domingo, 20 de dezembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 20/12/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, a única estréia da semana é “Avatar”.
“Avatar” é o primeiro longa-metragem de ficção de James Cameron desde o sucesso mundial de “Titanic”(1997) e o primeiro filme em 3D do cineasta que tem em sua filmografia sucessos como “Aliens O Resgate” e “O Exterminador do Futuro”(1 e 2). Nesta super-produção, no futuro, Jake Sully (Sam Worthington) é um ex-militar paraplégico que é levado a outro planeta, Pandora, habitado pelo povo Na vi, raça humanóide com língua e cultura próprias. É nesse lugar que ele lutará pela própria sobrevivência e pela vida dessas estranhas criaturas. “Avatar” tem uma série de detalhes que vem circulando pela imprensa e internet que transformaram o filme num evento antes mesmo de estrear nos cinemas. Vamos para algumas curiosidades do filme:
- O filme teria teria custado em torno de US$ 500 milhões, entre orçamento do longa as ações de marketing. É o valor mais alto de um filme hollywoodiano.
- É o primeiro filme a ser exibido com tecnologia 3D legendado.
- O filme foi feito no hangar em que Howard Hughes construiu seu aeroplano de madeira, e se ambienta no futuro e grande parte da ação se passa no mítico planeta Pandora.
- O diretor James Cameron decidiu começar o projeto após ver a perfeição atingida pelo personagem digital Gollum, em “O Senhor dos Anéis”.
- Inicialmente, “Avatar” chamava-se “Project 880'.”
- “Avatar” tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica.
O filme será lançado em cópias legendadas e dubladas e segundo as expectativas dos produtores e distribuidores, deverá representar um revolução na forma de se fazer filmes. Em Belém, não teremos a oportunidade ainda de ver o filme em 3D. Vamos conferir.

BILHETERIA DA SEMANA / BRASIL
1."Lua Nova"
2. "2012"
3. "Atividade Paranormal"
4. "A Princesa e o Sapo"
5. "Planeta 51"
6. "Os Abraços Partidos"
7. "O Amor pede Passagem"
8. "Julie & Julia"
9. "Embarque Imediato"
10. "500 dias com Ela"


BILHETERIA DA SEMANA / EUA
1. A Princesa e o Sapo
2. O Lado Cego
3. Invictus
4. A Saga Crepúsculo: Lua Nova
5. Os Fantasmas de Scrooge
6. Entre Irmãos
7. 2012
8. Surpresa em Dobro
9. Assalto ao Carro Blindado
10. Ninja Assassino

SUPERNOVAS
*A 22ª edição do” European Film Awards” teve seus vencedores divulgados. A premiação ocorreu na Alemanha, no último dia 12.Confira a lista de premiados:Filme do Ano: “Fita Branca”(foto) (Das Weisse Band / The White Ribbon),Diretor do Ano: Michael Haneke (Fita Branca).Ator do Ano: Tahar Rahim, Um Profeta (Un Prophète / A Prophet),Atriz do Ano: Kate Winslet, “O Leitor”, Roteiro do Ano: “Fita Branca” ,Prêmio Carlo di Palma 2009: Anthony Dod Mantle, por “Anticristo” e “Quem Quer Ser Um Milionário”, Prix D''Excellence: Brigitte Taillander, Francis Wargnier, Jean-Paul Hurier e Marc Doisne, pela trilha de “Um Profeta”, Compositor do Ano: Alberto Iglesias, por “Abraços Partidos” (Los Abrazos Rotos / Broken Embraces), Categoria Discovery 2009: Katalin Varga, de Peter Strickland,Animação do Ano: “Mia and The Migoo” (Mia et le Migou), Curta do Ano: “Poste Restante” de Marcel Lozinski, Documentário do Ano: “The Sounds of The Insects - Record of a Mummy” e Escolha Popular do Melhor Filme do Ano: “Quem Quer Ser Um Milionário”.
*"Amor Sem Escalas" com George Clooney no papel de um homem que ganha a vida despedindo pessoas, recebeu seis indicações - incluindo a de melhor drama - ao “Globo de Ouro” nesta semana, marcando o início da temporada de premiações em Hollywood."Amor Sem Escalas" teve o maior número de indicações, seguido pelo musical "Nine", com cinco, entre elas por melhor musical ou comédia. A aventura de ficção científica "Avatar" e "Bastardos Inglórios", de Quentin Tarantino, foram citados em quatro categorias cada, incluindo a de melhor drama. Completam os filmes indicados ao “Globo de Ouro”, o filme "Guerra ao Terror", sobre a guerra no Iraque, e o drama urbano "Preciosa".
* No próximo dia 23. os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) estarão se reunindo para escolher os melhores filmes do ano numa tradição de várias décadas que está cada vez mais forte. "Alexandra" de Sokurov e "Gran Torino" de Clint Eastwood poderão estar na relação final dos melhores do ano. Posteriormente, estarei publicando no Cine Troppo a relação completa dos melhores de 2009.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.
* Feliz Natal para todos!

