segunda-feira, 29 de junho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 28/06/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Jean Charles” e “A Era do Gêlo 3”.
“A Era do Gêlo 3” é a segunda continuação do sucesso “A Era do Gêlo”.Nesta terceira aventura, o personagem Scrat continua tentando agarrar a bolota fujona - e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor. Enquanto isso, Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria a própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais. Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma aventura-se por um misterioso mundo subterrâneo, no qual acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros. O filme será exibido com cópias dubladas a partir do dia 01/07.
“Jean Charles” conta a história do brasileiro que foi acidentalmente confundido como um terrorista em Londres e acabou sendo assassinado num caso que mobilizou a imprensa mundial por algum tempo. Jean Charles de Menezes (interpretado pelo ator Selton Mello) é um eletricista mineiro, que chega a Londres para morar com os primos Vivian, Alex e Patrícia. Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida da família ao mesmo tempo em que se busca por justiça. O filme foi dirigido por Henrique Goldman e tem no elenco Selton Mello e Vanessa Giácomo.
Continuam em cartaz “Transformers – A Vingança dos Derrotados”, “O Exterminador do Futuro : A Salvação”, “Uma Noite no Museu 2”, “A Mulher Invisível” e “Hannha Montana – O Filme”.

TOP EUA
1. A Proposta 2. Se Beber Não Case 3. Up - Altas Aventuras 4. Ano Um 5. O Sequestro do Metrô 6. Uma Noite no Museu 2 7. Star Trek 8. A Terra Perdida 9. Minha Filha é um Sonho10. Exterminador do Futuro: A Salvação

TOP 10 BRASIL
1. A Mulher Invisível 2. O Exterminador do Futuro: A Salvação 3. Uma Noite No Museu 24. Hannah Montana - O Filme 5. Anjos e Demônios 6. Minhas Adoráveis ex-Namoradas7. Trama Internacional 8. Intrigas de Estado 9. Tinha que ser Você 10. Duplicidade

Supernovas
*Esta semana foi anunciado que o “Oscar” do próximo ano terá 10 indicados ao prêmio de melhor filme e não mais 5 indicações como tem sido há décadas. A razão é claramente comercial. 10 filmes indicados criam maiores chances dos indicados serem mais vistos nas bilheterias mundiais. Como o cinema americano tem produzido filmes de boa qualidade nos últimos anos, espero que este aumento de indicados represente uma maior chance aos filmes independentes americanos. Na prática, isso pode não acontecer mais tudo é possível em Hollywood para voltar a manter a audiência da cerimônia do “Oscar” e manter o domínio mercadológico do cinema mundial. Enfim, cabe aqui uma pergunta: será que eles vão aumentar o número indicados na categoria de melhor filme estrangeiro também? Provavelmente não....
*Entre 16 de julho e 3 de agosto, Nova York receberá uma retrospectiva da obra do cineasta Eduardo Coutinho (Jogo de Cena). Serão exibidos oito documentários do cineasta, desde “Cabra Marcado Para Morrer” até sua obra mais recente, “Moscou” , exibido em abril no É Tudo Verdade. A retrospectiva integra a mostra Première Brazil , organizada em parceria por Jytte Jensen, curadora do museu, e Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.
*”'Moneyball”, drama comandado por Steven Soderbergh e estrelado por Brad Pitt, foi cancelado pela Sony Pictures. A Revista Variety revelou que a presidente Amy Pascal não gostou do roteiro, que teria sofrido muitas alterações desde que o filme ganhou sinal verde. A decisão foi tomada uma semana antes do início das filmagens, que estavam programadas para começar esta semana.
*A Walt Disney Studios Home Entertainment lança em 22 de julho no Brasil o DVD “Jonas Brothers: O Show”, o musical que já arrecadou mais de US$ 25 milhões de bilheteria mundialmente. O filme que capta os melhores momentos da turnê “Burning Up”, de 2008, além de cenas de bastidores e imagens de arquivo com os irmãos Jonas, chegará com cinco opções de packs.
* Exibido por poucos dias no Cine Estação, “Che”(foto) de Steven Sodenberg deverá voltar para exibições no Cine Líbero Luxardo que está com uma excelente programação com filmes relevantes como “Valsa com Bashir”, um dos melhores filmes que vi este ano.
*A produção de”'Inception”, novo trabalho do diretor Christopher Nolan (Batman – O Cavaleiro das Trevas) começou. As filmagens tiveram início em Tóquio.Além do Japão, mais cinco países servirão como cenário para Leonardo DiCaprio ('Os Infiltrados'), Cillian Murphy (o espantalho de 'Batman Begins'), Marion Cotillard ('Piaf - Um Hino ao Amor'), Joseph Gordon-Levitt (Milagre em St. Anna) e Ellen Page '('Juno') estão no elenco.A ficção-científica de ação moderna se passa no interior da mente humana.A Warner Bros. Ficar´\ responsável pela produção do filme que estreia no início de 2010.
*Finalmente chega em DVD, “Os Amantes do Círculo Polar”, belo filme de Julio Medem. Sucesso de público e crítica, o filme mostra uma emocionante história de amor entre os jovens Otto e Ana que é contada através de uma série de circunstâncias determinadas pelo acaso.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

