terça-feira, 9 de junho de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 07/06/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Desonra”, “O Exterminador do Futuro : A Salvação” e “A Mulher Invísivel”.
“Desonra”(foto) é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Baseada em fatos reais, o filme aborda a recepção hostil que reféns japoneses no Iraque tiveram ao voltarem a seu país após a libertação, ocorrida em abril de 2004. A produção acompanha o desespero de Yuko (Fusako Urabe), ex-refém que a sua comunidade condena e rejeita. Seu retorno à terra natal se transforma num verdadeiro martírio. Ela é insultada e sofre agressões físicas no bairro onde mora com os pais. Demitida do trabalho, chega à beira do desespero e cogita voltar para o Iraque.O filme tem a direção Masahiro Kobayashi.um dos nomes mais importante do atual cinema japonês.
“O Exterminador do Futuro: A Salvação” é a retomada da “franquia” iniciada por James Cameron em 1985 com o ator Arnold Schwarzenegger no elenco. O filme se passa antes dos acontecimentos dos outros filmes da série quando o personagem John Connor precisa descobrir se um homem que surge de repente é oriundo do passado ou do futuro, ao mesmo tempo que precisa lidar com o ataque decisivo da Skynet. Dirigido por McG (As Panteras), o filme tem Christian Bale (Batman), Helena Bonham Carter(Planeta dos Macacos) e Bryce Dallas Howard (Dogville) no elenco.
“A Mulher Invisível” tem na direção Claúdio Torres (Redentor). Em plena crise por ter sido abandonado pela esposa, um homem recebe a visita da mulher ideal. No elenco, Selton Mello, Luana Piovani, Vladimir Brichta, Maria Luísa Mendonça, Fernanda Torres e Paulo Betti
Continuam em cartaz “Anjos e Demônios”, “Wolverine” e “Uma Noite no Museu 2”.

TOP EUA
1. “Up” 2. “Uma noite no museu” 3. “Drag me to hell” 4. “O exterminador do futuro – A salvação” 5. “Jornada nas estrelas” 6. “Anjos e demônios” 7. “Dance flick” 8. “X-Men – Origens: Wolverine” 9. “Minhas adoráveis ex-namoradas” 10. “Obsessed”

TOP 10 BRASIL
1. Uma Noite no Museu 2 2. Anjos e Demônios 3. X-Men Origens: Wolverine 4. Divã (R$ 690 mil)5. Jonas Brothers 3D: O Show 6. Donkey Xote 7. Heróis 8. Budapeste9. Kill Shot - Tiro Certo 10. Os Falsários

Supernovas
* Para os fãs da série “Jornada nas Estrelas”, foi lançado um Box contendo os cinco filmes feitos para o cinema mais um DVD contendo extras com entrevistas e curiosidades sobre as produções. Há ainda como extra uma exclusiva mesa-redonda com mais de 70 minutos liderada por Whoopi Goldberg com a participação dos intérpretes William Shatner, Leonard Nimoy, Patrick Stewart e Jonathan Frakes, que conversam e compartilham detalhes da vida deles nos sets de filmagens. Os filmes do Box são :”A Ira de Khan”, “À Procura de Spock”, “A Volta para Casa”, “A Última Fronteira” e “Terra Desconhecida”.
*Paul Haggis(Crash - No Limite/No Vale das Sombras) vai dirigir o suspense “The Next Three Days”.Segundo Higgis, que escreverá o roteiro, essa é uma boa oportunidade para "explorar as profundezas dos limites da fé e do amor". A produção será dele, Michael Nozik (Diários de Motocicleta).
*Os roteiristas Juliet Snowden e Stiles White (O Pesadelo/Presságio) foram contratados para reescrever a refilmagem de “Poltergeist: O Fenômeno”, produção dos anos 80 dirigida por Tob e Hooper e produzida por Steven Spielberg. Vadim Perelman (A Casa de Areia e Névoa) poderá ser o diretor.
*A atriz Taraji P. Henson, indicada ao “Oscar” pela sua atuação em “O Curioso Caso de Benjamin Button”, está no elenco da refilmagem de “Karatê Kid”, intitulada “The Kung Fu Kid”.Taraji vai interpretar a mãe do protagonista, que será vivido por Jaden Smith (À Procura da Felicidade).
*O novo filme de Woody Allen, “Whatever Works”, ganhou mais um cartaz na internet (foto), Como já anunciei anteriormente, a distribuidora Califórnia Filmes vai lançar o filme no Brasil como “Tudo pode dar Certo” somente no, dia 13 de novembro.
*A revista Variety publicou na última semanaa uma reportagem sobre três projetos em andamento que vão abordar a chamada geração beat americana. Um deles é a adaptação do livro de Jack Kerouak, “On the Road”, que será dirigida por Walter Salles e pelo roteirista José Rivera (o mesmo de 'Diários de motocicleta'), com produção da Zoetrope, de Francis Ford Coppola.
* “Sopro no Coração”, belo filme de Louis Malle (Adeus Meninos/30 Anos esta Noite) realizado nos anos 70 e que inclusive foi proibido nos cinemas no Brasil por alguns anos, chega em DVD num lançamento imperdível. O filme conta a história de um jovem de 15 anos, que vive com sua família burguesa. Após contrair um problema no coração, vai se tratar em uma estação climática, acompanhado de sua mãe.
*Outro grande lançamento que está chegando nas locadoras é “O Fundo do Coração”, excelente filme de Francis Coppola realizado em 1982, que foi um grande prejuízo na sua carreira mas que é belo filme que marcou sua carreira como diretor. No elenco, Nastassja Kinski com a excelente trilha sonora cantada por Tom Waitsl
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

