CINE TROPPO DOMINGO DIA 24/05/09


CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Canções de Amor” e “Uma Noite no Museu 2”.
“Canções de Amor” é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). O filme, um musical, acompanha a história do jornalista Ismael que namora a bela Julie e vive um romance a três com Alice. O triângulo amoroso será interrompido por uma tragédia que muda os rumos da trama. A direção é de Christophe Honoré. No elenco, Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Chiara Mastroianni, Clotilde Hesme, Grégoire Leprince-Ringuet, Brigitte Roüan, Alice Butau.
Em “Uma Noite no Museu 2”, o ator Ben Stiller volta na seqüencia no papel de Larry Daley, cargo de guarda-noturno no Museu de História Natural, em Nova York. Mas desta vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos Estados Unidos, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação; além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria). O filme será exibido em cópias dubladas e legendas no Brasil.
Continuam em cartaz “X-Men Orgins : Wolverine”, “Star Trek”, “Anjos e Demônios”, “Divâ” e “A Festa de Garfield”.

TOP EUA
1. Anjos e Demônios 2. Star Trek (US$ 43 milhões)3. X-Men Origens: Wolverine 4. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas 5. Obsessiva (US$ 4,55 milhões)6. 17 Outra Vez 7. Monstros Vs. Alienígenas 8. O Solista 9. Next Day Air 10. Terra
TOP 10 BRASIL
1º - Anjos e Demônios 2º - X-Men Origens: Wolverine 3º - Divã 4º - Star Trek 5º - Monstros Vs. Alienígenas 6º - A Festa do Garfield 7º - Velozes e Furiosos 4 8º - Um Ato de Liberdade 9º - Desejo e Perigo 10º - Simonal - Ninguém Sabe o Duro que eu Dei

Supernovas
*O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente e a Comissão Intersetorial do Governo Federal fará hoje um evento especial que faz parte da Campanha de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente com a exibição do filme de Joél Zito Araújo, “Cinderelas, Lobos e um Principe Encantado”, documentário sobre o Mundo do Turismo Sexual. O filme será exibido hoje no Hangar – Centro de Convenções às 19:30 h para convidados. Posteriormente, o filme deverá ser lançado em circuito comercial ou alternativo em nossa cidade.
*Milla Jovovich ('Resident Evil: A Extinção) acaba de se juntar a Robert De Niro (Entrando Numa Fria) e Edward Norton (Força Policial) no filme “Stone”'. No filme, De Niro vive um policial que trabalha supervisionando os ex-presidiários que acabaram de sair da prisão. Ele fica amigo de uma professora e acaba se apaixonando por ela. Norton vive um incendiário condenado e Jovovich sua mulher.
*Anthony Hopkins voltará a interpretar o papel de Hannibal Lecter. Hopkins já encarnou o personagem em 'O Silêncio dos Inocentes' (pelo qual ganhou um Oscar), 'Hannibal' e 'Dragão Vermelho'. Agora, a Universal Studios já deu início a pré-produção de um novo filme com o personagem com Hopkins como protagonista e Ridley Scott(Hannibal) na direção. A atriz Cate Blanchett (O Aviador) poderá interpretar o papel de Clarice Starling já que provavelmente Jodie Foster não deverá querer voltar a trabalhar neste papel novamente.
*O novo filme de Woody Allen, “'Whatever Works”, ganhou título nacional..A Califórnia lança o filme no Brasil como “Tudo pode dar Certo”, dia 13 de Novembro de 2009. No elenco, Evan Rachel Wood (Aos Treze/Across the Universe). Enquanto isso,a atriz Nicole Kidman não deverá mais estar no mais novo projeto de Allen a ser lançado ano que vem.
*”Meu Tio” de Jacques Tati será o próximo filme da Sessão Cult, parceria da ACCPA e o Cine Líbero Luxardo. Na sesão Cult, tem sido muito interessante os debates que tem surgido após as exibições dos filmes, unindo crítica e público numa troca de idéias muito construtiva. Já no Cineclube Alexandrino Moreira, a ACCPA está programando para o mês de junho 3 grandes filmes : “O Corcunda de Notre Dame” com Charles Laughton, “Matar ou Morrer” de Fred Zinneman e “A Regra do Jogo” de Jean Renoir. Sempre com entrada franca. Confira.
*O Festival de Cannes termina hoje e o cineasta Lars Von Trier já marcou presença com a exibição do seu primeiro filme de terror, “O Anticristo” que foi vaiado por boa parte da platéia que viu o filme no festival. No filme, os atores Willem Dafoe e Charlotte Gainsbourg vivem um casal que se refugia em uma cabana na floresta após perder o filho. Lá, vários eventos bizarros começam a acontecer. O filme ainda não data de estréia confirmada no Brasil.
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com/ . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com

