quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 06/11/09


CINE-TROPPOMarco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é filme “Atividade Paranormal”.
“Atividade Paranormal” é uma produção independente atraiu o interesse da Paramount Pictures para distribuição mundial. O filme custou menos de $50 mil dólares e basicamente segue a diretriz do “cinema verdade” do filme “A Bruxa de Blair”, onde uma situação real é colocada ao espectador que interpreta a história de forma mais realista. Aqui, Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer. Por isso, eles resolvem filmar tudo a noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que as atividades paranormais normalmente acontecem com maior freqüência. Na medida que as filmagens vão revelando fatos estranhos ao casal, a tensão vai aumentando indo em direção a um final esperado. A direção é de Oren Peli, que acabou fazendo um filme interessante dentro de um gênero onde raramente temos muita qualidade.
Das continuações, “Lua Nova” e “2012” continuam em exibição com grande freqüência do público. E voltando ao cartaz depois de ser exibido no circuito comercial, temos “Bastardos Inglórios” de Quentin Tarantino com Brad Pitt no elenco. O filme agora está sendo exibido no Cine Líbero Luxardo às 19:30, de quinta à domingo, até o dia 13/12.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1. A Saga Crepúsculo: Lua Nova 2. 2012 3. Planeta 51 4. Julie & Julia 5. Os Fantasmas de Scrooge 6. Do Começo ao Fim7. (500) Dias com Ela 8. Código de Conduta 9. A Trilha 10. Besouro

BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. Lua Nova 2. O Lado Cego 3. 2012 4. Surpresa em Dobro 5. Os Fantasmas de Scrooge 6. Ninja Assassino 7. Planeta 51 8. Preciosa 9. O Fantástico Sr. Raposo 10. The Men Who Stare at Goats

SUPERNOVAS
*O The Hollywood Reporter fez uma lista com os dez melhores filmes desta década. O primeiro lugar ficou com “Cartas de Iwo Jima”, de Clint Eastwood (Gran Torino). Confira a relação completa de filmes: 1. Cartas de Iwo Jima (2006),2. Voo United 93 (2006),3. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), 4. Sob a Névoa da Guerra (2003),5. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (2007),6. Longe do Paraíso (2002),7. Divine Intervention (2002),8. Caché (2005),9. O Escafandro e a Borboleta (2007) e10. A Fita Branca (2009).
*Quentin Tarantino voltou a afirmar que tem planos para uma sequência de “Bastardos Inglórios” já que o roteiro original era muito grande. Segundo declarações de Tarantino, ele está muito intrigado em levar os personagens a partir do que acontece antes e depois do filmes.
*”Avatar” de James Cameron será o primeiro filme a ser exibido em 3D legendado nos cinemas nacionais.Além das cópias legendadas, também haverá exibições de cópias dubladas.”Avatar” é um dos filmes mais aguardados do ano. O longa, que tem foco na história de um soldado paraplégico que transpõe sua mente para o corpo de um alienígena. A nova produção do diretor de “Titanic” tem estréia mundial no dia 18 de dezembro de 2009.
* A Warner Bros. vai lançar nos EUA uma caixa de DVDs contendo 34 filmes do diretor Clint Eastwood (Gran Torino). A caixa terá 19 discos contendo 34 obras dirigidas ou estreladas por Eastwood (como a franquia “Dirty Harry” e os vencedores do “Oscar” “Os Imperdoáveis” e “Menina de Ouro”), além do documentário “Eastwood Factor”, realizado pelo crítico Richard Schickel. A caixa chegará ao mercado americano no dia 16 de fevereiro. No Brasil, o lançamento não está confirmado.
*E a Sony não para de querer faturar com a fama de Michael Jackson. Após lançar o filme/show “Michael Jackson This is It” agora a distribuidora quer relançar o filme em 3 D em 2010. Quem vu o filme pôde perceber imagens do novo clipe da música “Thriller” que já faziam uso da tecnologia 3 D. Sendo assim, a empresa pretende transformar o show todo para 3D e relançá-lo em 2010.
*A imprensa americana revelou esta semana que Pedro Almodóvar (Abraços Partidos) e Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) vão apresentar a entrega da estatueta de Melhor Filme Estrangeiro no próximo “Oscar”.A principal premiação da indústria americana de cinema acontecerá em 7 de março de 2010.
*”'Amanhecer”, quarto filme da série “Crepúsculo”, provavelmente será divido em dois filme pelo fato do livro ser muito grande e com muitos acontecimentos. Dessa forma, a produtora repetirá o que foi decidido em relação ao último filme de Harry Potter, que também foi dividido em dois longa-metragens.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

