domingo, 1 de novembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 01/11/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “A Onda”, “Michael Jackson: This is It”, “Besouro”, “Matadores de Vampiras Lésbicas” e “Boca a Boca”.
“A Onda” é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Um professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, o professor decide interrompê-lo, mas descobre ser tarde demais. A direção é de Dennis Gansel.
“Michael Jackson : This is It” é um documentário com imagens dos últimos ensaios de do cantor e compositor Michael Jackson no Staples Center de Los Angeles e no The Forum, em Inglewood, para a série de shows que faria em julho de 2009, em Londres, além de entrevistas com colaboradores do show. O filme é uma homenagem póstuma ao cantor/compositor que morreu em 25 de junho de 2009, em Los Angeles.
“Besouro” é um filme nacional baseado na história de Besouro (Aílton Carmo), lendário capoeirista da Bahia, e sua trajetória pelo Recôncavo Baiano, nos anos 20. No elenco, Aílton Carmo, Jessica Barbosa, Sergio Laurentino, Anderson Santos de Jesus, Flavio Rocha e Irandhir Santos
Em “Matadores de Vampiras Lésbicas”, homens de uma pequena cidade rural se revoltam depois de anos tendo suas mulheres escravizadas por grupo de vampiras lésbicas. No elenco, Paul Mcgann, James Corden, Mathew Horne e MyAnna Buring.
“Boca a Boca” é um documentário sobre a saúde bucal do povo brasileiro. Idealizado pelo dentista e empreendedor social Fabio Bibancos, o filme propõe uma discussão sobre a precária condição de saúde bucal dos brasileiros, o papel de governos e empresas e o que a sociedade civil mobilizada tem tentado fazer para mudar esse cenário.

TOP 10 BRASIL
1. Tá Chovendo Hambúrguer 2. Bastardos Inglórios 3. Distrito 9 4. Substitutos 5. A Verdade Nua e Crua 6. Te Amarei Para Sempre 7. Se Beber, Não Case8. Novidades no Amor 9. Up – Altas Aventuras 10. Garota Infernal

TOP 10 EUA
1. Atividade Paranormal 2. Jogos Mortais VI 3. Onde Vivem os Monstros 4. Código de Conduta 5. Encontro de Casais 6. Astro Boy 7. O Padastro 8. Cirque du Freak: O Aprendiz de Vampiro 9. Tá Chovendo Hambúrguer 10. Zumbilândia

SUPERNOVAS
*Dirigido pelo vencedor de quatro “Oscar” Clint Eastwood (Menina de Ouro/Os Imperdoáveis),”Invictus”(foto) (ainda sem título em português) ganhou seu primeiro cartaz disponível na internet. O filme é protagonizado por Morgan Freeman (Os Imperdoáveis) e Matt Damon (A Identidade Bourne) e conta a história real de como Nelson Mandela (Freeman) juntou forças com o capitão da seleção de rugby da África do Sul (Damon) para ajudar a unir a nação. As filmagens aconteceram inteiramente nas cidades e nas redondezas de Johanesburgo e Cidade do Cabo, África do Sul.A estreia nos Estados Unidos acontece em 11 de dezembro de 2009 e em Janeiro no Brasil.
*Em parceria com o site The Auteurs, a Mostra de São Paulo deste ano disponibilizará via streaming mais de 20 títulos de sua programação para usuários que queiram acompanhar o evento pela internet. Os filmes ficarão disponíveis gratuitamente na rede logo após sua primeira exibição da Mostra e permanecerão na rede durante todo o período do evento, até completarem 300 acessos. Entre os títulos disponíveis estão “Vencer” de Marco Bellocchio e “Seguindo em Frente” do cineasta japonês Hirokazu Kore-Eda. Os filmes ficarão disponíveis na página www.theauteurs.com.
*Os atores Leonardo DiCaprio (Os Infiltrados) e Tobey Maguire (Homem-Aranha) estão em negociações para uma nova versão de “O Terceiro Homem”, livro de Graham Greene que foi adaptado aos cinemas em 1949 (por Carol Reed) e 1963 (por Robert M. Leeds).
*O ator Nick Stahl (O Exterminador do Futuro 3) foi escolhido para estrelar “Espelhos do Medo 2”, sequência do filme de suspense estrelado por Kiefer Sutherland (24 Horas) que fez relativo sucesso de bilheteria nos EUA. Ele viverá o protagonista Max.
* O ator/diretor Sylvester Stallone confirmou semana passada que vai pretende fazer “Rocky 7” além de “Rambo 5”. Incrível, não? Lamento apenas que Stallone pense em voltar com o personagem Rocky já que o último filme da série, “Rocky Balboa”, surpreendeu mostrando um final digno do personagem. O que Stallone pretende fazer agora, realmente, é difícil de prever.
* Foi divulgado na imprensa americana esta emana que uma nova trilogia de “Guerra nas Estrelas”, desta vez toda criada em 3D, está sendo elaborada. Segundo as primeiras informações, o diretor e criador da série George Lucas não estaria na direção dos filmes, e sim na produção com a possibildade de Steven Spielberg e Francis Ford Coppola, serem convidados para a direção.
* Hoje é o último dia da programação da 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Cine Líbero Luxardo com destaque especial para o filme “Garapa” de José Padilha. Ainda no Cine Líbero Luxardo, deve entrar em cartaz no dia 05/11 o elogiado filme "Aquele Querido Mês de Agosto".
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