SEMINÁRIO "CIRCUITO EM CONSTRUÇÃO"
A Associação Cultural Tela Brasilis realizou, de 10 a 12 de julho de 2008, no Rio de Janeiro, a fase nacional do Circuito em construção – Seminários estaduais para a auto-sustentabilidade cineclubista. Na ocasião, reuniram-se na cidade vinte e seis pessoas, representantes do cineclubismo de cada Estado do país, a fim de participar de mesas de debates, palestras e oficinas que enfocaram o tema da auto-sustentabilidade sob as mais diversas perspectivas. Agora, em parceria com o Núcleo de produção Digital do Pará, será realizada nos dias 25 e 26/05/09 no Instituto de Artes do Pará-IAP, a etapa estadual do Seminário Circuito em Construção, trazendo para o estado do Pará as discussões que foram apresentadas no Rio de Janeiro. Este projeto tem o compromisso de desenvolver ambiente para que agentes de produção, distribuição e, sobretudo, exibição audiovisual, possam desempenhar suas atividades sob a lógica da Economia da Cultura, através do fortalecimento dos pontos de exibição sustentados existentes e o estímulo à criação de outros. Confira a programação:

Dia 25/05
16h00 – Leitura da Carta dos Direitos do Público – Afonso Gallindo – Diretor Norte do CNC
16h10 às 17h30 – Mesa redonda: Autosustentabilidade Cineclubista
Eduardo Ades - Produtor Executivo do Tela Brasilis
Caio Cesaro – Coordenador de Comunicação e Circuito da Programadora Brasil
Mediação: Paulo de Carvalho –Profissional em artes gráficas e jornalismo, pesquisador e produtor cultural, atualmente é coordenador do Cineclube Marajó
17h30 às 18h30 – Palestra: Cine Mais Cultura
Frederico Cardoso
Coordenador Executivo do Cine Mais Cultura, com formação superior em cinema. Curador e diretor da Mostra Rio das Ostras de Cinema, milita no cineclubismo desde 2002 e é um dos idealizadores e coordenadores do “Cinemaneiro” – oficinas de realização em vídeo digital e exibições de filmes nacionais em favelas.
18h30 às 20h30 Painel: Circuito Cineclubista do Pará – algumas experiências
Marco Moreira – Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará e Programador do Cine Olímpia
Augusto Pacheco – Gerente do Cine Líbero Luxardo e programador do Cine Estação
Marlise Muinhos – Coordenadora do Cine SESC
Lana Machado – Cineclube Alexandrino Moreira
Rogério Parreira - Cineclube Pedro Veriano (Curro Velho)
Rafael Alcântara – Coord. do Cine EGPA
Mediação: Arnaldo Prado Jr. - Mestre em Ciências em Informática pela PUC/RJ, sócio-fundador do Cine Clube Juventude. Publicou críticas de filmes em vários jornais e colaborou durante vários anos, com textos sobre cinema e histórias em quadrinhos na coluna Panorama, em O Liberal.
Dia 26/05
10h às 11h30 – Mesa redonda: CNC - Formação de Redes Locais
Afonso Gallindo – Diretor Norte do CNC
Frederico Cardoso – Coordenador Executivo do Cine Mais Cultura
Caio Cesaro – Coordenador de Comunicação e Circuito da Programadora Brasil
Mediação: Odimarina Avelino – Coordenadora Cultural do SESC
15h às 16h30 Mesa redonda: Memória do Cineclubismo do Pará
Luzia Miranda Alvarez – Doutora em Ciência Política/IUPERJ, é crítica de cinema em "O Liberal desde 1972 e possui livros e artigos publicados sobre cinema.
Pedro Veriano – Cineasta e crítico de cinema
Vicente Cecim – Escritor e crítico de cinema
Afonso Gallindo - Diretor Norte do CNC
Mediação: Marco Moreira – Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará
16h30 às 18h00 Painel: Circuito Cineclubista do Pará – algumas experiências
Mateus Moura – Idealizador e fundador da APJCC (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema). Idealizador e coordenador do Cineclube Aliança Francesa. Membro-criador do Cine Uepa, coordenou e fez curadoria de ciclos no Cinema na Casa em 2008.
Arthur Leandro – Membro do Cineclube Nangetu, da rede e do Projeto Cinema de Rua.
Paulo de Carvalho – Profissional em artes gráficas e jornalismo, pesquisador e produtor cultural, atualmente é coordenador do Cineclube Marajó
Emanoel Freitas – Diretor do Fest Cine Itinerante
Francisco Weyl – Coord. do Cineclube Amazonas – Douro
Mediação: Afonso Gallindo – Diretor Norte do CNC