8º FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS
Para fechar o Ano da França no Brasil, 7 capitais brasileiras recebem de 4 a 11 de dezembro, a 8ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês. O evento recebe o apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, assim como do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo à Cultura. Pelo sexto ano consecutivo, a Essilor-Varilux é o principal patrocinador do maior Festival de Cinema Francês do Brasil. Nesta edição e pela primeira vez, toda exibição será em formato digital, simultaneamente nas salas de 14 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Natal, Goiânia, Belém e Campinas. Veja os filmes da programação também no site www.festivalvarilux.com. Em Belém, o festival será exibido no Moviecom Castanheira, Sala 04, com uma sessão diária às 22 h.
Programação:
Dia 04/12 - “Mais que o Máximo” (Coco)
De Gad Elmaleh/França, 2009, 95 min
Sinopse:Aos 40 anos de idade, Coco é um exemplo de sucesso. Há 15 anos, imigrou para a França sem um centavo e agora, graças à invenção de uma água vibrante, tornou-se um rico empresário. Mas sua grande recompensa ainda está por vir: o Bar Mitzvah de seu filho Samuel. Por isso, ele concentra todas as suas energias na organização do que considera o evento nacional do ano. Coco, no entanto, fica tão obsessivo em impressionar todo mundo que se aproxima da loucura. Sem perceber, ele faz sua mulher, sua mãe e mesmo seu querido filho gradualmente se distanciarem.
Dia 05/12 - “Um Segredo em Família” (Un Secret)
De Claude Miller/França, 2007, 106 min
Sinopse :Pouco depois da Segunda Guerra, ao completar 15 anos, o solitário François vai descobrir um obscuro segredo e enfrentar verdades que encobrem as aparências de sua rede familiar. Ele inventa um irmão e imagina o passado de seus pais numa viagem atribulada, que tem como pano de fundo o nazismo e a deportação dos judeus. E, como conflitos, os sentimentos naturais da existência – o desejo, a paixão, o amor e a capacidade de recuperação.
Dia 06/12 - “A Riviera não é aqui” (Bienvenue chez les Ch´tis)
De Dany Boon/França, 2008, 106 min
Sinopse :Philippe Abrams é diretor de uma agência dos correios em Salon-de-Provence no sul da França. Ele é casado com Julie, cuja natureza depressiva torna a vida dele impossível. Para agradá-la, Philippe monta uma fraude para obter uma transferência para a Côte d´Azur (a Riviera Francesa), mas é desmascarado e acaba sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade no norte do país. Para os Abrams, sulistas cheios de preconceitos, o Norte é um horror, uma região gelada e povoada por pessoas que falam um dialeto incompreensível, o “cheutimi”. Sem opção, Philippe embarca sozinho e descobre que Bergues não é tão ruim assim.
Dia 07/12 - “Entre os muros da Escola” (Entre les murs)
De Laurent Cantet/França, 2007, 128 min
Sinopse :François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estivesse em um bairro cheio de conflitos. Os mestres têm boas intenções e desejo em oferecer uma boa educação aos seus alunos, mas por causa das diferenças culturais - microcosmo da França contemporânea - esses jovens podem acabar com todo o entusiasmo. François quer surpreender os alunos ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos. Palma de Ouro em 2008. Indicado ao Oscar.
Dia 08/12 -“Uma Garota Dividida em Dois (La fille coupée en deux)De Claude Chabrol/França / Alemanha, 2007, 115 min
Sinopse:Gabrielle trabalha no canal de televisão a cabo local. Um dia ela conhece o grande escritor Charles Saint-Denis (François Berléand), durante o evento de promoção do novo livro dele. Homem bem-apessoado e reconhecido, ele não encontra dificuldades em seduzir a jovem, apesar de ser casado e trinta anos mais velho. Aos poucos, no entanto, percebe que se apaixonou profundamente e que terá que disputar seu amor com Paul (Benoît Magimel), um jovem milionário e desequilibrado.
Dia 09/12 - “Crimes de Autor” (Roman de gare)
De Claude Lelouch/França, 2007, 103 min
Sinopse :Judith Ralitzer é uma escritora popular, que está em busca de personagens para seu próximo livro. Paralelamente, um serial killer fugiu de um presídio de segurança máxima e Huguette, a cabeleireira de um luxuoso salão de Paris, decide mudar de vida. Os destinos deles se encontrarão, mudando a vida de todos.
Dia 10/12 - “Mais tarde, você vai entender... “(Plus tard tu comprendras)
De Amos Gitai/França /Alemanha / Israel, 2008, 90 min
Sinopse :Rivka, senhora judia que vive rodeada de objetos do passado, prepara o jantar para seu filho Victor, enquanto acompanha na televisão o julgamento de Klaus Barbie. O ano é 1987, e o ex-líder da Gestapo, conhecido como o “açougueiro de Lyon”, finalmente enfrenta a justiça por seus crimes no Holocausto. Em seu escritório, Victor trabalha organizando os documentos e cartas que contam a história de sua família e também assiste ao julgamento. É quando Rivka reconhece na TV a voz de uma das testemunhas, a voz de um sobrevivente, que despertará emoções profundas entre mãe e filho.

