domingo, 3 de maio de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 03/05/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “O Novo Século Americano” e “Divã”.
“O Novo Século Americano” é o filme do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme é um documentário que aborda os aspectos históricos, filosóficos e econômicos que sugerem que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 não foram perpetrados por terroristas muçulmanos, mas sim concebidos e orquestrados pela própria administração americana que estava no poder à época dos eventos. A direção é de Massimo Mazzucco. O filme é polêmico e dividiu a crítica internacional.
“Divã” é baseado na peça teatral que teve mais de 150 apresentações fazendo um público superior a 175 mil espectadores. Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela resolve, por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com o marido Gustavo (José Mayer) e a amiga Mônica (Alexandra Richter) para ajudá-la. O roteiro é- de Marcelo Saback, baseado em livro de Martha Medeiros. No elenco, Lília Cabral , José Mayer, Alexandra Richter,Cauã Reymond (Murilo) ,Reynaldo Gianecchini e Eduardo Lago.
Continuam em cartaz “Anjos da Noite 3”, “Velozes e Furiosos 4”, “Eu Odeio o Dia dos Namorados”, “Monstros Vs. Alienígenas”, “Presságio” , “Evocando Espíritos” e “X-Men Origens : Wolverine” que estreou nacionalmente na última quinta-feira, dia 30/04.

TOP EUA
1. Obsessiva
2. 17 Outra Vez
3. Vale Tudo
4. O Solista
5. Terra
6. Monstros Vs. Alienígenas
7. Intrigas de Estado
8. Hannah Montana - O Filme
9. Velozes e Furiosos 4
10. Adrenalina 2

TOP 10 BRASIL
1. Divã
2. Velozes e Furiosos 4
3. Monstros Vs. Alienígenas
4. Presságio
5. Eu Odeio o Dia dos Namorados
6. Evocando Espíritos
7. Anjos da Noite - A Rebelião
8. A Montanha Enfetiçada
9. Eu te Amo, Cara
10. Ele Não Está tão a Fim de Você

Supernovas
*A Universal Pictures anunciou a refilmagem de “Videodrome - A Síndrome do Vídeo”, filme de 1983 dirigido por David Cronenberg (A Mosca). O diretor, envolvido com seu novo filme, "The Maltarese Circle", a ser estrelado por Tom Cruise (Minority Report - A Nova Lei) e Denzel Washington (Hurricane - O Furacão), não estará no projeto. O filme conta a história de um estranho programa de TV que atormenta a vida do dono de uma estação de TV a cabo.
*O personagem Predador(foto) que tanto fez sucesso no final dos anos 80 no filme estrelado por Arnaold Schwazenegger, poderá ter em breve uma nova versão.. O projeto está a cargo da 20th Century Fox, que encomendou ao diretor Robert Rodriguez (Sin City - A Cidade do Pecado) o roteiro mais até agora não teve a confirmação do diretor sobre sua incursão no filme. Enquanto decide, Rodriguez trabalha em outro projeto: "Machete". Trata-se do longametragem cujo trailer falso é exibido em "Grindhouse", desmembrado no Brasil em “Planeta Terror” e “À Prova de Morte” de Tarantino. O filme será estrelado por Danny Trejo (Era Uma Vez no México), com as filmagens iniciando em junho.
*A produtora Dimension Films (Halloween - O Início/Planeta Terror) comprou os direitos de um livro de terror, "Audrey's Door", antes dele chegar nas livrarias. A escritora Sarah Langan, que tem influências de Stephen King, também lançou "The Missing", "The Lost", "The Keeper" e "Virus", sendo os dois últimos premiados."Audrey's Door" será lançado em setembro e conta a história de uma jovem arquiteta que após romper seu noivado, encontra o apartamento perfeito em Manhattan onde vai morar sozinha. Mas estranhos acontecimentos fazem com que ela perca o senso de realidade, passe a viver um pesadelo e a construção de uma misteriosa porta pode ser a solução para o seu problema.
*Oliver Stone (Assassinos por Natureza) fechou um acordo com a 20th Century Fox para fazer a sequência de “Wall Street - Poder e Cobiça”, sucesso dos anos 80 que rendeu o “Oscar” de Melhor Ator para Michael Douglas. Douglas já está dentro do projeto que aborda os bastidores dos podres poderes no mercado financeiro americano. O personagem Gordon Gekko volta na sequência, mas pouco se sabe ainda sobre os detalhes do enredo.
*Os produtores da franquia “Rocky, Um Lutador” contrataram o diretor Roger Donaldson (O Novato) para levar para o cinema a adaptação do livro "The Day They Stole the Mona Lisa", de Seymour Reit. A história conta sobre Eduardo de Valfierno e suas artimanhas para ludibriar a polícia no crime ocorrido em 1911, o mais famoso roubo de obra de arte do mundo. . O autor do livro, falecido em 2001, aos 83 anos, tem mais de 80 obras em seu currículo.,
*O diretor chinês Zhang Yimou, (Lanternas Vermelhas/Amor e Sedução) já começou os trabalhos do seu novo filme, “Amazing Tales - Three Guns”. A produção será dividida em duas partes, sendo a primeira um suspense e a segunda, uma comédia. Os atores Sun Honglei (O Caminho Para Casa) e Ni Dahong (A Maldição da Flor Dourada) estão escalados para o elenco e as filmagens programadas para junho. Yimou dirigiu a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim e vai coreografar os 60 anos do partido comunista no poder.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

