segunda-feira, 25 de maio de 2009

CINE TROPPO DOMINGO DIA 17/05/09

CINE-TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

CINEMA/Lançamentos da Semana

Caso não haja alterações de última hora, as estréias da semana são “Alexandra”, “Anjos e Demônios” , "Um Louco Apaixonado" e "Meu Nome é Dindi".

“Alexandra”é o filme da semana do projeto Moviecom Arte que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). É o mais recente filme dirigido pelo cineasta rusoo Aleksandr Sokurov (Arca Russa/O Sol). O filme se passa na Chechénia, nos dias de hoje. Uma frente russa. Aleksandra Nikolaevna é a avó que visita o neto, um dos melhores oficiais da sua unidade. Passam-se os dias e ela descobre um novo mundo. Um mundo de homens onde não há mulheres, sensibilidade ou conforto. O dia-a-dia é pobre, num local onde as pessoas são parcas nos seus sentimentos. Simplesmente, porque talvez não haja tempo nem energia para isso. O filme foi elogiado pela crítíca internacional e é considerado um dos melhores filmes do diretor.
“Anjos e Demônios” é baseado na obra do escritor Dan Brown e foi adaptado para o cinema como se fosse uma sequência do grande sucesso “O Código da Vinci”. Nesta nova avnetura, o assassinato de um cientista faz com que o professor de simbologia Robert Langdon) e Victoria Vetra, filha do homem morto, envolvam-se com a sociedade secreta dos Illuminati. As pistas levam a dupla ao Vaticano, onde uma conspiração envolvendo o assassinato de cardeais, às vésperas da eleição do novo Papa, coloca-a em perigo. A direção é Ron Howard (O Código da Vinci). No elenco principal Tom Hanks, Ewan Mcgregor e Ayelet Zurer.
“Um Louco Apaixonado” conta a história de um homem contrário ao mundo das celebridades que passa a trabalhar em uma revista de sucesso que acaba fazendo com que ele próprio se torne famoso. No elenco, Kirsten Dunst e Jeff Bridges.
“Meu Nome É Dindi” é dirigido por Bruno Safadi e retrata, em 18 planos-sequência, a vida de Dindi, jovem dona de uma quitanda à beira da falência no Rio de Janeiro. Dindi luta por sua sobrevivência, enquanto é perseguida por um agiota e um misterioso senhor.



TOP EUA

1. Star Trek 2. X-Men Origens: Wolverine 3. Minhas Adoráveis Ex-Namoradas 4. Obsessiva 5. 17 Outra Vez 6. Next Day Air 7. O Solista 8. Monstros Vs. Alienígenas9. Terra 10. Hannah Montana - O Filme
TOP 10 BRASIL

1º - X-Men Origens: Wolverine 2º - Star Trek 3º - Divã 4º - Velozes e Furiosos 4 5º - Monstros Vs. Alienígenas 6º - Presságio 7º - Um Ato de Liberdade 8º - A Festa do Garfield 9º - Recém-Chegada 10º - A Montanha Enfetiçada


Supernovas

*O Instituto de Artes do Pará (IAP) promoverá nos dia 25 e 26 de maio uma série de mesas redondas envolvendo a questão da atuação dos cineclubes no Brasil, particularmente em Belém. Entre as várias mesas redondas elaboradas, teremos uma dedicada a memória cineclubista de Belém que poucos conhecem e que está mais do que na hora de se conhecer. Entre os nomes que participaram das mesas redondas, estão os críticos Luzia Miranda Álvares, Pedro Veriano e Augusto Pacheco, da ACCPA(Associação dos Críticos de Cinemas do Pará). Na próxima semana estarei divulgando aqui a programação completa.

*A partir desta quarta-feira (13/5) até 2 de agosto, ocorre na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, uma mostra que comemora os 50 anos da Nouvelle Vague, movimento cinematográfico francês forte nos anos 60, que até hoje é referência para o cinema. A mostra “Mademoiselle Nouvelle Vague” apresenta a trajetória da vanguarda francesa. Composta por mais de 50 títulos e contando com películas raras, a retrospectiva exibe não apenas os filmes mais marcantes do movimento, mas também trabalhos de diretores fundamentais para sua formação e obras cujos temas e personagens dialogam diretamente com a vanguarda francesa.

*A estreia de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” no Brasil foi antecipada. De acordo com a Warner Bros., distribuidora da aventura, o longa, que anteriormente estava previsto para estrear mundialmente no dia 17 de julho, chegará aos cinemas brasileiros dois dias antes, em 15 de julho; nesse mesmo dia, o filme chega nos cinemas dos EUA e Reino Unido.

*A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) inicia no dia 24/05, domingo, às 16 h,no Cine Olympia, a programação da sessão CINEMATECA que exibirá filmes importantes da história do cinema e filmes que marcaram várias gerações de cinemaníacos. O primeiro filme da sessão será o clássico “Suspeita”(foto) de Alfred Hitchcock com Cary Grante no elenco. A entrada é franca.
*Chico Anysio irá dublar o protagonista da animação “Up: Altas Aventuras”. Ele já entrou nos estúdios nacionais para dublar o personagem Carl Fredricksen, o velhinho de 78 anos. O filme estreia em 4 de Setembro de 2009.

