevskaya(Alexandra)
Ator Coadjuvante: Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)
Atriz Coadjuvante: Marisa Tomei (O Lutador)
Montagem: ”Aquele Querido Mês de Agosto”
Cenografia: “O Sol”
Fotografia: ”Alexandra”
Trilha Sonora: “Bastardos Inglórios”
Canção Original: “Up”
Figurino: “Inimigos Públicos”
Roteiro Original: “Alexandra”
Efeitos Especiais:”Avatar”
Melhor Animação : “Up – Altas Aventuras”
Melhor Documentário : “Um Táxi para a Escuridão” de Alex Gibney
Prêmio ACCPA : Destaque Especial do Ano - Cinema Brasileiro : “Moscou” de Eduardo Coutinho

AGENDA DA SEMANA
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do “Milagre na Rua 34” de George Seaton. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão AVENTURA, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h mais dois episódios do seriado “As Aventuras do Capitão Mervel” e como programa principal “O Homem dos Olhos de Raio X” com Ray Milland no elenco. A entrada é franca.
- Cine Estação: Volta a ser exibido o filme “Amantes” de James Gray, um dos melhores filmes do ano. O filme será exibido dia hoje às 10h, 18h e 20h30, dia 28 de dezembro (segunda): às 18h e 20h30 e dia 29 de dezembro (terça); às 18h e 20h30 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23