segunda-feira, 20 de julho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 19/07/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Simplesmente Feliz” e “Cocorocó:As Aventuras na Cidade”.
“Simplesmente Feliz” é dirigido por Mike Leigh (Segredos e Mentiras), um dos diretores mais independentes do cinema atual que a cada filme sempre conquista a crítica mundial.Uma mulher busca levar a vida sempre observando o lado positivo, o que faz em certos momentos ser até mesmo alienada e desligada dos fatos e das pessoasl. Com uma excelente atuação de Sally Hawkins, o filme recebeu uma indicação ao “Oscar” de Melhor Roteiro Original. e Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Comédia/Musical (Sally Hawkins), além de ser dicado na categoria de Melhor Filme - Comédia/Musical. Outro prêmio importantedo filme foi o “Urso de Prata” de Melhor Atriz (Sally Hawkins), no Festival de Berlim. O filme será exibido no Cine Estação no dia 22 de julho (quarta) às 18h e 20h e dia 23 de julho(quinta) às 18h e 20h.
“Cocoricó : As Aventuras na Cidade”é uma animação de produção braisleira que será exibido inicialmente nas matinais de sábado e domingo às 11:45 no Moviecom Cinemas. Há 13 anos o Cocoricó têm como cenário o mundo da fazenda e seus animais, onde o menino Júlio conduz as histórias da fazenda, criando situações para introdução de conceitos, junto com o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, o papagaio Caco, as galinhas Lola, Zazá e Lilica, o galo Galileu, o morcego Toquinho, a índia Oriba e porquinho Astolfo. Nesta nova temporada Júlio vai passar as férias na casa seu primo João, na cidade grande, junto com o cavalo Alípio, a galinha Zazá e a galinha Lili. A turma fazendo Cocoricó vai conhecer lugares, pessoas e tribos diferentes, como punks e emos, e a temporada contará com novos personagens.
Continuam em cartaz “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, “A Era do Gêlo 3”, “Transformers 2 : A Vingança dos Derrotados”, “A Proposta” e “17 Outra Vez”.


TOP BRASIL
1. A Era do Gelo 3 2. A Proposta 3. Transformers: A Vingança dos Derrotados 4. A Mulher Invisível 5. 17 Outra Vez 6. Jean Charles 7. Hannah Montana: O Filme 8. Há Tanto Tempo Que Te Amo 9. Tinha Que Ser Você 10. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas

TOP 10 EUA
1. Bruno 2. A Era do Gelo 3 3. Transformers – A Vingança dos Derrotados 4. Inimigos Públicos 5. A Proposta 6. Se Beber, Não Case 7. I Love You, Beth Cooper 8. Up - Altas Aventuras 9. My Sister’s Keeper 10. O Sequestro do Metrô

