segunda-feira, 13 de julho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 12/07/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “A Proposta”.
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” traz o personagem Harry Potter no seu sexto ano na escola de magia de Hogwarts.Enquanto Harry começa seu ano em Hogwarts, Lorde Voldemort traz destruição pela Inglaterra e a necessidade de derrotá-lo torna-se cada vez mais forte. Usando um antigo livro de poções que pertenceu ao Príncipe Mestiço, Harry aprofunda seus conhecimentos de magia e prepara-se para a guerra.Antes, ele precisa ajudar Dumbledore a descobrir o segredo da cruzada de Voldemort para conseguir a eternidade: o esconderijo de suas Horcruxes. O filme ia ser lançado em 21 de novembro do ano passado mais a distribuidora adiou seu lançamento mundial para 17 de julho de 2009. O filme será exibido em cópias dubladas e legendadas.
“A Proposta” tem Sandra Bullock (A Rede) como protagonista no papel de uma editora de livros que se vê diante da deportação para o seu país de origem, o Canadá. Para fugir da situação, ela declara que na verdade está noiva de seu assistente que ela atormenta há anos. Ele concorda em participar da farsa, mas com algumas condições. O casal viaja para o Alasca para conhecer a excêntrica família dele e várias situações fora de controle começam a acontecer. No elenco, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen e Craig T. Nelson.
Continuam em cartaz : “Transformers 2 : A Vingança dos Derrotados”, “Jean Charles”, “A Era do Gêlo 3”, “A Mulher Invísivel” e “17 Outra Vez”.

TOP EUA
1. A Era do Gelo 3 2. Transformers : A Vingança dos Derrotados 3. Inimigos Públicos 4. A Proposta 5. Se Beber, Não Case 6. Up – Altas Aventuras 7. My Sister’s Keeper 8. O Sequestro do Metrô 1 2 3 9. Ano Um 10. Uma Noite no Museu 2

TOP 10 BRASIL
1. A Era do Gelo 3 2. Transformers: A Vingança dos Derrotados 3. A Mulher Invisível 4. Jean Charles 5. Hannah Montana: O Filme 6. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas 7. Tinha que Ser Você8. Trama Internacional 9. Uma Noite no Museu 2 10. Paris

Supernovas
*”Harry Potter e o Enigma do Príncipe” será lançado na versão IMAX® 3D no Brasil em 15 de julho pela Warner Bros. Pictures. Esta é a primeira vez que um filme live action com essa tecnologia entrará em cartaz no Brasil. O filme será exibido na sala do Espaço Unibanco Pompéia em São Paulo. Esta é a segunda vez no ano em a Warner Bros. Pictures leva um filme em IMAX® ao cinema no Brasil. Em fevereiro, “Batman - O Cavaleiro das Trevas” atraiu mais de 10 mil espectadores, que assistiram ao longa na tela de 21m de comprimento por 14m de altura. Ainda “Harry Potter”: dia 15/07, haverá sessão especial do filme às 00:05 h, em várias capitais do país, incluindo Belém, nos cinemas Moviecom no Shopping Castanheira e Pátio Belém.
*A Warner Home Video irá lançar o clássico “O Mágico de Oz”(foto) em Blu-ray, em edição comemorativa de 70 anos. O produto chegará ao varejo, nos Estados Unidos, no dia 29 de setembro. A estréia em alta definição de um dos filmes mais populares da história, terá um preço alto para o consumidor americano: US$ 84.99. A produção de 1939 foi inteiramente remasterizada e, segundo o estúdio, a resolução é duas vezes superior à da versão lançada anteriormente em DVD.
*Poucos dias após a morte do cantor, os DVDs de Michael Jackson conquistaram as cinco primeiras posições do ranking de títulos mais vendidos no site Amazon.com, nos Estados Unidos. Os títulos são: Michael Jackson - Video Greatest Hits -HI Story; Michael Jackson - History on Film, Vol. 2; Michael Jackson: Live in Bucharest: The Dangerous Tour; Michael Jackson - Dangerous: The Short Films; e Number Ones. E por enquanto, no Brasil, nenhuma notícia sobre o lançamento em DVD de “The Wiz” de Sidney Lumet, produção de 1979, versão de “O Mágico de Oz” onde Jackson fez um importante papel.
*A Disney planeja relançar o desenho animado “A Bela e a Fera” nos cinemas nacionais com a tecnologia 3D. E já marcou a data: 21 de maio de 2010.O estúdio está utilizando os arquivos originais da animação para criar o espetáculo com óculos 3D.
*O produtor Jerry Bruckheimer confirmou em entrevista concedida em Las Vegas que a sua produtora já começou a desenvolver, em parceria com a Walt Disney Pictures, “Piratas do Caribe 4”.Com os filmes lançados em 2003, 2006 e 2007, a trilogia arrecadou mundialmente mais de US$ 2,7 bilhões de bilheteria.
*Segundo a imprensa americana, o ator Harrison Ford já está escalado para estrelar o quinto “Indiana Jones”. O longa-metragem está previsto para 2011. Ford terá 69 anos, mas está mantendo a forma para fazer as cenas de ação.
*A nova versão de ”Star Trek” teve sua data de entrega às locadoras alterada pela Paramount. A distribuidora informa que o filme, anteriormente programado para o final de setembro, chegará às lojas somente no dia 4 de novembro.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

