domingo, 26 de julho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 26/07/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja nenhuma modificação de última hora, as estréias da semana são “Inimigos Públicos” e “Hallowenn – O Início”.
“Inimigos Públicos” é dirigido por Michael Mann (O Informante/Miami Vice/Collateral). O filme se passa nos anos 30. O FBI corre atrás de três famosos mafiosos (John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd) durante a era da Depressão, quando uma onda de crimes assolou os Estados Unidos. Foi a partir daí que o FBI tornou-se a primeira agência federal de polícia do país, controlado por J. Edgar Hoover. O filme é uma adaptação do livro de Brian Burrough, sobre o período posterior da quebra da Bolsa de Nova York em 1929. No elenco, Johnny Depp (Sweeney Todd), Christian Bale (Batman Begins) e Marion Cotillard (Piaff).
“Hallowenn – O Início” traz de volta o personagem Mike Myers, que ficou muito conhecido no gênero de terror a partir de “Hallowenn” dirigido por John Carpenter em 1978 e que teve uma série de continuações. Aqui, voltamos para o início da história do personagem que quando criança atacou a babá de confiança da família. O garoto foi diagnosticado com uma série de transtornos psicológicos e ficou em um manicômio durante 17 anos. Erroneamente, Myers foi solto pelos diretores do hospital e agora volta a perseguir o objeto de sua obsessão, a babá Laurie Strode. Muitas cenas de violência marcam o filme que chega aos cinemas brasileiros dois anos depois de seu lançamento nos EUA.
Continuam em cartaz “A Era do Gêlo 3”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. “A Proposta” e “Cocoricó As Aventuras ma Cidade”.

TOP 10 BRASIL
1. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 2. A Era do Gelo 3 3. A Proposta 4. Transformers: A Vingança dos Derrotados 5. A Mulher Invisível6. 17 Outra Vez 7. Paris 8. Horas de Verão 9. Há Tanto Tempo Que Te Amo 10. Enquanto o Sol Não Vem

TOP 10 EUA
1. Harry Potter e o Enigma do Príncipe 2. A Era do Gelo 3 3. Transformers: A Vingança dos Derrotados 4. Bruno 5. Se Beber, Não Case 6. A Proposta 7. Inimigos Públicos 8. Up - Altas Aventuras 9. My Sister's Keeper10. I Love You, Beth Cooper

SUPERNOVAS
*A Variety revelou que a Sony vai produzir um filme sobre Michael Jackson. O documentário mostrará cenas das 80 horas gravadas dos ensaios e backstages da última turnê que o cantor estava trabalhando. A estimativa é que o estúdio desembolse US$ 50 milhões em direitos autorais para a AEG Entertainment, que detém os direitos das gravações. O diretor Kenny Ortega (High School Musical), que trabalhava com Michael Jackson em vídeos para sua turnê e uma nova versão do clipe de 'Thriller', é cogitado para dirigir o documentário, que deve ser lançado ainda este ano.
*O ator e produtor Leonardo DiCaprio e a Warner pretendem levar o clássico da TV americana “Além da Imaginação”(Twilight Zone) para o cinema). O seriado da TV se notabilizou pelas excelentes histórias e elevou o nível de qualidade dos seriados de TV na época (1959-1964). Nos anos 80, a série teve uma interessante adaptação para o cinema sob a direção de Steven Spielberg, John Landis e George Miller.
*”You Must Remember This : A História dos Irmãos Warner”(foto) é o nome do documentário que comemora os 85 anos dos Estúdios Warner Bros. e que foi produzido, escrito e dirigido por Richard Schickel, crítico veterano da revista Time americana. O ator, produtor e diretor Clint Eastwood narra a história de uma dos mais tradicionais estúdios da América. No DVD, Schickel usa várias cenas de produções do estúdio para ilustrar como esses filmes influenciaram várias gerações. O DVD será lançado em agosto. Vale a pena conferir.
*Em entrevista à imprensa nesta semana, o presidente da RioFilme, Sérgio Sá Leitão revelou que o diretor Woody Allen(Vicky Cristina Barcelona) virá ao Brasil filmar em 2011.O presidente da RioFilme diz que ainda não pode divulgar detalhes sobre as negociações e que não há informações sobre a possível trama a ser filmada em locações cariocas nem sobre o elenco.
*Sam Raimi (Homem-Aranha) vai dirigir a adaptação para os cinemas de “World of Warcraft”, game de fantasia. Raimi deve iniciar as filmagens deste trabalho logo depois de completar a produção de “Homem-Aranha 4”.
*”Busca Implacável”, suspense com Liam Neeson que teve bom desempenho nas bilheterias norte-americanas, vai ganhar uma sequência. O diretor Pierre Morel revelou que ele e o cineasta Luc Besson (O Quinto Elemento) estão trabalhando na parte 2.
*Indicada ao “Oscar” de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em “Dúvida”, a atriz Viola Davis) negocia sua participação na adaptação “Comer, Beber, Amar”, baseada no best seller da jornalista Elizabeth Gilbert. O filme será dirigido por Ryan Murphy que também escreveu o roteiro t. Davis irá contracenar com Julia Roberts, Richard Jenkins e Javier Bardem.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Além do blog, a ACCPA tem uma página no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71135985.Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço http://www.marcoantoniomoreira.blogspot.com/.
* Confira nas sextas e sábados pela manhã, meus comentários sobre cinema na rádio O Liberal/CBN.

