domingo, 15 de novembro de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 15/11/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Cantoras do Rádio”, “2012” e “Hotel Atlântico”.
“Cantoras do Rádio”é o filme da semana no projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme é um documentário que resgata passagens da Era de Ouro do rádio, entre 1930 e 1950, período no qual o rádio se consolidou como o veículo de massas no Brasil. O fio condutor do filme é o show “Estão Voltando as Flores”, com direção e roteiro do pesquisador Ricardo Cravo Albin, no qual se apresentaram quatro expoentes da época: Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima.
“2012” é dirigido por Roland Emmerich (Independence Day/O Dia Depois de Aamanhã) e é baseado na cultura Maia que afirma que a terra terá um fim no ano de 2012. A teoria revela que o fim da terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos da Terra após um grande tsunami. Após isto o planeta terra começará a se tornar inabitável. No elenco, John Cusack, Danny Glover, Thandie Newton e Amanda Peet.
Em “Hotel Atlântico”, um ator desempregado e frustrado embarca numa viagem sem sentido para lugar nenhum; um vôo cego, sem instrumentos. Na viagem, ele encontra o absurdo, o contraditório, situações inesperadas e sem lógica, em meio a personagens bizarros, amantes, suspeitos e sem sentido.A direção é de Suzana Amaral(A Hora da Estrela) com Mariana Ximenes no elenco.

TOP 10 BRASIL
1)Jogos Mortais 6
2)Os Fatasmas de Scrooge
3)Código de Conduta
4)Michael Jackson : This Is It
5)Besouro
6)Bastardos Inglórios
7)Tá Chovendo Hamburger
8)500 Dias com Ela
9)Substitutos
10)A Verdade Nua e Crua

TOP 10 EUA
1. Os Fantasmas de Scrooge
2. Michael Jackson's This Is It
3. The Men Who Stare at Goats
4. Contatos de 4º Grau
5. Atividade Paranormal
6. A Caixa
7. Encontro de Casais
8. Código de Conduta
9. Onde Vivem os Monstros
10. Astro Boy

SUPERNOVAS
*O diretor brasileiro Heitor Dhalia (Cheiro do Ralo/À Deriva) foi convidado para dirigir um filme de suspense e espionagem chamado “April 23”, baseado em “Sadness at Leaving: An Espionage Romance”, escrito por Erje Ayden. O filme se passa na década de 60 e acompanha um assassino da maior agência de serviços secretos da antiga União Soviética. O assassino é a Manhattan para se infiltrar nos EUA e a missão de assassinar um desertor.
*A atriz Sônia Braga voltará a filmar no Brasil em 2010. Braga está confirmada no elenco do longa-metragem “Roque Santeiro” de Aguinaldo Silva, com direção de Daniel Filho. Sônia vai interpretar Matilde, a dona do cabaré Sexus - personagem que foi de Yoná Magalhães na novela do mesmo nome, exibida na Globo em 1985.
* Faleceu semana passada o diretor Anselmo Duarte que marcou seu nome na história do cinema brasileiro com o filme “O Pagador de Promessas” realizado em 1962 e que ganhou a Palma de Ouro, prêmio de melhor filme no Festival de Cannes.
*”Michel Jackson : 'This Is It”, não ficará apenas duas semanas em cartaz, como anunciado.O presidente da Sony Pictures, Jeff Blake, anunciou que devido ao seu sucesso mundial, o filme terá seu período de exibição extendido em mais duas semanas. O filme ficará em cartaz nos EUA e também em algumas cidades brasileiras até 29 de Novembro.
*A refilmagem hollywoodiana do filme coreano “Oldboy” foi cancelada. Steven Spielberg e Will Smith haviam fechado parceria para produzir uma adaptação norte-americana do drama mais a produtora Dreamworks e o estúdio Mandate (responsável pelo longa original) não chegaram a um acordo em relação aos direitos autorais.
*A ACCPA(Associação dos Críticos de Cinema do Pará) planeja exibir dois filmes com histórias que se passam no período natalino para exibição na semana do natal. No Cineclube Alexandrino Moreira, dia 21/12, às 19 h, será exibido “Adorável Vagabundo” de Frank Capra e no Cineclube Pedro Veriano, dia 22/12, às 18:30 h será exibido “A Felicidade Não se Compra” também de Capra. É uma bela maneira de encerrar as atividades da associação em 2009.
*”Che Parte 2 – O Guerrilheiro” de Steven Soderbergh foi exibido esta semana no Cine Estação e deverá voltar a ser exibido dias 18 e 19/11. Enquanto isso, no Moviecom Arte, está previsto o lançamento de outro filme de Soderbergh:”Confissões de uma Garota da Programa” com Sasha Grey.
*”This is It” é o registro dos bastidores do show que Michael Jackson iria fazer em Londres a partir de julho. Tudo que foi filmado foi testemunhado por poucas pessoas, ao vivo, e claro, naquele momento nem Jackson e nem sua equipe poderia ter muitos aplausos pelo que estava acontecendo no palco. Curiosamente, o público que está vendo o filme nos cinemas tem aplaudido o filme após o final de cada sequência musical, complementando digamos assim a intenção do artista. Pena que tenha sido assim e que todo trabalho da turnê não pode ser completado devido ao falecimento de Jackson em 25 de junho deste ano.
*A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ .Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