MEMÓRIA
MICHAEL JACKSON
Peço licença aos leitores da coluna para escrever sobre um artista importante na área musical e que teve sua carreira muita influenciada pelo cinema: Michael Jackson. Passado alguns dias da morte de Jackson e sendo um admirador do seu trabalho, li um pouco de tudo sobre o que se escreveu dele. Muitas coisas interessantes sobre ele foram escritas nos jornais, internet, etc. e outras coisas nem tanto. A maioria dos artigos falava muito de sua obra, que é o que interessa já que Michael, o artista, há muito tempo tinha engolido o Michael, a pessoa. Depois, com tantos fatos estranhos nos úiltimos anos envolvendo sua vida, para muitos houve o inverso, mais é inegável reconhecer no seu trabalho a sua influência sobre o que aconteceu na música pop dos anos 80 em diante e na evolução criativa do clip musical quando Jackson levou diretores de cinema para dirigir seus trabalhos como Martin Scorsese no clip de “Bad”. Além disso, Jackson foi a expressão máxima do pop no sentido de que tinha uma música absoluta e uma vida miníma, como disse uma vez Caetano Veloso. Ele tinha vida na sua música, na sua dança. Na vida real, não. Confuso, perdido, desequilibrado, sem direção, Jackson teve uma vida breve, como acontece com quem brilha muito. Mas na sua música, pulsava uma emoção diferente. Mesmo na música mais simples, você podia ouvir Jackson cantando com o coração na ponta da língua.. E sempre foi isso que me impressionou mais. Adoro seus clips, suas coreografias, suas danças mas o forte de Jackson era o canto. Ele cantava como poucos, na tradição de cantores fantásticos como James Brown, Marvin Gaye e Stevie Wonder.
Acompanho Jackson desde o grupo “Jackson 5” e sempre percebi esta emoção ao cantar uma música, seja a pop “Billie Jean” ou a romântica “Ben”. E a emoção na ponta da língua, sempre. Triste por ver sua vida confusa nos últimos anos, mesmo assim acompanhava seu trabalho comprando seus cds.“HISTORY”(1995) e “INVENCIBLE”(2001) são bons trabalhos mais a maioria dos críticos ou não gostava dos novos cds porque não estavam à altura de “THRILLER”(1982) ou então nem ouviam direito porque Michael Jackson como pessoa não valia mais a pena ter atenção. Ledo engano. Bons cds, boas canções, boa interpretações. O coração na ponta da língua, sempre. Em “INVENCIBLE” uma faixa me chamou atenção pela força da voz dele desde a primeira audição: “SPECHLESS”. Cantada quase toda “à capella”, a canção mostrava que o "estranho" Michael Jackson ainda estava cantando mais forte do que nunca mais somente quem acompanhava de perto seu trabalho percebia isso, sem fanatismos ou exageros, como eu. Mas não adiantava. A má vontade de parte da imprensa e das pessoas que o chamavam de esquisito e doente não deixava que ele ficasse em paz e testemunhasse o resultado real dos seus bons trabalhos musicais. Agora, depois de anos "queimado” pela mídia, de repente com a sua morte, vale a pena ouvir o que ele tem cantado desde o início. Antes tarde do que nunca. Eu como admirador de sua obra, sempre defendi seu trabalho, sua voz, seu talento e por isso lamentei sua morte prematura e sua vida sem brilho e confusa dos últimos anos. Mas quem sabe agora ele encontre paz.
Acredito que Michael Jackson ficou muito tempo longe da música, desde o julgamento que sofreu e acabou sendo absolvido em 2003. Talvez se ele estivesse focado sua visão na música, onde ele realmente sempre esteve vivo , sua morte não tivesse chegado tão cedo, da forma como chegou. Seja como for, é uma pena. Mas sua música sempre ficara na memória de todos que gostavam dele. E isso, ninguém vai tirar de Michael Jackson.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. O Curioso Caso de Benjamin Button
2. Sim, Senhor
3. Marley & Eu
4. Sete Vidas
5. Jogo Entre Ladrões
6. Crepúsculo
7. Milk – A Voz da Igualdade
8. Um Faz de Conta Que Acontece
9. O Leitor
10. Força Policial
Fonte : 100% Vídeo