+ Vendidos (DVD)
1) 1984
2) O Ovo da Serpente
3) Week-end à Francesa
4) A Chinesa
5) Descartes

+ Vendidos (Blue-Ray)
1) Controle Absoluto
2) Blade Runner (Edição Especial)
3) A Duquesa
4) Austrália
5) Gandhi (Edição Especial)

Fonte : 2001 Vídeo

FESTIVAL DE CANNES
O Festival de Cannes é um dos festivais de maior tradição do cinema e sem dúvida, é uma das premiações mais respeitadas do mundo cinematográfico. Ao contrário do "Oscar", festa da indústria americana, em Cannes concorrem filmes de todas as nacionalidades havendo uma maior interação do cinema como arte e como indústria.Confira abaixo a relação completa dos filmes selecionados para o 62º Festival de Cannes, que ocorrerá entre 13 e 24 de maio deste ano e que :
ABERTURA:Up - Altas Aventuras, de Pete Docter e Bob Peterson
ENCERRAMENTO:Coco Chanel & Igor Stravinsky, de Jan Kounen
MOSTRA COMPETITIVA:
Bright Star, de Jane Campion
Spring Fever, de Lou Ye
Anticristo, de Lars von Trier
Enter the Void, de Gaspar Noé
Face, de Tsai Ming-liang
Les Herbes Folles, de Alain Resnais
In the Beginning, de Xavier Giannoli
A Prophet, de Jacques Audiard
The White Ribbon, de Michael Haneke
Vengeance, de Johnnie To
The Time That Remains, de Elia Suleiman
Vincere, de Marco Bellocchio
Kinatay, de Brillante Mendoza
Thirst, de Park Chan-wook
Los Abrazos Rotos, de Pedro Almodóvar
Map of the Sounds of Tokyo, de Isabel Coixet
Fish Tank, de Andrea Arnold
Looking for Eric, de Ken Loach
Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
Taking Woodstock, de Ang LeeF
FORA DE COMPETIÇÃO:
The Imaginarium of Doctor Parnassus, de Terry Gilliam
The Army of Crime, de Robert Guediguian
Agora, de Alejandro Amenábar
SESSÕES À MEIA-NOITE:
A Town Called Panic, de Stephane Aubier e Vincent Patar
Ne te Retourne Pas, de Marina de Van
Drag Me to Hell, de Sam Raimi
EXIBIÇÕES ESPECIAIS:
etition, de Zhao Liang
L'Epine Dans le Coeur, de Michel Gondry
Min ye, de Souleyumane Cisse
Jaffa, de Keren Yedaya
Manila, de Adolfo Alix Jr. e Raya Martin
My Neighbor, My Killer, de Anne Aghion
MOSTRA UM CERTO OLHAR:
Samson & Delilah, de Warwick ThorntonÀ
Deriva, de Heitor Dhalia
The Wind Journeys, de Ciro Guerra
Demain des l'Aube, de Denis Dercourt
Irene, de Alain Cavalier
Air Doll, de Hirokazu Kore-eda
ndependance, de Raya Martin
Le Pere de mes Enfants, de Mia Hansen-LoveD
ogtooth, de Yorgos Lanthimos
Nobody Knows About the Persian Cats, de Bahman Ghobadi
Eyes Wide Open, de Haim Tabakman
Mother, de Bong Joon-ho
The Silent Army, de Jean van de Velde
To Die Like a Man, de João Pedro Rodrigues
Police, Adjective, de Corneliu Porumboiu
Tales from the Golden Age, de Hanno Hofer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Popescu e Ioana Uricaru
Tale in the Darkness, de Nikolay Khomeriki
Tzar, de Pavel Lounguine
Nymph, de Pen-ek Ratanaruang
Precious, de Lee Daniels