CRÍTICA/Cinema
“ATIVIDADE PARANORMAL”
de Oren Peli. Com Katie Featherston e Micah Sloat.Desde criança Katie (Katie Featherston) ouve ruídos estranhos e tem sensações inesperadas. Já adulta, ela agora mora com seu namorado Micah (Micah Sloat) e o que acontecia quando pequena, volta a ser repetir na nova casa. Seu namorado não acredita nas histórias que ela conta e resolve usar uma câmera para gravar tudo o que acontece enquanto eles dormem e vivem dentro da casa. E o que era para ser apenas uma forma de esclarecer um mistério, torna-se uma experiência intrigante e assustadora. Esta é a sinopse deste filme independente que custou menos de U$ 20 mil dólares e que de repente virou uma grande sensação na internet, nos cinemas e nos bate-papos entre os cinemaníacos. Na realidade, o filme não tem nada de novo mais renova o tão gastado gênero do suspense e do terror que nos últimos anos só tem apresentando filmes onde a violência e o sangue dão são a essência da história. Aqui, o diretor valoriza até o extremo a sua idéia : causar o medo e o interesse da platéia em cima de algo que pode aparecer ou não diante da câmera, assim como foi brilhantemente com “A Bruxa de Blair” (1997). Afinal, o fato de não mostrar diretamente o que está acontecendo dentro de um enredo que provoca o imaginário das pessoas e que pode ser passível de ser verdade de acordo com a experiência pessoal de cada espectador, é o grande segredo do filme. O que não se vê, se imagina, dá medo. O susto, é do momento, daquela hora, daquela cena e em “Atividade Parnormal” o que assusta não é o que se vê, mas o que se imagina. O diretor Orem Peli simplificou todos este elementos num filme inteligente que provoca e abre um espaço de destaque sem ser necessariamente original, dentro de um gênero que necessita de novidades.Além disso, tudo o que acontece no filme, pode ser verdade e é exatamente dentro deste raciocínio que o filme conquista quem o vê pela cenas simples, diretas, assustadoras e muita vezes pouca reveladoras, mas que no fundo, incomodam e acabam seguindo a gente, depois que o filme acaba. E é este tipo de reação que faz com que o diretor tenha a sensação que acertou no seu trabalho.Por isso, “Atividade Paranormal” merece ser visto.

+ LOCADOS
1. Up - Altas Aventuras
2. O Exterminador do Futuro: A Salvação
3. Inimigos Publicos
4. A Proposta
5. Força G
6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe
7. Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas
8. Intrigas de Estado
9. Transformers: A Vingança dos Derrotados
10. Imagine Só
Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“O Jovem Frankenstein” de Mel Brooks (Telecine Cult – Dia 20/12), “Caché” de Michael Haneken (Telecine Cult – Dis 20 e 22/12), “O Anjo Azul” de Josef Von Sternberg (Telecine Cult – Dia 21/12), “Imitação da Vida” de Douglas Sirk (Telecine Cult – Dia 22/12), “Se Meu Apartamento Falasse” de Billy Wilder (Telecine Cult – Dias 20 e 22/12), “Movimento Falso” de Win Wenders (Telecine Cult – Dias 23 e 26/12) e “Viajem a Darjeeling” (foto) de Wes Anderson (Telecine Cult – Dia 24/12)

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã dia 21/12 em parceria com a ACCPA, o filme “Adorável Vagabundo” que encerra as atividades no cineclube este ano. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. .
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 22/12 será exibido o clássico “A Felicidade não se Compra”. O filme será exibido às 18:30 h com entrada franca, mantendo a tradição da ACCPA de se exibir este belo filme de Frank Capra nesta época do ano. O CC Pedro Veriano fica na Casa da Linguagem (Assis de Vasconcelos com Nazaré).
- Espaço Municipal Cine Olympia: Hoje é o último dia de exibição do “Milagre na Rua 34” de George Seaton. A entrada é franca com sessão às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) será exibido hoje às 16h, o filme “Adorável Avarento” com Albert Finney. A entrada é franca.
- Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Bastardos Inglórios”. O filme será exibido hoje às 17 h. Na Sessão Cult, promovida pela ACCPA, fechando as ações da associação no Cine Líbero em 2009 será exibido no dia 26/12, sábado, o clássico “Uma Noite na Ópera” com os irmãos Marx. Entrada franca

Um comentário:

Unknown disse...

Marco Antônio,acompanho seu blog e havia pensado em sugerir que você fizesse comentários com relação aos filmes que se encontram em cartaz nos cinemas de Belém.Que bom encontrar seu comentário sobre o filme "Atividade Paranormal"! Assisti uma avaliação do filme feita por um crítico cinematográfico paulista,que praticamente execrou o filme.
Você, pelo contrário,fez uma análise muito rica do filme mostrando o porquê do sucesso de bilheteria alcançado.
ultimamente não venho mais assistindo filme de terror pelos excessos que apresentam.
Abraços.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23