terça-feira, 7 de julho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 05/07/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Nas Cordas” e “17 Outra Vez”.
“Nas Cordas” (foto) é um filme francês que ganhou o Prêmio do Júri Júnior no Festival de Stuttgart.O filme conta a história de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas hoje aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe. Os três vivem envolvidos na paixão pelo esporte, e agora uma rivalidade perigosa começa a surgir entre as duas no ringue e na vida, alterando todo o equilíbrio familiar. A Direção é de Magaly Richard-Serrano. No elenco, Richard Anconica e Maria de Medeiros (Pul Fiction/Henry e June).
“17 Outra Vez” conta a história de Mike, um dos garotos mais populares da escola, atleta a caminho de uma universidade mas que resolve se casar com sua namorada de colégio. Depois de 20 anos, quando sua vida não é exatamente aquilo que planejou, ele tem um encontro com um misterioso funcionário da escola e, de uma hora pra outra, ele volta a ter 17 anos. Aí é que começa uma série de trapalhadas e problemas com a esposa e seus filhos. No elenco, Zach Efron (High School Music).
Continuam em cartaz “Transformers – A Vingança dos Derrotados”, “Hannah Montana - O Filme”, “A Mulher Invisível”, “Jean Charles” e “A Era do Gêlo 3”

TOP EUA
1. Transformers - A Vingança dos Derrotados 2. A Proposta 3. Se Beber, Não Case 4. Up - Altas Aventuras 5. My Sister's Keeper 6. Ano Um 7. O Sequestro do Metrô 1 2 38. Star Trek 9. Uma Noite no Museu 2 10. Away We Go

TOP 10 BRASIL
1. Transformers: A Vingança dos Derrotados 2. A Mulher Invisível 3. Jean Charles 4. O Exterminador do Futuro: A Salvação 5. Minhas Adoráveis ex-Namoradas 6. Hannah Montana - O Filme 7. Uma Noite no Museu 2 8. Anjos e Demônios 9. Trama Internacional 10. Tinha que Ser Você

SUPERNOVAS
*Foi anunciado pelo Ministério da Cultura e também da Ciência e Tecnologia um projeto (Cinemateca) que permitirá aos internautas acesso gratuito a vários arquivos históricos da televisão e cinema brasileiros. Entre o acervo que em breve entrará para a grande rede, figuram programas da TV Tupi, do Chacrinha, o Jornal Esso e os filmes da produtora Atlântida, famosa por suas chanchadas e também, para quem frequentava a sala escura há muitos anos atrás, pelo Atualidades Atlântida, cinejornal exibido obrigatoriamente entre cada sessão de cinema com notícias do governo e os gols do futebol em cãmera lenta. A música é inesquecível para quem viveu parte desta história. O investimento previsto é de R$ 5 milhões, mas ainda não há data definida para estreia.
*Começa amanhã o 4º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, evento que vai de 6 a 12 de julho e acontece no seguintes locais: Memorial da América Latina, Cinemateca Brasileira, CineSesc, Cinusp "Paulo Emílio", Museu da Imagem e do Som e Teatro Cacilda Becker. A entrada é franca em todas as salas. O filme escolhido para a abertura foi “O Leite da Amargura”, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2009. Ao todo, serão exibidos 111 filmes de 17 países. Entre os vários títulos inéditos da programação estão “Rude e Brega”, filme com Gael García Bernal e Diego Luna, selecionado para o último Sundance Festival.
*O próximo filme de terror que terá uma refilmagem é “Um Lobisomem Americano em Londres” lançado em 1981 e dirigido por John Landis (Um Tira da Pesada 3). O filme, vencedor do “Oscar” de maquiagem, ganhará nova versão pelas mãos dos produtores Sean e Bryan Furst (O Matador).O projeto está a cargo da Dimension Films, produtora especialista em filmes de suspense/terror.
*O curtametragem “Mãe” de Luis Antonio Pereira, participa de mais duas seleções oficiais, uma no 5º Festival de Cinema de Budapeste, na Hungria, e outra em Pernambuco, no 2º Festival de Cinema de Triunfo. O filme estrelado pela atriz Carla Marins conta a história de uma matriarca mafiosa e vem conquistando, cada vez mais, espaço nos festivais nacionais e internacionais.
*A Warner promete para dezembro a segunda temporada de “O Exterminador do Futuro - As Crônicas de Sarah Connor”, série estrelada por Lena Headey (300) e inspirada nos dois longas-metragens dirigidos por James Cameron. Os extras ainda não foram divulgados.
* Em agosto, a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) fará uma homenagem aos 50 anos da Novelle Vaggue, movimento importante do cinema francês que revelou talentos como Jean Luc Godard e Fraçois Truffaut, com a exibição de filmes deste movimento nas programações da Sessão ACCPA (Cineclube Alexandrino Moreira), Sessão Cult (Cine Líbero Luxardo) e Sessão Cinemateca (Cine Olympia). Em breve estarei divulgando a programação completa.
*O novo filme do diretor Steven Soderbergh (Onze Homens e um Segredo/Erin Brockovich) ganhou título nacional e data de estreia.”Confissões de uma Garota de Programa” (foto) (The Girlfriend Experience) acompanha garotas de programa de luxo na cidade de Nova York. Elas chegam a ganhar US$ 2 mil por hora. O roteiro é de Brian Koppelman e David Levien. “Confissões de uma Garota de Programa” chega aos cinemas nacionais dia 31 de Julho, pela Paris Filmes.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