Supernovas
*O Festival de Gramado anunciou na manhã desta terça-feira, 14 de julho, os filmes selecionados para sua 37ª edição, que acontece de 9 a 15 de agosto. Onze longas se dividem entre as competições nacional e estrangeira. Veja a lista: Competição nacional:”Canção de Baal” de Helena Ignez,”Cildo” de Carlos Moura, “Corpos Celestes” de Marcos Jorge e Fernando Severo, “Corumbiara” de Vincent Carelli,“Em teu nome” de Paulo Nascimento e”Quase um Tango” de Sérgio Silva.Competição estrangeira:”Gigante”” de Adrián Biniez (Uruguai),”A Teta Assustada” de Claudia Llosa (Peru). “Lluvia” de Paula Hernandez (Argentina),”La Proxima Estación” de Fernando Solanas (Argentina) e “Nochebuena” de Maria Camila Loboguerrero (Colômbia).Durante o festival, quatro nomes do cinema brasileiro serão homenageados: o ator Reginaldo Faria vai ganhar o Troféu Oscarito, o cineasta Ruy Guerra vai ganhar o Kikito de Cristal, e duas homenagens especiais serão oferecidas a Itacyr Rossi, veterano produtor gaúcho, e Ivo Czamanski, diretor de fotografia que comemora 50 anos de profissão.
*A Disney irá relançar os dois primeiros “Toy Story” nos cinemas em 3-D e divulgou a primeira arte para promover o lançamento (foto). “Toy Story 1” reestreia no novo formato em 19 de Fevereiro de 2010 e “Toy Story 2” em 5 de Março de 2010. A empresa também prepara o lançamento de “Toy Story 3”. Tim Allen e Tom Hanks estão confirmados no elenco, dublando novamente Buzz e Woody, respectivamente. “Toy Story 3” estreia em 18 de Junho de 2010
*Mel Gibson (Sinais/Coração Valente) será dirigido por Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) na comédia “The Beaver”. O ator voltará a atuar após quase 7 anos longe das telonas.. No filme, Gibson vive um estranho homem em depressão que encontra conforto em manipular um fantoche e tem como melhor amigo um castor.
*O músico e apresentador da MTV João Gordo será a voz do personagem Fletch no filme “Matadores de Vampiras Lésbicas” (Imagem). A produção é britânica e tem estreia marcada para os cinemas brasileiros no dia 30 de outubro, com cópias dubladas e legendadas. No roteiro, um jovem e sua namorada estão de férias e, sem planos para onde ir, acabam passando um final de semana em um vilarejo no campo, onde as mulheres são vítimas de uma lendária maldição vampiresca. A previsão para chegada do título em DVD é fevereiro do ano que vem.
*A comédia”'I Love You, Philip Morris” ganhou título nacional e data de estreia.A Imagem Filmes lançará o filme no Brasil como “Eu Te Amo, Phillip Morris” no dia 02 de Abril de 2010.Ewan McGregor (A Ilha) viverá Phillip Morris. Baseado no livro “I Love You Phillip Morris: A True Story of Life, Love, & Prison Breaks” escrito por Steve McVicker.
*Com a performance de “A Era do Gelo 3”, a Fox International é a primeira distribuidora, em 2009 a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de faturamento fora do território americano. A animação já conquistou US$ 190 milhões no mercado internacional e junta-se a outros grandes sucessos da empresa, como “X-Men Origens: Wolverine” e “Uma Noite no Museu 2”..
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985.Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com.
*Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD
“MILK – A VOZ DA IGUALDADE”
de Gus Van Sant. Com Sean Penn e James Franco. Cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), político norte-americano que assumiu sua homossexualidade publicamente nos anos 70, sendo o primeiro homossexual assumido a ser eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um adversário político frustrado com a perda nas urnas. Um personagem tão polêmico e tão importante merecia ter na direção um cineasta sensível e inteligente como Gus Van Sant, que é um dos bons diretores do cinema atual, com um estilo muito pessoal na direção e na escolha dos temas de seus filmes. Van Sant é autor de pelo menos dois filmes importantes: “Drugstore Cowboy” e “Elefante”. Nestes dois filmes, roteiro e direção vão direto ao ponto central dos temas abordados surpreendendo o espectador. No caso de filmar a vida da Harvey Milk, Van Sant fugiu um pouco do seu estilo provocador e fez um filme com uma narrativa mais tradicional, mas que em nenhum momento enfraquece a força do tema principal do filme. Milk foi e é um personagem importante dentro da luta pelos direitos dos homossexuais e sua história há muito tempo tinha que ser contada para que novas gerações pudessem refletir e discutir os temas que ele tanto provocou e levou para a mídia em meados dos anos 70, quando os homossexuais eram extremamente discriminados e não tinham espaço para lutarem por seus direitos. Atual na sua abordagem, revelando detalhes da vida de Milk, seja na vida pessoal seja como político, o roteiro procura fugir dos estereótipos de todos os personagens da vida de Milk procurando respostas nas situações que ele viveu e que tanto fez diferença no seu tempo de atuação ao ponto de até hoje refletir seus ideais quando se fala nos direitos dos homossexuais. Acredito que o impacto do filme no espectador é forte também pela atuação fantástica do ator Sean Penn, que definitivamente tem que ser respeitado como ator e diretor também já que tem feito bons filmes dirigindo trabalhos de excelente nível como “Na Natureza Selvagem”. Sem exageros na atuação, Penn imprime sua marca no personagem Harvey Milk e merecidamente foi premiado com o “Oscar” de melhor ator este ano. Importante, oportuno, reflexivo,, “Milk”, o filme e o personagem merecem ser conhecidos.


+ LOCADOS DA SEMANA
1. O Curioso Caso de Benjamin Button
2. Sim, Senhor
3. Ele Não Está Tão a Fim de Você
4. Marley & Eu
5. Passageiros
6. Coração de Tinta - O Livro Mágico
7. Sete Vidas
8. Operação Valquíria
9. Se Eu Fosse Você 2
10. Jogo Entre Ladrões
Fonte : 100% Vídeo

Vem Aí
“AntiCristo”, o novo filme de Lars von Trier (Dançando no Escuro), ganhou cartaz nacional para divulgação nos cinemas brasileiros. No filme, os atores Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg vivem um casal que se refugia em uma cabana na floresta após perder o filho. Lá, vários eventos bizarros começam a acontecer. Lars Von Trier é um dos diretores mais polêmicos do cinema atual sendo que na sua filmografia podemos encontrar filmes importantes como “Europa, Europa” e “Dogville”. Sem dúvida, seu novo filme merece atenção da crítica e do público. Vamos esperar seu lançamento.

AGENDA DA SEMANA
- Espaço Municipal Cine Olympia :A produção francesa “Nas Cordas” tem seu último dia de exibição hoje às 18:30 h. Na Sessão Cinemateca, programada pela ACCPA, será exibido hoje às 16 h o filme “O Homem que caiu na Terra” de Nicolas Roeg com David Bowie no elenco. No filme, um alienígena chega à Terra em busca de água para seu planeta que está se transformando num deserto. Mas na chegada perde-se de seus familiares. Ele tenta fazer a sua viagem de volta mas acaba conhecendo a ganância e crueldade dos homens.A entrada é franca
- Cine Líbero Luxardo: À pedidos, em última exibições, será exibido a primeira parte da produção “Che” com Benicio Del Toro no elenco, às 19:30 h. O filme ganhou o prêmio de Melhor Ator (Benicio Del Toro), no Festival de Cannes. A segunda parte do filme será lançada no Brasil em agosto.
- Cine CCBEU: Na quarta-feira, dia 23/07 , às 18:30 h, será exibido o clássico “Napoleão” de Abel Gance, considerado pela crítica mundial como um dos grandes filmes da história do cinema. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23