domingo, 31 de maio de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 31/05/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Inútil” e “Donkey Xote”.
“Inútil” (foto)é o filme do Projeto Moviecom Arte desta semana que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). É um documentário que tem uma co-produção China / Hong Kong e que mostra as mulheres que trabalham em uma fábrica de tecidos. Em meio às máquinas de costura, seus rostos carregam a incerteza do futuro. Ao mesmo tempo, no inverno de Paris, a estilista Ma Ke apresenta sua nova marca, intitulada Wu Yong (Inútil). Suas roupas feitas à mão criticam de forma conceitual o mercantilismo da moda. E em outro momento, uma alfaiataria recebe mineradores que vão reparar os uniformes e trocar conversas. As roupas, por sobre a pele, carregam a memória de quem as faz e de quem as veste. O filme foi recebido com elogios pela crítica européia e é uma dessas raridades que podemos conferir através do projeto Moviecom Arte. Confira.
“Donkey Xote” é uma animação co-produzida pela Espanha e Itália e mostra a história de Rucio , é um burro que está cansado da vida pacata que todos parecem levar em La Mancha. Isto muda quando o Cavaleiro da Meia Lua desafia Don Quixote para um duelo, em Barcelona. Só que Rocinante, seu amigo cavalo, prefere vadiar a participar da aventura. Isto faz com que Rucio tenha que agir como cavalo, para ajudar Don Quixote a vencer o confronto. O filme recebeu uma indicação ao “Prêmio Goya” de Melhor Filme de Animação. É uma rara produção de animação européia e merece ser vista.
Continuam em cartaz “Anjos e Demônios”, “Woverine”, “Divã”, “Star Trek”, “ AFesta de Garfield”e “Uma Noite no Museu 2”.

TOP EUA
1. Uma Noite no Museu 2 2. Exterminador do Futuro: A Salvação3. Star Trek4. Anjos e Demônios5. Ela Dança com Meu Ganso 6. X-Men Origens: Wolverine 7. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas8. Obssessiva 9. Monstros Vs. Alienígenas 10. 17 Outra Vez

TOP 10 BRASIL
1. Uma Noite no Museu 2 2. Anjos e Demônios 3. X-Men Origens: Wolverine 4. Divã 5. Budapeste6. Star Trek 7. Monstros Vs. Alienígenas 8. Simonal - Ninguém Sabe o Duro que eu Dei 9. Desejo e Perigo 10. Velozes e Furiosos 4


Supernovas
*”A Fita Branca”, filme austríaco que venceu o prêmio principal no Festival de Cannes (Palma de Ouro) vai ser lançado no Brasil pela Imovision. O filme de Michael Haneke é rodado em preto e branco e retrata o clima sombrio que toma conta de uma vila alemã às vésperas da 1° Guerra Mundial. Todas as histórias se desenrolam a partir de um professor.
*Arnaldo Jabor, diretor de grandes filmes nacionais como “Tudo Bem” e “Eu Te Amo”, está de volta aos sets para rodar “A Suprema Felicidad”', que tem roteiro de sua autoria e produção de Francisco Ramalho Jr.. O filme marca o retorno de Jabor à direção após 15 anos, desde “Eu sei que vou Te Amar” com Fernanda Torres. No elenco, Marco Nanini, Dan Stulbach, Ary Fontoura e Maria Luiza Mendonça.
*”1900”, um dos grandes filmes do cineasta italiano Bernardo Bertolucci, chega finalmente em DVD.O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família de latifundiários. O filme foi exibido em vários países em cópias reduzidas devido a grande duração do filme e no Brasil, chegamos a ver o filme dividido em duas partes. Agora, finalmente poderemos ver o filme na edição que Bertolucci desejou. No elenco do filme, grandes nomes como Robert De Niro e Burt Lancaster.
*Outro título importante que chega nas locadoras é “Saló : 120 Dias de Sodoma” de Pier Paolo Pasolioni. Último filme deste importante cineasta italiano, “Saló” foi proibido em vários países inclusive no Brasil. Somente anos depois tivemos a oportunidade de ver o trabalho que na época chocou a crítica e o público com suas imagens de violência. Hoje, depois de mais de 30 anos de sua produção, valerá a pena rever o filme.
* Michael Moore (Tiros em Columbine/S.O.S. Saúde) já tem seu novo filme pronto para lançamento. Ainda sem nome definitivo, nos Estados Unidos o filme chegará aos cinemas em 2 de outubro.Sempre polêmico, Moore desta vez tem como alvo a crise econômica global.
*Três novos lançamentos do mestre japonês Yasujiro Ozu chegam nas locadoras nas próximas semanas :”Coral de Tóquio” (1931), “Meninos de Tóquio” (1932) e “Coração Caprichoso” (1933), todos da fase muda do cineasta. Yasujiro Ozu é um dos grandes nomes do cinema mundial e um dos artistas mais reconhecidos do cinema japonês junto com Akira Kurosawa e Keiji Mizoguchi.
*Será lançado em breve nas locadoras uma edição especial de ”O Diário de Anne Frank”, belo filme do diretor George Stevens(Os Brutos Também Amam), que conta a saga da menina de 13 anos que se escondeu dos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, e ganhou três “Oscar”, incluindo o de Melhor Atriz Coadjuvante para Shelley Winters. O livro, que serviu de base para o longa, vendeu mais de 31 milhões de cópias e foi traduzido para cerca de 67 idiomas. Os extras revelam cenas de making of, entrevistas da época, detalhes do diário e também uma nova abertura.
*A Warner promete para julho o lançamento da 4ª temporada da série “Agente 86”, estrelada pelo agente Maxwell Smart, interpretado porDon Adams. Nos extras, entrevistas, aparições em TV e comerciais, transmissão do Emmy de 1969, entre outros bônus imperdíveis.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