Realização: Associação Cultural Tela Brasilis
Patrocínio: SAV/MinC/FNC
Parceria local: CNC – Norte/NPD-PA/IAP/Secult-PA


+ LOCADOS DA SEMANA
Marley & Eu
2. Crepúsculo
3. Madagascar 2 - A Grande Escapada
4. Australia
5. A Troca
6. O Dia Em Que a Terra Parou
7. Queime Depois de Ler
8. 007 - Quantum Of Solace
9. Rede de Mentiras
10. A Lista - Você Está Livre Hoje?

Fonte : 100% Vídeo (Belém)

Na Internet
Está no ar o site oficial de “Bastardos Inglórios” (Inglorious Basterds), com imagens, trailer, wallpapers. O endereço é http://www.inglouriousbasterds-movie.com/..A Weinstein Company lançará o filme nos cinemas dia 21 de agosto de 2009, concorrendo com 'Premonição 4' nas bilheterias. Eli Roth interpreta um sargento nazista jogador de beisebol e Brad Pitt ficará com o papel principal. Ele viverá o tenente Aldo Raine, homem que organiza uma equipe de bastardos.O filme se passa na Segunda Guerra Mundial e conta a história de um grupo de soldados prestes a serem executados, mas que recebem a chance de sobreviver.

TV Por Assinatura
“Kolya – Uma Lição de Amor” de Jan Sverak (Telecine Cult – Dias 24 e 27/05), “As Três Máscaras de Eva” de Nunnaly Johnson (Telecine Cult – Dia 24/05), “Janela Indiscreta” de Alfred Hitchcock (Telecine Cult – Dias 24 e 26/05), “Amargo Regresso” de Hal Ashby (Telecine Cult – Dia 25/05),”Desejo e Reparação” de Joe Wright (Telecine HD – Dias 24 e 26/05), “Às Cinco da Tarde” de Samira Makhmalbaf (Telecine Cult – Dias 26 e 29/05), “Cliente Morto não Paga” (foto)de Carl Reiner (Telecine Cult – Dia 29/05), “Inferno nº 17” de Billy Wilder (Telecine Cult – Dia 29/05) e “Um Beijo Roubado” de Kar Wai Wong (Telecine HD – Dias 28 e 30/05).


AGENDA DA SEMANA
- A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) inicia hoje às 16 h a programação da SESSÃO CINEMATECA, no Cine Olympia, com a exibição do clássico “Suspeita” (foto) de Alfred Hitchcock, com entrada franca. É mais uma iniciativa da associação em procurar formar uma nova platéia que valorize o cinema como arte. A SESSÃO CINEMATECA acontecerá a cada 15 dias, sempre às 16 h, com entrada franca e a exibição de clássicos do cinema e filmes importantes dentro da história do cinema.
- No Espaço Municipal Cine Olympia, continua o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais. Hoje é o último dia para se conferir “Stavinsky” com Jean Paul Belmondo, produção de 1974. A partir de terça-feira, será exibido “Muriel”. Confira a programação completa no blog http://www.espacomunicipalcineolympia.blogspot.com/
- Na programação do Cine Líbero Luxardo que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), volta a ser exibido o excelente filme francês “Entre os Muros da Escola” de Laurent Cantet.O filme foi exibido dentro do projeto Moviecom Arte e agradou a crítica local. Vale a pena ver o filme. É um dos melhores filmes do ano. O filme será exibido às 19:30.
- No Cine Estação, hoje é o último dia de exibição de “Meu Nome é Dindi” de Bruno Safadi com uma sessão às 18h e também de “Um Louco Apaixonado” com Jeff Bridges às 10h e 20h. Confira maiores detalhes da programação do Cine Estação no site http://www.estacaodasdocas.com.br/cine_estacao.html.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17

Cine Troppo - De 25 a 31/01/18