DVD/Crítica
“O MENINO DO PIJAMA LISTRADO” de Mark Herman. Com Asa Butterfield, Vera Farmiga e David Thewlis. Bruno, uma criança de oito anos de idade, filho de um oficial nazista, acaba se mudando para outra casa e cidade depois que seu pai é promovido. Eles acabam saindo de Berlim para uma cidade isolada onde o menino acaba descobrindo que não tem muito o que fazer. Com a curiosidade normal de uma criança, ele procura saber o que tem atrás da casa. Inicialmente pensando ser uma espécie de fazenda, ele contraria seus pais e acaba chegando ao local sem entender o que está acontecendo e acaba conhecendo uma criança da sua idade, presa dentro de uma área cercada de arame farpado. Ambos não entendem o que está acontecendo dentro do local mas acabam criando uma amizade forte. Aos poucos, Bruno inicia uma rotina de estudos que mostram os ideais de seu país de forma que ele não entende. Mas sua amizade com o garoto da “fazenda” vai acabar lhe revelando um outro mundo e um outro destino. Baseado no livro de John Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” é sobre o fim da inocência de uma criança e a forma como ela vai descobrindo o outro lado do mundo dos adultos. A questão do Nazismo em confronto com a inocência de uma criança, acaba reforçando a barbárie e a injustiça de um momento da nossa história que não podemos esquecer para que nunca mais se repita. Dirigido com talento pelo diretor Mark Herrman (Hope Strings – Um Lugar para Sonhar/Laura – A Voz de uma Estrela), o filme explora as melhores partes da história criada por John Boyne sem dramas exagerados, aproveitando personagens importantes da história e construindo suas personalidades com diálogo diretos e objetivos como por exemplo o personagem do professor que tem como responsabilidade ensinar as crianças sobre as idéias do Nazismo, a avó de Bruno que é claramente contra o que está acontecendo no país, a mudança de comportamento da irmã de Bruno que começa a acreditar nos objetivos “nobres” do Nazismo além do personagem Bruno, que passa por uma série de mudanças na medida que é testemunha de dois mundos completamente distintos. O final trágico, pode até ser previsível, mas reforça todas as discussões levantadas sobre a inocência, o conflito com o mundo dos adultos e principalmente, sobre a esperança de um país numa ideologia errada e equivocada que matou milhões de pessoas na segunda guerra mundial. “O Menino do Pijama Listrado” pode ser criticado por alguns por não se aprofundar no tema de forma mais concreta, mas acredito que sua mensagem e sua história tiveram o tratamento correto, misturando a inteligência de um roteiro simples com uma direção talentosa que valoriza o tema até o filme. Com sequências de força poética marcantes, este filme é uma grata surpresa em todos os sentidos e merece ser visto.

DVDS + LOCADOS
1.O Curioso Caso de Benjamin Button
2.Sim, Senhor
3.Ele Não Está Tão a Fim de Você
4.Sete Vidas
5.Marley & Eu
6.Operação Valquíria
7.Quem Quer Ser um Milionário?
8.O Menino do Pijama Listrado
9.Passageiros
10.Um Faz de Conta Que Acontece
Fonte : 100% Vídeo

DVDS + VENDIDOS
1) “1900” de Bernardo Bertolucci2) “The Comitements” de Alan Parker3) “Vergonha” de Ingmar Bergman4) “Sopro no Coração” de Louis Malle5) “The Doors” (DVD Duplo) de Oliver Stone6) “Shenandoah” de Andrew McLaglen7) “A Classe Operário vai ao Paraíso” de Elio Petri
8)”Orlando: A Mulher Imortal” de Sally Potter 9)”Encarnação do Demômio” de José Mojica Marins 10)”Mulheres no Front” de Valério Zurlini
Fonte : 2001 Vídeo

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: Na programação desta semana, em parceria com a Programadora Brasil, será exibido a coletânea “Animações para Adultos” com a exibição dos curtas “Desirella” de Carlos Nogueira, “Deu no Jornal” de Yanko Del Pino, “Engolervilha, “02 Conjunto Residencial” de Adam Carvalho e “Onde Andará Petrúcio Felker” de Allan Silber. O realizador paraense Cássio Tavernard fará os comentários. A programação será nesta segunda-feira, dia 06/07, às 19 h, com entrada franca.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Na terça-feira, estréia o filme francês “Nas Cordas”. O filme será exibido de terça à domingo, sempre às 18:30 h, com entrada franca, até o dia 26/07. Na Sessão Cinemateca, com a programação da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), será exibido hoje às 16 h o filme “Z” do diretor grego Costa Gavras. Um dos melhores exemplos de filmes políticos do final dos anos sessenta, “Z” chegou a ser proibido pela ditadura militar no Brasil. Vale a pena ver ou rever.Entrada Franca.
- Cine Libero Luxardo: “O Casamento de Raquel” de Jonathan Demme está em exibição até hoje. O filme mostra os dramas de uma família que reaparecem quando uma das filmes, Rachel prepara seu casamento e sua irmã, vem de uma clínica de reabilitação e se confronta com todos. A atriz Anne Hatthaway (O Segredo de Brokeback Mountain) tem um bom desempenho. O filme será exibido hoje às 19:30 h.
- Cine CCBEU: Durante este mês de julho, o Cine CCBEU tem uma programação variada de filmes. Confira a programação completa: Dia 09 – “Onibaba” de Kaneto Shindo, Dia 16 – “Cria Cuervos” de Carlos Saura, Dia 23 – “Napoleão” de Abel Gance e dia 30 – “El Topo” de Alejandro Jodorowsky. As sessões serão às 18:30 h no Teatro do CCBEU (Padre Eutíquio) com entrada franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23