CICLO ALAIN RESNAIS
Nesta terça-feira, inicia no Espaço Municipal Cine Olympia o ciclo “Alain Resnais – De Guernica à Coeurs” com a exibição em DVD de 5 longa-metragens e uma coletânea de curtas-metragens deste grande diretor francês que marcou seu nome na história do cinema com excelentes filmes que na sua maioria tratam de temática que abordam as questões do tempo e da memória de seus personagens.. O ciclo de filmes será exibido de 05/05 à 14/06. Confira a relação dos filmes e datas:
- “HIROSHIMA MEU AMOR”(1959) – De 05/05 à 10/05
- “ANO PASSADO EM MARIENBAD” (1961)– De 12/05 à 17/05
- “STAVISKY”(1974) – De 19/05 à 24/05
- “MURIEL” OU “O TEMPO DE UM RETORNO” (1963)– De 26/05 à 31/05
- “MEU TIO DA AMÉRICA”(1980) – De 02/06 à 07/06
- SESSÃO DE CURTAS: "GUERNICA" / "AS ESTÁTUAS TAMBÉM MORREM "/ "NOITE E NEBLINA" / "TODA A MEMÓRIA DO MUNDO "/ "O CANTO DO ESTIRENO" – De 09/06 à 14/06
Todos os filmes serão exibidos às 18:30 h, de Terça à Domingo com entrada Franca. A exibição do ciclo do diretor Alain Resnais tem o apoio da Embaixada da França e da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará).

TV POR ASSINATURA
“Salvador” de Oliver Stone (Telecine Cult – Dias 03 e 05/05), “Nevada Smith” de Henry Hathaway com Steve McQueen (Telecine Cult – Dias 04 e 06/05), “Não Estou Lá” de Todd Haynes (Telecine Premium – Dias 05 e 07/05), “2046 – Os Segredos do Amor” de Wong Kar-Wai (Telecine Cult – Dias 02 e 05/05), “Eureka” de Nicolas Roeg (Telecine Cult – Dias 06 e 09/05), “Maria Cheia de Graça” de Joshua Marston (Telecine Cult – Dias 07 e 08/05) e “A Marca da Maldade” de Orson Welles (Telecine Cult – Dia 08/05)


AGENDA DA SEMANA
- No Cine Clube Alexandrino Moreira (auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré) será exibido amanhã às 19 h em parceria com a ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), o clássico “Gunga Din”, filme dirigido por George Stevens em 1932 com Cary Grant no elenco. A entrada é franca e após a exibição dos filme, haverá um debate entre o público presente.
- No Espaço Municipal Cine Olympia, hoje é o último dia da mostra “A Dança na Sétima Arte” com a exibição do filme “Vem Dançar” com Antonio Banderas às 18:30 h. A partir de terça-feira, inicia no Olympia o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais (maiores informações em outro espaço da coluna).Confira a programação do Cine Olympia pelo site http://www.cinemaolympia.com.br/
- Na programação do Cine Líbero Luxardo que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), hoje é o último dia de exibição do filme “Café dos Maestros” de Miguel Kohan, documentário que mostra a história e a evolução do Tango como forma de expressão musical. O filme é uma co-produção dos EUA/Inglaterra/Argentina. O filme será exibido às 19:30 h.Confira a programação do Cine Líbero Luxardo no blog http://www.cineliberoluxardo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23