DVD DA SEMANA
“RECONTAGEM” de Roach. Com Kevin Spacey e Laura Dern. Produção feita pelo canal de assinatura privado HBO sobre as eleições presidenciais de 2000 nos Estados Unidos, quando numa disputa acirrada entre os candidatos George W. Bush e Al Gore, houve necessidade de uma recontagem de fotos na Flórida para se conhecer o presidente eleito, fato que mexeu com os bastidores da eleição mas principalmente revelou detalhes interessantes e questionáveis dos procedimentos da justiça americana, da imprensa americana e da própria democracia americana. Misturando momentos de ficção com cenas reais do período, o filme procura um equilibro entre os fatos tentando não ser parcial aos democratas mais inevitavelmente aponta uma série de situações que questionam a eleição de Bush. Com um bom roteiro, que reforça a importância de vários personagens fundamentais a história, o filme prende a atenção e pela sua qualidade em tratar de um assunto tão polêmico, acaba lembrando alguns dos os melhores filmes de investigação política produzidos pelo cinema americano como “Todos os Homens do Presidente” de Alan Pakula, sobre o caso Watergate. Beja sem falta..

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Sim, Senhor
2. Marley & Eu
3. Crepúsculo
4. Bolt - Supercão
5. Um Faz de Conta Que Acontece
6. Força Policial
7. Madagascar 2 - A Grande Escapada
8. O Leitor
9. Rede de Mentiras
10. Australia

Fonte : 100% Vídeo (Belém)

FESTIVAL DE CANNES
Confira os principais vencedores do último Festival de Cannes, certamente o prêmio mais reconhecido do cinema mundial:
Palma de OuroDas Weisse Band / Alemanha (de Michael Haneke)
Grand PrixUn Prophète / França (de Jacques Audiard)
Melhor DireçãoBrillante Mendoza / Filipinas (pelo filme Kinatay)
Melhor RoteiroLou Ye / China (pelo filme Chun Feng Chen Zui De Ye Wan)
Melhor AtrizCharlotte Gainsbourg / França (pelo filme Anticristo)(foto)
Melhor AtorChrstoph Waltz / Áustria (pelo filme Bastardos Inglórios)
Prêmio do JúriBak-Jwi / Coréia do Sul (de Park Chan-Wook)
Menção EspecialFish Tank / Inglaterra (de Andrea Arnold)
Prix VulcainMap of the Sounds of Tokyo / Espanha (de Isabel Coixet)
Prêmio EspecialLes Herbes Folles / França (de Alain Resnais)
Palma de Ouro - Curta-metragemArena / Portugal (de João Salaviza)
Menção Especial (curta-metragem)The Six Dollar Fifty Man / Nova Zelândia (de Mark Albiston e Louis Sutherland)

TV Por Assinatura
“Cliente Morto não Paga” de Carl Reiner (Telecine Cult – Dia 31/05),”Na Natureza Selvagem” de Sean Penn (Telecine Cult – Dias 31/05 e 25/06), “Temporada de Caça” de Paul Schrader (Telecine Cult – Dias 01 e 04/06), “O Leopardo” de Luchino Visconti (Telecine Cult – Dias 01 e 04/06), “O Assassinato de John Lennon” de Andrew Piddington (Telecine Cult – Dia 02/06), “Quanto Mais Quente Melhor” de Billy Wilder (Telecine Cult – Dias 05 e 07/06) e “Fim dos Tempos” de M. Night Shyamalan (Telecine HD – Dias 06 e 07/06).

AGENDA DA SEMANA
- Cine Clube Alexandrino Moreira: Amanhã será exibido às 19 h, no Auditório do IAP(ao lado da Basílica de Nazaré) o clássico “O Corcunda de Notre Dame” com atuação magnífica do grande ator Charles Laughton. Logo após o filme, como já é tradicional, haverá um debate entre os espectadores e os críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia : Continua no Cine Olympia o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais. Hoje é o último dia para se conferir “Muriel”. A partir de terça-feira, será exibido “Meu Tio da América”, de 1981 com Gerard Depardieu, sem dúvida, um dos melhores filmes do diretor. O filme será exibido de terça à domingo, sempre às 18:30 h.
- Cine Líbero Luxardo: Será exibido até o dia 07/06 (somente de quinta à domingo) o filme “Dúvida” com Meryl Streep e Philip Seymour no elenco. Um dos principais candidatos ao “Oscar” deste ano, o filme mostra a desconfiança de uma rígida freira que inicia por conta própria uma investigação contra um padre local, devido à suspeita de pedofilia com um dos alunos do colégio. O filme recebeu 5 indicações ao “Oscar” e será exibido hoje às 19:30 h

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23