quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Cine Troppo - Semana de 17 a 23/11/16

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho


 Pasolini e o Pensamento Contemporâneo
O Centro de Estudos Cinematográfico (CEC) promoverá mais uma ação cultural no próximo dia 29/11/16 na Casa das Artes com a palestra "Pasolini e o Pensamento Contemporâneo na Interpretação de Alain Badiou e Roberto Esposito". O professor Ernani Chaves falará sobre o tema que debaterá a importante obra do cineasta Pier Paolo Pasolini (1922-1975). Pasolini foi cineasta, poeta e escritor italiano e deixou obras significativas no cinema e na literatura que ainda são discutidas e polemizadas. Ernani Chaves falará sobre sua obra a partir de interpretações dos escritores e filósofos Alain Badiu e Roberto Esposito num evento inédito. O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) tem o apoio da Casa das Artes e realiza mensalmente ações que debatem a cultura cinematográfica. A palestra iniciará a partir das 18h30min e tem inscrições grátis.
*O Festival de Audiovisual de Belém (FAB) encerrou sua quarta edição no dia 13/11 no cinema Olympia. Muitos filmes, boa programação, mas pouco público. É lamentável que esse tipo de ação cultural não seja valorizado em nossa cidade. Parabéns aos organizadores. Que venha a quinta edição do FAB. A luta continua.
*Com direção e roteiro de Ingmar Bergman, fotografia de Sven Nykvist e uma edição muito especial com versões de 188 minutos e 312 minutos, o Blu-ray de "Fanny e Alenxander" é uma das grandes preciosidades que todo cinemaníaco deve ter em sua filmoteca.
*O mestre Ennio morricone completou 88 anos na semana passada e merece todos os elogios pela sua longa e maravilhosa carreira como compositor de grandes trilhas sonoras. Por isso fiz questão de homenageá-lo no programa “Atualidades Cinematográficas” na rádio Liberal AM. Parabéns ao mestre!

*O crítico de cinema Augusto Pacheco vai ministrar a oficina “Lavoura Arcaica e outros diálogos entre cinema e literatura” no período de 21 a 25 de novembro das 15h às 19h na Casa das Artes. Pacheco falará s obre a relação cinema e literatura a partir de romance Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e sua adaptação para o cinema sob a direção de Luiz Fernando Carvalho. 

*Os músicos Leonard Cohen e Leon Russel faleceram semana passada aumentando a triste lista de grandes talentos que nos deixaram em 2016.


 *O livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” faz parte de uma série de publicações que terão o selo da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) envolvendo diversos aspectos do cinema e da crítica brasileiras. A publicação será lançada em Belém no cinema OIympia no dia 24 de novembro às 16h30min com a exibição de "Chuvas de Verão"(1977) de Carlos Diegues e minha participação para apresentação e debate do filme e do livro.

INDICAÇÕES
ESTREIAS


“Agnus Dei”
Filme de Ann Fontaine
Cine Líbero Luxardo


“Animais Fantásticos e Onde Habitam”
Filme de
Com

CONTINUAÇÃO


“Pequenos Segredos”
Filme de
Com Julia Lemmertz

BREVE


“Cinema Novo”
Filme de Eryk Rocha
Cine Líbero Luxardo - Dia 30/11

MEMÓRIA


“Um Pequeno Romance” (1979)
Filme de George Roy Hill
Cartaz exibido nos cinemas americanos nos anos 70

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Casa das Artes):
Dia 28/11 – O Cinema de Nicholas Ray: “Cinzas que Queimam” (1951).  Sessão às 19 h. Entrada franca e debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 15 a 23/11 – Mostra Arte Pará 2013. Entrada franca.
*Cine Líbero Luxardo:
Até dia 20/11 – “Agnus Dei” de Ann Fontaine.


*Cine FIBRA:
Dia 26/11 – “Sonhos do Passado” de John G. Avildsen. “Oscar” de melhor ator para Jack Lemmon. Sessão às 18h. Entrada franca.
*Cineclube da Casa da Linguagem:
Dia 24/11 – “Universo no Olhar” de Mike Cahill. Sessão às 18h. Entrada franca.


*Centro de Estudos Cinematográficos (Casa das Artes):

Dia 29/11 -  "Pasolini e o pensamento contemporâneo na interpretação de Alan Badiou e Roberto Esposito". Palestra com o professor Ernani Chaves. Horário: 18h30min.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23