segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 08/11/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “O Visitante”, “Os Fantasmas de Scrooge”, “Código de Conduta”, “Jogos Mortais VI” e “Aquele Querido Mês de Agosto”.
“O Visitante” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Um professor de Economia precisa ir a Nova York para uma conferência. Porém, descobre que tem um casal de imiograntes ilegais morando em seu apartamento. Após um período de desentendimentos, o professor acaba propondo abrigo para eles em seu apartamento. O filme teve uma indicação ao “Oscar” de melhor ator (Richard Jerkins).
“Os Fantasmas de Scrooge” tem na direção Robert Zemeckis (Naúfrago). Na véspera de Natal, três fantasmas - do Passado, do Presente e do Futuro - visitam um homem que não acredita no espírito natalino. No elenco, Jim Carrey).
Em “Código de Conduta”, um pai de família testemunha sua esposa e filha serem assassinadas. Um dos culpados ganha liberdade graças a um acordo com um promotor. Anos depois, o assassino é encontrado morto e ele é preso mesmo sem provase. Agora, seu único objetivo é denunciar o corrupto sistema judicial. Gerard Butler (300) e Jamie Foxx(Ray) estão no elenco.
“Jogos Mortais VI” é o sexto filme da série do vilão Jigsaw. O detetive Hoffman surge como herdeiro do legado do assassino. Entretanto, quando o FBI reforça suas investigações em torno de Hoffman, ele coloca em prática mais um jogo mortal.
“Aquele Querido Mês de Agosto” é um dos filmes mais elogiados do ano. Em Portugal, o mês de agosto é marcado por uma série de festividades. Apenas com o desejo de fazer um filme sobre o assunto, o diretor parte com sua equipe em busca de um roteiro e atores dispostos a interpretar os personagens. Enfrentando diversas dúvidas, é criada a história de um triângulo amoroso formado por um homem, sua filha e o primo da moça.

TOP 10 BRASIL
1. Michael Jackson's This Is It 2. Tá Chovendo Hambúrguer 3. Besouro 4. Bastardos Inglórios 5. Substitutos 6. A Verdade Nua e Crua 7. Distrito 9 8. Matadores de Vampiras Lésbicas 9. Se Beber, Não Case 10. Coco Antes de Chanel

TOP 10 EUA
1. Michael Jackson's This is It 2. Atividade Paranormal 3. Código de Conduta 4. Encontro de Casais5. Onde Vivem os Monstros 6. Jogos Mortais 6 7. Astro Boy 8. O Padrasto 9. Cirque du Freak: O Aprendiz de Vampiro 10. Amélia

