sexta-feira, 21 de abril de 2017

Cine Troppo - De 20 a 26/04/17

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Cinema Olympia - 105 anos
O Cinema Olympia comemora mais um ano de funcionamento no próximo dia 24 de abril de 2017. Como cinema mais antigo do Brasil em funcionamento, o Cine Olympia foi fundado em 1912 dentro de um contexto da inauguração de diversas salas de cinema em todo mundo. Neste período, o cinema já encantava milhares de espectadores com sua magia e criatividade. Em Belém, o cine Olympia rapidamente foi considerado um dos cinemas mais importantes da cidade pela sua localização, arquitetura e programação diversa que ajudou a criar novos cinemaníacos.
O Cine Olympia é uma das poucas salas de cinema de Rua no Brasil ainda em atividade e como patrimônio histórico e cultural do município de Belém, é administrado pela Prefeitura de Belém – FUMBEL, desde 2006. Com uma programação cultural e artística de qualidade com parcerias com várias embaixadas, consulados e cinematecas de diversos países, essa sala mantém sua importância na vida cultural da cidade e do estado. Com exibição de filmes de terça-feira a domingo (e feriados), sempre com entrada franca, o Cine Olympia promove mensalmente vários projetos como A Escola vai ao Cinema, A Universidade vai ao cinema, Curta Olympia, Sessão Nacional, Olympia Infantil e Projeto Cinema Música com o objetivo de formar novos espectadores.
Para comemorar esta data especial de 105 anos, no dia 24 de abril de 2017, às 18h30min, haverá uma programação especial com a exibição de dois filmes do período do cinema mudo com acompanhamento musical de Paulo José Campos de Melo. Os filmes escolhidos para essa exibição especial, “Ninho de Amor” (1923) e “Sherlock Jr.” (1924), têm a direção de Buster Keaton, considerado um dos gênios do cinema ao lado de Charlie Chaplin. Viva o cinema Olympia!!
*O cinema Olympia exibirá no próximo dia 26/04, em parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), o documentário "Outro Sertão" sobre a estadia do escritor Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feita por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista. A exibição de "Outro Sertão" faz parte da programação dos 105 anos do cinema Olympia. A sessão terá entrada franca e haverá debates com professores convidados sobre a obra de Guimarães Rosa.


INDICAÇÕES
ESTREIA

“Vida”
Filme de Daniel Espinoza
Com Jake Gyllenhaal 

SESSÃO ESPECIAL
“Outro Sertão”
Dia 26/04 às  16 h
Cinema Olympia

DVD
“Capitão Fantástico”
Filme de Matt Ross
Com Viggo Mortensen

BLU-RAY
“Rogue One”
Filme de Gareth Edwards
Com Felicity Jones

MEMÓRIA
“Trovão Azul” (1984)
Filme de John Badham
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 80

 AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 15/05 – O Cinema de John Ford: ”O Homem que Matou o Facínora” (1962). Sessão às 19h. Entrada franca.
*Cine Olympia:
Até dia 23/04 – Programação especial dos 105 anos de fundação do cinema Olympia. Mostra de Filmes Musicais.
Dia 24/04 – Projeto Cinema e Música com os clássicos “Ninho de Amor” (1923) e “Sherlock. Jr.”(1924) de Buster Keaton. Acompanhamento musical ao vivo com Paulo José Campos de Melo. Sessão às 18h30min. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 23/03– “Manchester à Beira Mar” e “A Tartaruga Vermelha”.
*Cineclube da Casa da Linguagem (Oficinas Curro Velho):
Dia 27/04 – “A Bela e a Fera” (1946) de Jean Cocteau





Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23