TV POR ASSINATURA/CRÍTICA
“KATYN” de Andrzej Wajda. Com Joachim Paul Assböck e Waldemar Barwinski, Stanislawa Celinska. Meses depois da invasão nazista na Polônia, em 1939, aproximadamente 15 mil prisioneiros e oficiais de guerra poloneses são mortos pela polícia secreta soviética nas florestas da cidade de Katyn no momento da dominação soviética no país. Procurando responsabilizar os alemães pelo massacre, o exército soviético acaba perseguindo quem duvida da sua versão do massacre, complicando ainda mais o sofrimento povo polonês. O veterano diretor polonês Andrzej Wajda descreve com sensibilidade o conteúdo deste triste episódio da segunda guerra mundial. Com vários personagens dentro da história, Wajda centraliza o drama na história de um oficial polonês que é preso e deixa mulher e filha à sua espera. Não sabendo o que pode lhe acontecer, ele resolve registrar num diário os acontecimentos que aos poucos são revelados durante o filme. Sem ser apelativo na elaboração das cenas, Wajda constrói um painel sobre os acontecimentos da segunda guerra com uma visão humana, procurando mostrar o distanciamento da verdade e da piedade num conflito deste porte. É claro que o diretor foca sua análise neste espisódio procurando deixar claro quem cometeu o massacre mais o filme dimensiona sua mensagem anti-belicista a partir do momento que o roteiro mostra o drama de cada personagem que tem que viver e sobreviver em condições adversas, como em todas as guerras. Com belos diálogos e cenas muito bem dirigidas, com o talento de um diretor que tem uma obra respeitável no cinema, “Katyn” não é apenas mais um filme sobre os horrores da segunda guerra mundial. É sim mais um exemplo de bom cinema que trata um tema com maturidade e realismo, procurando oferecer vários tipos de reflexões ao espectador sobre um tema já muito falado e discutido, mas que ainda e sempre precisa ser avaliado para que nunca mais o ser humano repita tais ações. Além da direção, roteiro e interpretações excelentes, destaco também a música do compositor polonês Krzysztof Penderecki, compositor conhecido por temas musicais usados em filmes como “O Exorcista” e “O Iluminado”.

+ LOCADOS
1. Transformers: A Vingança dos Derrotados
2. Star Trek
3. Inimigos Públicos
4. Era do Gelo 3
5. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas
6. Anjos e Demônios
7. Monstros vs. Alienígenas
8. Duplicidade
9. A Mulher Invisível
10. A Proposta

Fonte : 100 % Vídeo

TV POR ASSINATURA
“Alice nas Cidades” de Win Wenders(Telecine Cult – Dia 15/11), “O Homem que Matou o Facínora” de John Ford (Telecine Cult - Dias 16 e 18/11),”Katyn” de Andrezj Wajda (Telecine Cult - Dia 17 e 20/11), “Os Brutos Também Amam” de George Stevens (Telecine Cult - Dias 17 e 19/11). “No Decurso do Tempo” de Win Wenders (Telecine Cult – Dia 18/11), “Marnie : Confissões de uma Ladra” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dias 19 e 21/11), “As Três Máscaras de Eva” de Nunnaly Johnson (Telecine Cult – Dia 19/11), “O Dia em que a Terra Parou”(foto) de Robert Wise (Telecine Cult – Dias 21 e 23/11) e “O Estigma da Crueldade” de Henry King (Telecine Cult – Dia 21/11).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibirá dia 30/11 em parceria com a ACCPA, o filme “Blow Up – Depois Daquele Beijo” de Michelangelo Antonioni com David Hemmings no elenco. A sessão acontecerá no auditório do IAP às 19 h com entrada franca.
- Cineclube Pedro Veriano: Dentro da programação desta semana, Dia 17/11 será exibido “Macunaíma” de Joaquim Pedro de Andrade às 18:30 h com entrada franca.Confira mais informações no blog http://cineclubepedroveriano.blogspot.com/
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está em exibição no Cine Olympia até hoje o programa “ÓPERA NA TELA” com a exibição de óperas filmadas no mais alto nível de produção e direção com entrada franca. A programação começa pela parte da manhã. Confira toda a programação no site http://www.cinemaolympia.com.br/ A partir de terça-feira, será exibido o filme “A França”.
- Cine Líbero Luxardo: O Hoje é o último dia de exibição do elogiado “Aquele Querido Mês de Agosto” do diretor português Miguel Gomes às 19h30. A programação do Líbero Luxardo tem o apoio da ACCPA.
- Moviecom Arte: “Cantoras do Rádio” é o filme da semana do Moviecom Arte. O filme será exibido numa sessão única às 13:35 h até quinta-feira no Moviecom Castanheira Sala 04 em projeção digital. Confira.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23