+ LOCADOS
1)O Exterminador do Futuro: A Salvação
2)Up - Altas Aventuras
3)Harry Potter e O Enigma do Príncipe
4)A Proposta
5)Star Trek
6)Marido Por Acaso
7)Inimigos Públicos
8)Meu Trabalho É Um Parto
9)Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
10)Adrenalina 2: Alta Voltagem
Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Um Homem Perdido” de Daniele Arbid (Telecine Cult – Dia 06/12), “Mistérios e Paixões” de David Cronenberg (Telecine Cult – Dias 06 e 08/12),”Metropólis” de Fritz Lang (Telecine Cult – Dia 06/12), “O Cão Branco” de Samuel Fuller (Telecine Cult – Dias 07 e 09/12),”Dias Selvagens” de Wong Kar-Wai (Telecine Cult – Dia 09/12), “Manhattan” de Woody Allen (Telecine Cult – Dias 09 e 11/12), “Alice nas Cidades” de Win Wenders (Telecine Cult – Dias 09 e 12/12) e “Maria Cheia de Graça” de Joshua Marston (Telecine Cult – Dia 10/12).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 14/12 em parceria com a ACCPA, o filme “O Anjo Exterminador” de Luís Buñuel. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. No dia 21/12, fechando as ações de 2009 no cineclube, será exibido “Adorável Vagabundo” de Frank Capra.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 08/12 será exibido “O Pagador de Promessas” de Anselmo Duarte. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Em exibição até o dia 08/1, você pode conferir o curta-metragem paraense “Chama Verequete” de Luiz Arnaldo e Rogério Parreira. A entrada é franca com sessões às 18:30 e 19 h.
- Cine Líbero Luxardo: Está de volta ao circuito exibidor o filme de Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios”. O filme será exibido hoje no Cine Líbero Luxardo às 19:30 h voltando a ser exibido do dia 10 ao dia 13/12. Na Sessão Cult, promovida pela ACCPA, fechando as ações da associação no Cine Líbero em 2009 será exibido no dia 19/12 o clássico “Uma Noite na Ópera” com os irmãos Marx. Entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23