*Na semana de 19 à 24/04, às 18 h, antes da exibição do filme “Stavinsky” do Ciclo de filmes do diretor Alain Resnais, serão exibidos no Espaço Municipal Cine Olympia 3 Vídeos educativos que fazem parte do projeto “VÍDEOS EDUCATIVOS EM DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, realizado em 2007 pelo Centro Artístico Cultural Belém Amazônia – ONG Rádio Margarida, com financiamento do Ministério da Educação/FNDE/SECAD. Serão exibidos os seguintes vídeos:-“Trabalho Infantil”(Dias 19 e 22/05), “Violência Doméstica”(Dias 20 e 23/05) e “Violência Sexual”(Dias 21 e 24/05).
* A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) tem na internet um blog de cinema para maior interação com o público de cinema: http://www.accpara.blogspot.com . Acesse também “Odisséia”, meu blog sobre cinema e outros assuntos no endereço www.marcoantoniomoreira.blogspot.com



+ LOCADOS DA SEMANA

1. Crepúsculo
2. Madagascar 2 - A Grande Escapada
3. Australia
4. 007 - Quantum Of Solace
5. Queime Depois de Ler
6. A Troca
7. O Dia Em Que a Terra Parou
8. Carga Explosiva 3
9. Sim, Senhor
10. O Vizinho

Fonte : 100% Vídeo (Belém)



DVD DA SEMANA
“A TROCA” de Clint Eastwood. Com Angelina Jolie e John Malkovich.Baseado em fatos reais acontecidos em 1928, o filme mostra o sofrimento de uma mãe solteira que descobre que seu filho foi seqüestrado. Buscando sem parar o paradeiro de seu filho, cinco meses depois a polícia anuncia que achou a criança mais a mãe nega que a criança descoberta seja seu filho. Ameaçada, ela é inicialmente obrigada a aceitar a criança mais logo em seguida revela a imprensa que a polícia não achou seu filho, reiniciando a busca, enfrentando as autoridades locais e até sendo considerada como louca perante a opinião pública. Com um roteiro muito bem desenvolvido em suas mãos, o diretor Clint Eastwood realiza aqui um drama equilibrado, com belas cenas, personagens bem definidos e uma atuação magistral de Angelina Jolie. Eastwood prova a cada filme que o tempo só tem sido benéfico para sua carreira como diretor. Belo, sensível e muito bem filmado dentro do estilo clássico do cinema americano, utilizando com inteligência os elementos da linguagem cinematográfica,“A Troca” é um dos melhores filmes de um diretor que a cada filme está cada vez melhor.



VEM AI
A O2 e a Focus Features revelaram o primeiro cartaz de “À Deriva”(foto). O filme conta com um orçamento de R$ 6,5 Milhões. Camilla Belle, estrela dos sucessos internacionais “10.000 a.C.” e “Quando um Estranho Chama', retorna às suas raízes brasileiras para participar do filme que tem como protagonista uma garota de 14 anos que descobre as infidelidades de seu pai (Vincent Cassel) ao mesmo tempo em que vive seu próprio despertar sexual. Déborah Bloch e Taís Araújo também estão no elenco.Belle fará uma jovem que tem um caso com o pai da protagonista.O filme será lançado no Brasil em 2009. Heitor Dhalia vai dirigir a partir de seu próprio roteiro.

TV POR ASSINATURA
“Flores Partidas” de Jim Jarmush (Telecine Cult – Dias 15 e 17/05), “Muito Mais que um Crime” de Costa Gavras (Telecine Cult – Dias 15 e 17/05), “O Dia em que a Terra Parou” de Robert Wise (Telecine Cult – Dias 18 e 20/05), “Os Imorais”(foto) de Stephen Frears (Telecine Cult – Dias 18 e 19/05), “Era Uma Vez no Oeste” de Sergio Leone (Telecine Cult – Dias 21 e 23/05), “Mash” de Robert Altman (Telecine Cult – Dias 21 e 24/05), “S.O.S. Saúde” de Michael Moore (Telecine HD – Dias 20 e 23/05)



AGENDA DA SEMANA
- No Cine Clube Alexandrino Moreira (auditório do IAP ao lado da Basílica de Nazaré) será exibido amanhã às 19 h em parceria com a ACCPA, o clássico “O Terceiro Homem”(foto) de Carol Reed com Orson Welles no elenco.No filme, um escritor norte-americano vai procurar um amigo em Viena logo depois da 2ª. Guerra Mundial. Lá chegando recebe a noticia que o amigo havia morrido atropelado. Mas não demora em ver essa figura passar por uma praça, à noite. Seguindo o que lhe parece um fantasma, envolve-se numa aventura de espionagem e intriga policial. O filme ganhou a “Palma de Ouro” do Festival de Cannes em 1949.Após a exibição do filme haverá um debate entre os espectadores e críticos da ACCPA (Associação dos Crítícos de Cinema do Pará).
- No Espaço Municipal Cine Olympia, continua o ciclo de filmes do diretor francês Alain Resnais. Hoje é o último dia para se conferir “Ano Passado em Marienbad”, produção de 1962. A partir de terça-feira, será exibido “Stavinsky” com Jean Paul Belmondo, produção de 1974. Confira a programação completa no blog WWW.espacomunicipalcineolympia.blogspot.com
- Na programação do Cine Líbero Luxardo que tem o apoio da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará), hoje é o último dia de exibição do filme “Morte em Veneza”, filme do diretor italiano Luchino Visconti realizado em 1971 . O filme faz parte da programação “Duas vezes Visconti”.
- No Cine Estação, duas estréias : “Um Louco Apaixonado” com Kirstin Dunste, Kate Winslet e Jeff Bridges será exibido hoje às 18 h e “Meu Nome é Dindi” de Bruino Safadi será hoje exibido às 10 e 20 h. Veja maiores detalhes dos filmes na seção ESTRÉIAS DA SEMANA.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23