DVD
"APENAS UM SONHO” de Sam Mendes. Com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.Nos anos 50, Frank e April se apaixonam e tem certeza da sua felicidade e de seus objetivos. Procurando ser diferentes e independentes das pessoas e coisas que os cercam, eles se mudam para uma nova casa mas lentamente a rotina acaba consumindo seu relacionamento até que Abril deseja uma mudança radical de suas vida propondo que eles comecem tudo de novo em Paris deixando de lado tudo que conquistaram até agora. Inicialmente bem aceita, a proposta acaba afastando Frank e Abril e colocando seu relacionamento em dúvida. Sam Mendes é um dos bons diretores da sua geração com dois filmes de qualidade em sua filmografia : “Beleza Americana”(1999) com Kevin Spacey e “Estrada Para a Perdição”(2001) com Tom Hanks e Paul Newman. Aqui, num roteiro que procura investigar os extremos de um relacionamento , ele consegue ser dar consistência ao roteiro com cenas bem dirigidas e dando total liberdade para as excelentes atuações de DiCaprio e Winslet. Mas é no roteiro que vejo o ponto fraco do filme reforçando estereótipos tanto em relação ao homem como a mulher. Ao mostrar o desequilibrio evidente na relação do casal, o roteiro acaba não explorando situações que poderiam dar uma força maior na proposta de se “investigar” os extremos de um casal “feliz”, como aconteceu por exemplo em “Cenas de um Casamento” do mestre Ingmar Bergman. Apesar destas observações, “Foi Apenas um Sonho” merece ser visto e discutido.

+ LOCADOS DA SEMANA
1. Sim, Senhor
2. Marley & Eu
3. Sete Vidas
4. Crepúsculo
5. Força Policial
6. Um Faz de Conta Que Acontece
7. Bolt - Supercão
8. O Leitor
9. A Troca
10. Queime Depois de Ler
Fonte : 100% Vídeo
TV Por Assinatura
“Nosferatu” de F. W. Murnau (Telecine Cult – Dias 07 e 09/06), “Fale com Ela”(foto) de Pedro Almodovar (Telecine Cult – Dia 07/06), “Assédio” de Bernardo Bertolucci (Telecine Cult – Dias 08 e 11/06), “Saló – Os 120 Dias de Sodoma”de Pier Paolo Pasolini (Telecine Cult – Dia 10/06), “No Vale das Sombras” de Paul Haggins (Telecine HD – Dias 08 e 10/06), “Elizabeth : A Era de Ouro” de Shekhar Kapur (Telecine HD – Dias 10 e 12/06), “Delicatessen” de Jean-Pierre Jeunet (Telecine Cult – Dia 11/06), “Despedida em Las Vegas” de Mike Figgins (Telecine Cult – Dia 11/06) e “A Canção da Esperança” de John Cassavetes (Telecine Cult – Dias 12 e 14/06)

AGENDA DA SEMANA
- Cine Clube Alexandrino Moreira: Na programação promovida pela ACCPA, será exibido na próxima segunda-feira dia 15/06, o clássico “Matar ou Morrer” de Fred Zinneman com Garry Cooper no elenco. O filme será exibido às 19 h com entrada franca. Logo após o filme, como já é tradicional, haverá um debate entre os espectadores e os críticos da ACCPA.
- Espaço Municipal Cine Olympia : Continua no Cine Olympia o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais. Hoje é o último dia para se conferir “Meu Tio da América”(foto). A partir de terça-feira, fechando o ciclo de filme de Alain resnais, será exibido uma série de curtas-metragens importantes dentro da carreira do diretor. A programação será exibida de terça à domingo, sempre às 18:30 h. Na SESSÃO CINEMATECA, promovida pela ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), será exibido hoje às 16 h um programa duplo : “A Garota que Ficou em Casa”, produção do cinema mudo de 1916 dirigida por David Griffith (foto) com a participação do ator paraense Syn de Conde e “O Homem Mosca”, comédia de Harold Loyd. Entrada Franca.
- Cine Líbero Luxardo: hoje é o último díade exibição do filme “Dúvida” com Meryl Streep. Um dos principais candidatos ao “Oscar” deste ano, “Dúvida” tem uma soberba atuação de Meryl Streep e uma excelente direção.O filme será exibido hoje às 19:30 h. No próximo sábado, dia 13/06, na SESSÃO CULT, promovida pela ACCPA em parceria com o Cine Líbero Luxardo, será exibido o filme “A Bela e A Fera” de Jean Cocteau às 16:30 h com entrada franca e debate após a exibição entre os espectadores e os críticos da ACCPA.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23