domingo, 21 de maio de 2017

Cine Troppo - De 18 a 24/05/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho



“Vermelho Russo” estreia no circuito local
A produção nacional “Vermelho Russo”(foto) é um dos destaques da semana. O filme mostra a história de Marta e Manu, duas jovens atrizes em crise com a profissão. Numa tentativa de encontrar novas inspirações, decidem vijar para a Rússia durante o inverno para se aprofundar na Stanislavski de interpretação. Entre nevascas, brigas e paixões, suas personagens acabam rompem os limites cênicos e de afetividade fazendo com que sejam constantemente testadas pelo rigor do teatro e uma Rússia, misteriosa, majestosa e difícil. O filme tem na direção Charlie Braun e reconta a passagem das atrizes Martha Nowill e Maria Manoella por Moscou, no ano de 2009, em viagem para estudar o sistema de atuação de Stanislavski. A temporada na Rússia foi transformada em diário publicado na revista “Piauí” e agora tem sua versão cinematográfica levada às telas. É um dos filmes brasileiros mais elogiados do ano. O filme será exibido no cine Líbero Luxardo até dia 31/05.
*Outros dois bons filmes estão em exibição no cine Líbero Luxardo: “Taego Awã” de Henrique Borela e Marcela Borela e “O Filho de Joseph” de Eugéne Green.  Em “Taego Awã”, cinco fitas VHS encontradas no armário de uma faculdade disparam o desejo desse filme. Anos depois, munidos de mais registros, vamos ao encontro dos Ãwa na Ilha do Bananal. Levamos conosco a memória do desterro ao qual foi exposto o povo Tupi que mais resistiu à colonização no Brasil Central. As imagens foram vistas, sentidas e mais imagens surgiram desse encontro em meio à luta por Taego Ãwa. Em “O Filho de Joseph”, Vincent, um adolescente de 15 anos, foi criado com amor por sua mãe, Marie, mas ela sempre se recusou a revelar quem é seu pai. Ele finalmente descobre que é Oscar Pormenor, um editor parisiense egoísta e cínico. Vincent desenvolve um violento plano de vingança, mas seu encontro com Joseph, um homem que vive à margem da sociedade, tem um profundo impacto em sua vida, assim como na vida de sua mãe. Os filmes serão exibidos até o dia 31/05.
* O Projeto “Cinema e Música” do cinema Olympia vai exibir o clásssico “A Última Gargalhada” de F. W. Murnau no mês de junho. É um dos maiores filmes da história do cinema que terá acompanhamento musical ao vivo de Paulo José Campos de Melo.
*Nelson Xavier era um dos grandes atores brasileiros em atividade. Com grande talento, deixou sua marca em trabalhos no cinema, teatro e televisão. Lembro de vários trabalhos que Nelson brilhou intensamente, especialmente em “A Queda” (1976) de Ruy Guerra. Seu falecimento na semana passada fecha um dos ciclos de atuação de sua geração de atores. Nelson Xavier sempre será lembrado.
*O clássico “O Sol é para todos” (1961) de Robert Mulligan será exibido no Cine FIBRA em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) no dia 27/05. O filme permanece como um dos melhores trabalhos sobre questões relacionadas à intolerância e racismo e será exibido às 18h com entrada franca. Vale a pena (re) ver este grande filme.
INDICAÇÕES
ESTREIA
“Corra”
Filme de Jordan Peele
Com Daniel Kaluuya

CONTINUAÇÃO
“Alien Covenant”
Filme de Ridley Scoot
Com Michael Fassbender

BREVE

“Blade Runner 2049”
Filme de Dennis Villeneauve
Com Harrison Ford

DVD

“A Lenda do Pianista do Mar”
Filme de Giuseppe Tornatore
Trilha sonora de Ennio Morricone

MEMÓRIA

“Um Cão Andaluz” (1929)
Filme de Luís Buñuel e Salvador Dail
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 30

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 22/05 – O Cinema de John Ford: ”O Homem que Matou o Facínora” (1962). Sessão às 19h. Entrada franca.
Dia 29/05 – “O Delator” (1935).
*Cine Olympia: Mostra de Filmes Venezuelanos. Dia 21/05 – “Tocar e Lutar”. Direção: Andrés Eduardo Rodriguez. Sessões às 18h30min (Domingo e feriado: 17h30min). Apoio: Consulado da Venezuela.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 31/05– “Vermelho Russo”, “Taego Awã” e “O Filho de Joseph”. 
Dia 27/05 – “Rede de Intrigas” (1976) de Sidney Lumet. Sessão Cult às 15h. Entrada franca e debate após a exibição.



Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23