CRÍTICA
“BASTARDOS INGLÓRIOS
” de Quentin Tarantino. Com Brad Pitt.Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, uma jovem testemunha a execução da sua família pelo coronel nazista Hans Landa. Anos depois, ela tem a oportunidade de se vingar sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris. Em pararelo, um grupo de soldados conhecidos como Os Bastardos se une para lutar contra os nazistas, sem piedade ou tolerância. Em “Bastardo Inglórios”, várias histórias e personagens se cruzam para mostrar a violência e os dramas da guerra neste novo filme do cineasta Quentin Tarantino (Cães de Aluguel/Pulp Fiction/Kill Bil). Numa mistura inteligente de estilos, Tarantino volta a sua melhor forma num filme irônico sobre a guerra, onde o cinismo dos personagens e a violência dos envolvidos formam um quadro bem definido sobre o que foi este conflito. Procurando dar a sua versão da segunda guerra, sem compromissos com a verdade dos fatos e personagens reais que coloca no seu enredo, Tarantino inteligentemente mistura os personagens de forma criativa, revelando a motivação de cada um dentro da violência que os cerca desde a família da jovem no início do filme até mesmo ao acordo “final” entre velhos inimigos que não é aceito pelos bastardos inglórios que só tem uma lei: acabar com os nazistas. Até aqui, nada de necessariamente original em termos de história mais como Tarantino nos conta este enredo é que surpreende pelo seu próprio estilo de filmar, que esteve em grande forma em “Cães de Aluguel” e “Pulp Fiction” e que aqui se define claramente, mostrando um diretor que recebe inúmeras influências de outros cineastas e escolas de cinema e que transforma isto tudo num modo único de contar uma história. Aqui, podemos perceber influências claras de diretores como Sérgio Leone, John Ford e Scorsese em sequências antológicas. Além disso, poucos diretores sabem equilibrar a música e a imagem como Tarantino e em “Bastardos Inglórios”, entre tantos momentos marcantes, fica a citação de uma extraordinária sequência onde ouvimos o cantor/compsitor David Bowie cantando “Putting out of Fire”, canção tema do filme “A Marca da Pantera” de 1982. Num ano de bons filmes exibidos nos cinemas, “Bastardos Inglórios” sem dúvida é um dos melhores do ano.

+ LOCADOS
Era do Gelo 3
Intrigas de Estado
A Proposta
Anjos e Demônios
Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
Monstros vs. Alienígenas
Duplicidade
Tinha Que Ser Você
Uma Noite no Museu 2
Trama Internacional
Fonte : 100 % Vídeo

+ VENDIDOS BLU-RAY
1)A Conquista do Oeste
2)Quo Vadis (1951)
3)Presságio
4)Branca de Neve e os Sete Anões (Duplo)
5)Batman Begins
6)Recém-chegada
7)Matriz
8)Matrix Reloaded
9)DragonBall Evolution
10)A Era do Gêlo 3

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 30/11 em parceria com a ACCPA, o filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo” de Michelangelo Antonioni com David Hemmings no elenco. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca. Após a exibição, acontecerá um debate entre o público e os críticos da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, terça-feira, Dia 03/11, será exibido o programa "Chama Patativa" do circuito ABDn, com os filmes "Chama Verequete" de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira e "Patativa do Assaré" de Rosemberg Cariry. O filme será exibido, terça-feira, às 18:30 h com entrada franca, na Casa da Linguagem.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição no Cine Olympia um programa contento seis curtas-metragens exibidos na VI CURTA PARÁ CINE BRASIL Serão exibidos até o dia 08/11 os curtas “Reverso” (prêmio de melhor curta-metragem – Júri Popular), “Muro”(prêmio de melhor curta-metragem – júri oficial da ACCPA), “Cães” (menção honrosa – júri oficial da ACCPA), “Tereza”, “Homens” e Blackout”.Confira a programação completa no site WWW.cinemaolympia.com.br
- Cine Líbero Luxardo: Sabádo, dia 07/11, está de volta a Sessão Cult, programada pela ACCPA, com o clássico do cinema “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin. O filme será exibido às 16 h com entrada franca e logo em seguida haverá um debate entre os espectadores e os críticos da ACCPA.
- Moviecom Arte: “A Onda” é o filme da semana do Moviecom Arte. O filme provocou polêmica na Europa e será exibido no Moviecom Castanheira Sala 04 em projeção digital às 19:15 h até quinta-feira. Não deixe de ver !

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23