terça-feira, 8 de novembro de 2016

Cine Troppo - Semana de 03 a 09/11/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho




Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - 40ª Edição
Pelo segundo ano consecutivo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que este ano chegou à sua 40ª edição, vai apresentar uma seleção com alguns de seus filmes no Rio de Janeiro. Serão 14 longas exibidos no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, de 10 a 16 de novembro. Na seleção, estão três longas do italiano Marco Bellocchio, homenageado com uma retrospectiva e autor do pôster deste ano: seu primeiro filme, o clássico De punhos cerrados (1965) e seus dois últimos, Sangue do meu sangue e Belos sonhos, que foi o filme de abertura da Mostra em São Paulo.Entre os inéditos, destaque para o último longa dos irmãos Dardenne, A garota desconhecida, e do iraniano Ashghar Farhadi (diretor de A separação), O apartamento.Além do Rio, a Mostra fará uma itinerância em 11 cidades do interior paulista, entre 15 de novembro e 18 de dezembro, sempre nas unidades locais do Sesc: Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos e Sorocaba.Vamos esperar para que Belém e outras capitais tenham a chance de estar na lista das próximas exibições.
*O MUBI, serviço de video on demand especializado em filmes de arte, vai estrear na distribuição para os cinemas americanos com Baden Baden, de Rachel Lang, programado para estrear em Nova York e Los Angeles em 25 de novembro. A plataforma, presente em 200 territórios do mundo, já tinha lançado um longa no circuito do Reino Unido, Le chambre bleue, de Mathieu Amalric, em setembro. Criado em 2007 como uma rede social para cinéfilos, ainda com o nome de Auteurs, o MUBI estreou seu serviço de streaming três anos depois, inicialmente só na Europa. Hoje, concentra sete milhões de inscritos e conta com escritórios em São Francisco, Londres, Munique e Istambul.
*A quarta edição do Festival de Audivisual de Belém (FAB) acontecerá no cinema Olympia de 08 a 12/11. Um grande número de inscrições foram registrados com 31 videoclipes recebidos e 183 curta-metragens de todas as regiões do Brasil e também do exterior. Após extensas curadorias, o Festival de Audiovisual de Belém divulgou a lista das obras selecionadas para as mostras de 2016 esta semana. Vale a pena conferir com entrada franca no cinema Olympia.
*Estão abertas as inscrições para o workshop “Figurino para Cinema” realizado pela Fundação Cultural do Estado do Pará por meio da Casa das Artes no período de 07 a 11 de novembro, de 15h às 19h. O workshop será ministrado no auditório da Casa das Artes pelo artista visual e figurinista paraense com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional Maurity Ferrão, responsável pelos principais filmes paraenses contemporâneos. O curso tem como objetivo proporcionar a criação e a elaboração de figurino para um filme baseado em um roteiro proposto. Serão abordados temas como noções básicas, pesquisa para caracterização de um personagem, processo criativo, construção de personagem, concepção de figurino e paleta de cores de acordo com a fotografia e direção de arte. Serão disponibilizadas 45 vagas para o público em geral interessado.

INDICAÇÕES
ESTREIAS

“O Silêncio do Céu”
Filme de Marco Dutra
Cine Líbero Luxardo

CONTINUAÇÃO
“O Monstro de Mil Cabeças”
Filme de Rodrigo Plá
Cine Líbero Luxardo

BREVE
“Mostra Arte Pará”
De 15 a 23/11
Cinema Olympia

CINECLUBE
O Cinema de Nicholas Ray
“Amargo Triunfo” (1957)
Cineclube Alexandrino Moreira – Dia 14/11

MEMÓRIA
“A Sombra de uma Dúvida” (1943)
Filme de Alfred Hitchcock
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 40

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 14/11 – O Cinema de Nicholas Ray: “Amargo Triunfo”(1957).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 08 a 13/11 – Festival de Audiovisual de Belém (4ª Edição). Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 13/11 – “O Silêncio do Céu” de Mardo Dutra

*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):
Dia 29/11 -  "Pasolini e o pensamento contemporâneo na interpretação de Alan Badiou e Roberto Esposito". Palestra com o professor Ernani Chaves.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23