SUPERNOVAS
* Uma enquete com participação de 4 mil cinéfilos foi feita nos EUA para eleger os melhores filmes de animação de todos os tempos. 'Toy Story' conquistou o primeiro lugar. Veja a relação completa 1. Toy Story 2. Shrek3. O Rei Leão 4. Procurando Nemo 5. A Era do Gelo 6. Mogli: O Menino das Selvas 7. Monstros S.A.8. A Bela e a Fera 9. Bambi 10. Aladdin11. Branca de Neve e os Sete Anões 12. 101 Dálmatas 13. Uma Cilada Para Roger Rabbit14. Era Uma Vez em Watership Down 15. Wall-E 16. Fantasia 17. O Estranho Mundo de Jack 18º A Pequena Sereia 19. Cinderella 20. Alice no País das Maravilhas
*O diretor Kenny Ortega revelou esta semana que os extras do DVD do documentário sobre Michael Jackson, 'This Is It', terá entre duas e três horas de duração.A versão que atualmente é exibida nos cinemas tem 105 minutos. O DVD, que inicialmente seria lançado em Dezembro, foi adiado para 2010 e trará as versões completas dos clipes de “Thriller” e “Smooth Criminal”.
*A 20th Century Fox confirmou que Ridley Scott (Alien/Cruzadas/Blade Runner/O Gangster) vai retornar ao cargo de diretor da franquia “Alien”, em uma pré-sequência do original realizado em 1979 e que teve um grande sucesso mundial.
*O ator/diretor Anthony Hopkins(O Silêncio dos Inocentes) está em negociações finais para interpretar Odin na adaptação de “Thor”. Odin é o comandante de Asgard e pai do personagem-título. Mark Protosevich (Eu Sou a Lenda) é responsável pelo roteiro do longa.
*A Sony Picutres contratou um roteirista para o projeto de “Homens de Preto 3”. Etan Cohen (Trovão Tropical) será o responsável pelo enredo do terceiro filme.Não foi informado se os atores principais Tommy Lee Jones e Will Smith retornam no terceiro filme.
*A Paramount Home Entertainment anunciou ter vendido 7,5 milhões de discos Blu-ray e DVD do filme “Transformer: A Vingança dos Derrotados”, na primeira semana de lançamento nos EUA. Esse número inclui vendas para os canais sell thru e rental, e torna “Transformers” o título mais vendido em 2009 no mercado americano, na semana de lançamento. O Blu-ray foi responsável por 1,2 milhões do total de unidades. O título acumula também o maior resultado de bilheteria do ano, com mais de US$ 400 milhões de faturamento nos Estados Unidos.
*Os atores Steve Martin e Alec Baldwin serão os apresentadores da cerimônia do “Oscar” 2010. Martin já foi mestre de cerimônias em 2001 e 2003, enquanto Baldwin, fará sua estreia na função. 82ª edição dos prêmios Oscar está marcada para o dia 7 de março de 2010 no Teatro Kodak, em Los Angeles.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“O PASSO SUSPENSO DA CEGONHA
” de Theo Angelopoulos. Com Marcello Mastroianni e Jeanne Moreau. O filme se passa numa pequena vila onde vivem refugiados de diferentes naturalidades que estão ali por diferentes razões. No meio disso, um repórter tenta descobrir o paradeiro de um político que largou sua carreira em ascensão pelo ostracismo, deixando sua família e sua vida norma de lado. O cinema do diretor Theo Angelopoulos é um cinema de reflexão, de meditação. Seus filmes há muito tempo são vistos por mim como um evento, desde a obra-prima “Paisagem na Neblina”. A cada filme, este diretor direciona seu olhar para tentar ver uma nova face do ser humano. Assim foi em “Paisagem na Neblina”, “A Eternidade e Um Dia” e no seu melhor filme, “Um Olhar em Cada Dia”. Aqui, ele novamente joga seu olhar de artista numa pequena historia onde ele procura, junto com seus personagens, romper as fronteiras do seu passado e presente procurando por algo concreto no futuro. Através do personagem vivido magnificamente por Marcelo Mastronianni, Angelopoulos nos fala sobre o conceito de nossas fronteiras, nossos limites e como temos que duvidar disso e redimensionar nossa leitura do mundo, assim como fez o personagem de Mastroianni. O nosso passo suspenso em direção a um novo mundo, o nosso novo mundo, por isso deve ser bem pensado, refletido e as imagens desta reflexão do diretor está em cada detalhe dos diálogos inteligentes até aos inúmeros planos sequência que ele impõem ao nosso olhar. Esta característica de Angelopoulos de fazer um filme com uma série de planos em sequência, com poucos cortes, poucos closes, ao meu ver, dimensiona os personagens e suas histórias. E é assim que este diretor brilhantemente vem construindo o seu cinema : usando a linguagem do cinema à serviço de um olhar de dúvida, de investigação, de procura dos caminhos do homem de hoje. Feito em 1991, pouco depois da queda do muro de Berlim, e quando já se olhava para a virada do século como uma esperança renovada no homem, ver “O Passo Suspenso da Cegonha” hoje é surpreendente pois prova que a temática e o cinema de Angelopoulos estão cada vez mais próximos de nós. Poético e reflexivo, “O Passo Suspenso da Cegonha” é um dos melhores lançamentos do ano em DVD. Não deixe de ver.

+ LOCADOS
1. Transformers: A Vingança dos Derrotados
2. A Proposta
3. Inimigos Públicos
4. Era do Gelo 3
5. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
6. Anjos e Demônios
7. Monstros vs. Alienígenas
8. Duplicidade
9. A Mulher Invisível
10. Trama Internacional
Fonte : 100 % Vídeo

+ VENDIDOS BLU-RAY
1)Matrix
2)Quo Vadis (1951)
3)Presságio
4)Branca de Neve e os Sete Anões (Duplo)
5)Batman Begins
6)Recém-chegada
7)A Conquista do Oest
8)Matrix Reloaded
9)DragonBall Evolution
10)A Era do Gêlo 3
Fonte : 2001 Vídeo/SP

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 30/11 em parceria com a ACCPA, o filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo” de Michelangelo Antonioni com David Hemmings no elenco. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 10/11 será exibido “Terra em Transe” de Glauber Rocha” às 18:30 h com entrada franca.Confira mais informações no blog http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição no Cine Olympia um programa contento seis curtas-metragens exibidos na VI CURTA PARÁ CINE BRASIL Serão exibidos até hoje os curtas “Reverso”,”Muro”,“Cães”,“Tereza”,“Homens” e Blackout”. Hoje, na Sessão Cinemateca da ACCPA, será exibido o clássico italiano “Aquele que Sabe Viver” de Dino Riso com Vittorio Gassman no elenco. O filme será exibido às 16 h com entrada franca.
- Cine Líbero Luxardo: O Cine Líbero Luxardo retoma sua programação com a exibição do elogiado “Aquele Querido Mês de Agosto” do diretor português Miguel Gomes, entre os dias 05 e 15 de novembro, de quinta a domingo, sempre às 19h30. A programação do Líbero Luxardo tem o apoio da ACCPA.
- Moviecom Arte: “O Visitante” é o filme da semana do Moviecom Arte. O filme será exibido numa sessão única às 18 h até quinta-feira no Moviecom Castanheira Sala 04 em projeção digital. Confira.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23