sábado, 13 de maio de 2017

Cine Troppo - De 11 a 17/05/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


Cine PE – Edição 2017

O Cine PE anunciou esta semana os nomes dos filmes selecionados para sua 21ª edição. De 23 a 29 de maio, o festival reunirá profissionais do audiovisual nacional no Cinema São Luiz em Pernambuco, um dos cinemas mais antigos do Brasil, tombado como patrimônio histórico e que foi totalmente revitalizado em 2008. A mostra competitiva de longas-metragens terá seis filmes nacionais, enquanto a mostra de curtas pernambucanos e de curtas nacionais terá oito e doze filmes, respectivamente. Haverá também uma seleção de filmes hors concours, que contará com dois longas, um média e um curta. O Cine PE é um dos mais imporantes festivais do Brasil e sempre apresenta boa seleção de filmes e premiados. É um bom exemplo a ser seguido pelo audiovisual paraense com diversas parcerias de entidades públicas e privado. A seguir, relação de filmes indicados na categoria competitiva e “hors concours”:
Mostra competitiva de longas-metragens
O crime da Gávea, de André Warwar (RJ)
Borrasca, de Fernando Garcia (SP)
Toro, de Edu Felistoque (SP)
Los leones, de André Lage (MG)
O jardim das alfições, de Josias Teófilo
O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras, de Petrônio Lorena (PE)
Mostra hors concours
Atum, farofa & spaghetti, de Ricardo P. Rossi (SP)
Duas mulheres, de Marcelo Brennand (PE)
O caso Dioniso Diaz, de Chico Amorim e Fabiana Karla (RJ)
Real – O plano por trás da história, de Rodrigo Bittencourt (SP)
*O Cinema Olympia está exibindo uma mostra de filmes produzidos na Venezuela. A seleção de filmes revela produções recentes realizadas neste país. Vale à pena conferir a produção cinematográfica deste país latino-americano. Alguns filmes foram exibidos no Olympia em diversas programações, mas a mostra nos traz basicamente filmes inéditos como “Brecha em Silêncio”. Entrada franca.
* O Brasilia International Film Festival – BIFF acaba de abrir inscrições para sua sexta edição, que acontece entre 10 e 19 de novembro, em Brasília e no Distrito Federal. Serão selecionados oito longas-metragens de ficção e mais oito documentários, todos inéditos e produzidos entre 2016 e 2017. As inscrições podem ser feitas através dos sites www.biffestival.com e www.festhome.com
*Guardiões da Galáxia Vol. 2” (Disney) foi a estreia mais ampla do circuito americano no último final de semana, com mais de 4,3 mil cinemas, cerca de 200 a mais que seu antecessor, de 2014, que acumulou renda de US$ 333,1 milhões nos Estados Unidos. 
INDICAÇÕES
ESTREIA


“Alien Covenant”
Filme de Ridley Scott
Com Michael Fassbander

CONTINUAÇÃO


“Paterson”
Filme de Jim Jarmush
Cine Líbero Luxardo

BREVE

“Blade Runner 2049”
Filme de Dennis Villeneauve
Com Harrison Ford

DVD

“A Lenda do Pianista do Mar”
Filme de Giuseppe Tornatore
Trilha sonora de Ennio Morricone

MEMÓRIA

“Um Cão Andaluz”(1929)
Filme de Luís Buñuel e Salvador Dail
Cartaz exibido nos cinemas franceses nos anos 30

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 22/05 – O Cinema de John Ford: ”O Homem que Matou o Facínora” (1962). Sessão às 19h. Entrada franca. Dia 29/05 – “O Delator” (1935).
*Cine Olympia:
Mostra de Filmes Venezuelanos. Dia 14/05 – “Macuro”. Direção: Hernán Jabes. Dia 16/05 – “Zamorra”. Direção: Román Chalbaud. Dia 18/05 – “A Libertadora do Libertado”. Direção: Diego Risquez. Dia 19/05 – “El Caracazo”. Direção: Román Chlabaud. Dia 20/05 –” Brecha em Silêncio”. Direção: Luis Ajejandro Rodríguez. Dia 21/05 – “Tocar e Lutar”. Direção: Andrés Eduardo Rodriguez. Sessões às 18h30min (Domingo e feriado: 17h30min). Apoio: Consulado da Venezuela
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 14/05– “Paterson” e “De Punhos Cerrados”.
Dia 20/05 – “Rede de Intrigas” (1976) de Sidney Lumet. Sessão Cult às 15h. Entrada franca e debate após a exibição.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23