domingo, 27 de novembro de 2016

Cine Troppo - Semana de 24 a 30/11/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


 Kirk Douglas – 100 anos
O mundo do Cinema se prepara para comemorar uma data especial no próximo dia 09 de dezembro quando o ator Kirk Douglas deverá completar 100 anos de idade. Douglas é um dos atores mais carismáticos do cinema e tem uma filmografia diversa que demonstra seu talento como ator e produtor. Sua atuação em filmes como “Glória Feita de Sangue” (1957) (foto) e “Spartacus”(1960) de Stanley Kubrick deixou forte influência em novas gerações de atores. Kirk Douglas trabalhou com grandes cineastas e seus filmes continuam provocando interesse naqueles que procuram estudar Cinema. Procurando participar desta comemoração, os cinéfilos do Rio de Janeiro acompanham uma retrospectiva de Douglas desde o dia 25/11. Com curadoria de Mario Abbade, a mostra “O Último durão – Centenário de Kirk Douglas”  celebra os 100 anos do astro com a exibição de 29 longas-metragens, além de uma série de debates, exposição com materiais exclusivos e lançamento de livro. O evento acontece na Cinemateca do MAM, no Cine Joia e no Cie Arte UFF, de Niterói. A abertura aconteceu no MAM com debate seguido dos filmes “O Tempo não Apaga” (1946) de Lewis Milestone, seu primeiro filme; e  “Estranha Fascinação” (1948) de Byron Haskin. Outros filmes imporantes de sua carreira fazem parte da programação como “Assim estava Escrito” (1952) e “Sede de Viver” (1956), ambos de Vincente Minnelli, pelos quais Douglas foi indicado ao Oscar de melhor ator. O livro que acompanha a mostra será lançado no dia 12 de dezembro, às 19h. A organização é de Mario Abbade, com textos de Marcelo Janot, Rodrigo Fonseca, Susana Schild, Simone Zucolotto, Daniel Schenker e outros. A ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) vai homenagear Kir Douglas com a exibição de “O Invencível” (1949) de Mark Robson na sessão Cult do Cine Líbero Luxardo no dia 03/12 às 15h com entrada franca.

*Um bom tema para debate: Os desenhos animados/animação são apenas diversão? No dia 09 de novembro, coordenei uma palestra com o tema “Animações:Valores, Culturas e Ideologias?” no Grupo de Estudos de Cinema da faculdade Estácio/Iesam. O resultado foi muito interessante com a participação de estudantes e cinemaníacos que ajudaram na construção de um senso crítico mais exigente sobre as animações e desenhos animados.

* A Mostra de Cinema da Amazônia 2016 terá exibições de filmes de dia 22 de novembro a 01 de dezembro com atividades em várias salas de cinema de Belém e projetando filmes ao ar livre em praças públicas na capital e em 8 cidades do interior do Pará. Nas atividades programadas, bate-papos com diretores de cinema, workshops de "Roteiro" e "Produção Executiva", matinê infantil, exposição sobre os cinemas de Belém e muito mais. Vale conferir.

 INDICAÇÕES
ESTREIAS
“A Chegada”
Filme de Gilles Deleneuve
Com Amy Adams

CONTINUAÇÃO


“Agnus Dei”
Filme de Ann Fontaine
Cine Líbero Luxardo

CINECLUBE

“Cinzas que Queimam”
Filme de Nicholas Ray
Cineclube Alexandrino Moreira - Dia 28/11

TRILHA SONORA

“O Portal do Paraíso”
Filme de Michael Cimino
(1980)

MEMÓRIA

“O Desprezo” (1965)
Filme de Jean-Luc Godard
Cartaz exibido nos cinemas franceses americanos nos anos 60

AGENDA

*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 28/11 – O Cinema de Nicholas Ray: “Cinzas que Queimam” (1951).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 24 a 27/11 – “OSGA - Festival de Vídeos Universitários”. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 27/11 – “Agnus Dei” de Ann Fontaine.
Dia 03/12 – “O Invencível”(1949) com Kirk Douglas. Sessãi Cult às 15h. Entra franca e debate.

*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 29/11 -  "Pasolini e o pensamento contemporâneo na interpretação de Alan Badiou e Roberto Esposito". Palestra com o professor Ernani Chaves. Horário: 18h30min.


Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23