Crítica
“O CASAMENTO DE RAQUEL” de Jonathan Demme. Com Anne Hathaway, Rosemarie DeWitt, Mather ZickDel e Bill Irwin. Depois de um periodo numa clínica de reabilitação, a jovem Kim retorna à sua casa para participar do casamento de sua irmã Raquel. Ainda fragilizada depois da reabilitação, Kim acaba provocando na família uma série de conflitos que estavam “esquecidos” e que são revelados através dos preparativos da festa de casamento que está sendo organizada. A relação protetora com o pai, o julgamento de todos ao seu comportamento, a lembrança inevitável de um acidente que acabou ocasionando a morte de seu irmão mais novo, a hipocrisia de sua relação com a sua mãe, enfim, tudo vem à tona de forma avassaladora e marcante. Dirigido com maestria por Jonathan Demme, cineasta do já clássico “O Silêncio dos Inocentes” com Anthony Hopkins e Jodie Foster, “O Casamento de Raquel” é um filme rico de diálogos e situações consistentes que ganharam força com a direção do filme e atuação brilhante de todos os atores do elenco. Com o roteiro de Jenny Lumet (filha do grande diretor americano Sidney Lumet), o filme mergulha fundo nos conflitos familiares revelando a fragilidade das relações, as mágoas, as carências, o amor e a indiferença de uma família aparentemente feliz e que inicialmente coloca a jovem Kim como grande vilã dentro da estrutura familiar mais que aos poucos se revela desestruturada e vulnerável à todos as contradições de seus membros. Não é fácil construir um bom roteiro sobre um assunto tão complexo e Jenny Lumet teve o talento de fazer um filme atual sobre um tema atemporal. Numa mistura de influências de Ingmar Bergman (Face a Face) e Robert Altman (Cenas de um Casamento), Jenny Lumet e Jonathan Demme conseguem evidenciar com sensibilidade um tema difícil. Além do roteiro extremamente inteligente e da direção magnífica de Demme, volto a evidenciar o elenco do filme como um todo, que provoca cenas fantásticas de atuação com diálogos expressivos e tocantes. Felizmente, mesmo que com um certo atraso, o filme está chegando aos cinemas locais. É, sem dúvida, um dos melhores filmes do ano. Veja sem falta.


DVDS + LOCADOS
1. O Curioso Caso de Benjamin Button
2. Sim, Senhor
3. Marley & Eu
4. Sete Vidas
5. Jogo Entre Ladrões
6. Crepúsculo
7. Se Eu Fosse Você 2
8. Um Faz de Conta Que Acontece
9. O Menino do Pijama Listrado
10. Força Policial
Fonte: 100% Vídeo (Belém)

DVDS + INDICADOS
1) “Vergonha” de Ingmar Bergman
2) “Os Amantes do Círculo Polar” de Julio Mendem
3) “Sopro no Coração” de Louis Malle
4) “A Hora do Lobo” de Ingmar Bergman
5) “Coleção Jornada nas Estrelas”
6) “Saló” de Pier Paolo Pasolini
7) “Persepólis” de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud,
8) “A Classe Operária Vai ao Paraíso”de Elio Petri
9) “Dúvida” de John Patrick Shanley
10) “O Ovo da Serpente” de Ingmar Bergman


AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: Na programação promovida pela ACCPA, será exibido amanhã, dia 29/06 às 19 h, no auditório do IAP (Instituto de Artes do Pará) , o clássico do cinema francês “A Regra do Jogo” (foto) de Jean Renoir. Produzido em 1939, o filme é uma inteligente sátira sobre a sociedade francesa e sem dúvida, é um dos melhores filmes do diretor. Após a exibição do filme, debate entre o público e os críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia : Hoje é o último dia para se conferir a exibição do curta-metragem “No Ritmo das Águas” de Maria Luzia Miranda Álvares, Maria Cristina Maneschy e Josinete Pereira, documentário que aborda duas comunidades onde trabalham mulheres pescadoras: Abaetetuba e S. Caetano de Odivelas (Pererú).O filme focaliza a rotina das pescadoras e também as atividades de mulheres empregadas na industria pesqueira. No mesmo programa, será exibido “O Homem do Balão Extravagante: As Trubuylações de um Paraense que Quase Voou” de Horácio Higuchi, documentário sobre Julio César Ribeiro, pioneiro da aviação, paraense que tentou voar em um balão a partir do Largo da Sé em Belém no inicio do século XX.O roteiro focaliza as diversas atividades de Julio César e a repercussão internacional de seus projetos.
- Cine Libero Luxardo : “O Casamento de Raquel” de Jonathan Demme está em exibição até o dia 05/07, de quinta à domingo às 19:30 h. O filme recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama (Anne Hathaway) e 6 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Anne Hathaway), Melhor Atriz Coadjuvante (Rosemarie DeWitt e Debra Winger) e Melhor Roteiro de Estréia de autoria de Jenny Lumet.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23