TV Por Assinatura
“A Banda” de Eran Kolirin (Telecine Cult – Dia 13/07), “Mr. e Mrs Bridge” de James Ivory com Paul Newman (Telecine Cult – Dia 13/07), “Margot e o Casamento” com Nicole Kidman (Telecine Cult – Dia 15/07), “Um Corpo que Cai”(foto) de Alfred Hitchcock (Canal TCM – Dia 13/07), “Casablanca” de Michael Curtiz (Canal TCM – Dia 15/07), “Sindicato de Ladrões” com Marlon Brando (Canal TCM – Dia 13/07) e “O Galanete Mr. Deeds” de Frank Capra (Canal TCM – Dia 14/07).

AGENDA DA SEMANA
- Cineclube Alexandrino Moreira: O Cineclube Alexandrino Moreira, do Instituto de Artes do Pará (IAP), exibe amanhã às 19 h, na programação feita pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o clássico “Ninothcka”(foto) com Greta Garbo como protagonista. A entrada é franca. O IAP fica em Nazaré, ao lado da Basílica.
- Espaço Municipal Cine Olympia :A produção francesa “Nas Cordas” está em exibição de terça à domingo sempre às 18:30 h. O filme conta a história de Joseph, um treinador de boxe que ensinou o esporte para sua filha e sua sobrinha desde que elas eram crianças. Mas hoje aos 18 anos, Angie e Sandra, criadas como irmãs, vão se confrontar na final do campeonato francês de boxe. Entrada Franca.
- Cine Líbero Luxardo: À pedidos, em última exibições, será exibido o filme “O Casamento de Raquel” de Jonathan Demme com Anne Hathaway às 17 h e a primeira parte da produção “Che” com Benicio Del Toro no elenco às 19:30 h. Detalhe importante : a segunda parte de “Che” será lançada nos cinemas brasileiros em agosto.
- Cine CCBEU : Na quarta-feira, dia 16, às 18:30 h, será exibido a obra-prima do cineasta espanhol Carlos Saura, “Cria Cuervos” com Geraldine Chaplin. É um dos melhores filmes da longa carreira deste grande diretor que sempre merece ser revisto. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23