DVD/SHOW
“STEVIE WONDER – LIVE AT LAST”. Primeiro registro em DVD do cantor e compositor Stevie Wonder, gravado ao vivo em 2008 no O2 Arena, em Londres. Numa carreira de tantos anos impressionando a crítica e o público, Stevie Wonder selecionou neste show algumas de suas melhores canções como “People Make The World go Round", "Higher Ground", “Superstion”, “Lately”, “Overjoyed”, “Isn´t She Lovely”, “My Cherie Amour”, “You´re the Sunshine of my Life” e “I Just Called to Say I Love You”, grande sucesso dos anos 80 de sua carreira. Num show descontraído, com músicos e vocalista absolutamente à vontade, Wonder ainda faz um “medley” homenageando a música inglesa cantando duas músicas dos Beatles. Explorando o máximo da voz de Wonder, a direção do dvd não comete exageros de montagem ou malabarismos de filmagem. Dirigido com inteligência por Hamish Hamilton, o registro em dvd tem seu foco na voz e na música de Wonder, ao contrário da grande maioria dos shows de hoje que são lançados no mercado onde tudo parece ser feito para “esconder” a falta de voz e de repertório de muitos artistas de sucesso, seja no Brasil ou no exterior. É claro que a revolulção da imagem provocada pela MTV a partir dos anos 80 mudou muito a forma de de filmar um show, mas nos últimos anos a imagem ficou mais importante que o artista. No caso deste dvd, o diretor fez o que devia : deixou Stevie Woner cantar com sua bela e emocionante voz., sem inventar e interferir na concepção do show que evidencia claramente além das canções e voz de Wonder, o excelente conjunto de músicos que o acompanha especialmente o baixista Nate Watts que inclusive é o diretor musical do show. Em tempos de tantos falsos cantores, este dvd é mais do que bemvindo até porque ainda não havia nenhum registro completo e desse nível de um show de Stevie Wonder, um artista com mais de quarenta anos dedicados à música e que com seu talento e voz, influenciou várias gerações. Lamento apenas a falta de uma música neste show : “Never Dreamed You´d leave in Summer”, um de suas mais belas canções e que inclusive foi usada na homenagem ao cantor Michael Jackson no tributo feito em sua homenagem após seu falecimento em 25/06 e que acabou se tornando o melhor momento musical deste tributo onde o emocionado Wonder soltou sua voz em homenagem ao amigo. Enfim, “Stevie Wonder – Live at Last” é um dos melhores shows do ano lançado em dvd. Confira.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. O Curioso Caso de Benjamin Button
2. Gran Torino
3. Coração de Tinta - O Livro Mágico
4. Ele Não Está Tão a Fim de Você
5. Passageiros
6. Marley & Eu
7. Gran Torino
8. Coraline e o Mundo Secreto
9. Operação Valquíria
10. Território Restrito
Fonte : 100% Vídeo

INDICADOS DA SEMANA
1)”Gran Torino” de Clint Eastwood
2)”Lemon Tree” de Eran Riklis
3)”Melodia Imortal” com James Stewart
4)”Caos Calmo” de Nani Moretti
5)” Os Amantes do Círculo Polar” de Julio Mendem
6)”Faca de Dois Gumes” de Murilo Salles
7)”Se....” de Lindsay Anderson
8) “Mulheres da Noite” de Yasujiro Ozu
9)”As Troianas” de Michael Cacoyanis
10)”A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã às 19 h, o filme “noir” americano “Assassinos”(foto) de Robert Siodmark com Burt Lancaster e Ava Gardner no elenco.No filme, um boxeador aposentado conhecido como “Sueco”é assassinado e deixa uma fortuna para a empregada de um hotel que mal o conhecia. O detetive Jim Reardon investiga o caso e tudo converge para Kitty Collins e uma gangue ligada a um assalto milionário. Entrada franca. Após o filme, debate entre os espectadores e críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia: Está sendo exibido até o dia 02/08, os documentários paraenses “Marias da Castanha" e "Fronteira Carajás" de Edna Castro e “Parceiras da Terra" de Luzia Álvares, Christina Maneschy e Joseli Lima. Os filmes estão sendo exibidos em DVD, às 18:30 h com entrada franca de terça à domingo.
- Cine Líbero Luxardo: Está em exibição do Cine Líbero Luxardo o filme “Rio Congelado” que deu uma indicação ao “Oscar” de melhor atriz para Melissa Leo. Precisando de dinheiro para manter sua família unida, uma mulher tímida se une a uma contrabandista para atravessar imigrantes ilegais pela fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. O filme será exibido até o dia 02/08, sempre de quinta à domingo às 19:30 h.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23