sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 22 A 28/01/15

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 


AS INDICAÇÕES AO “OSCAR” 2015 
Como uma premiação da indústria norte-americana ao cinema norte-americano, este ano temos a oportunidade de ver bons filmes indicados ao “Oscar”. Nenhuma surpresa com as inúmeras indicações de “Grande Hotel Budapeste. O diretor Wes Anderson tem realizado bons filmes mais corre o risco de repetir seu estilo constantemente assim como Tim Burton (espero que seu novo filme “Grande Olhos”, seja retomada positiva de sua carreira) em seus últimos trabalhos. Espero mais deste diretor e aguardo com otimismo seu próximo filme. É um diretor que merece atenção. Sem surpresa também as indicações para “Sniper Americano”, ainda inédito no Brasil. O tema do filme é instigante e ganha importância com direção do veterano Clint Eastwood, cineasta que há muito tempo vem realizando bons filmes como “Gran Torino”, “Menina de Ouro” e que nos anos 1990, realizou um de seus melhores filmes: “Os Imperdoáveis”.
Richard Linklater é um diretor que vem evoluindo na sua carreira, dedicando-se a projetos autorais como “Antes do Amanhecer”. O favoritismo em torno das indicações de “Boyhood : Da Infância à Juventude” podem se confirmar. É um belo filme, complexo no seu tema, criativo na sua narrativa, que revela o amadurecimento de um menino num período de 12 anos. Suas paixões, decepções, descobertas, alegrias e conflitos são revelados com sensibilidade e sem recursos apelativos como alguns diretores poderiam ter feito. É um ótimo trabalho.
Mas entre todos os indicados, a maior surpresa talvez seja o filme “Birdman”, uma audaciosa tragédia humana dirigida por Alejandro Gonzáles Iñárritu , realizador dos ótimos “Amores Brutos”, “21 Gramas” e “Babel”. “Birdman” é um filme provocante, angustiante, que mistura real, surreal, imaginação, vida, morte. Seu personagem principal, muito bem interpretado por Michael Keaton, vive odisséia da redescoberta de si e do mundo. E nesse processo, leva o espectador numa jornada introspectiva que incomoda e faz pensar. É um filme surpreendente. Do elenco à fotografia, da trilha sonora ao roteiro, tudo funciona neste filme que merece todos os prêmios possíveis e mais do que isso, merece ser visto e debatido. “Birdman” é até agora, o filme do ano. Espero que seja lançado urgentemente em nosso circuito tão fraco de bons lançamentos.

MOVIESCOPE 
*A Amazon Studios anunciou que vai produzir e adquirir longas-metragens para exibir nas salas de cinema e, logo em seguida, em seu serviço de streaming Amazon Prime Instant Video. A nova empreitada começa ainda este ano. O gigante de vendas online foi destaque na última premiação do Globo de Ouro, onde conquistou duas estatuetas para a série “Transparent”, sua segunda produção original para a TV. Com esse pacote destinado ao mercado theatrical, abre mais uma frente de concorrência com a Netflix, que já produz ficção para a televisão e também tem projetos de produções para o cinema.

*O circuito exibidor brasileiro ganhou 220 salas em 2014. Os grupo Cinépolis, Cinemark, Cinesystem e Cineflix foram as que mais cresceram. Rede mexicana ampliou seu parque em 20% e ainda incorporou 44 salas da cadeia Cinemais.

*A Ancine renovou o seu Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Lançado em 2006, o programa passa agora a contemplar um número maior de eventos ao longo do ano: 90 festivais e 31 laboratórios ou workshops.

*Os organizadores da 68ª edição do Festival de Cannes anunciaram que os irmãos Joel e Ethan Coen foram escolhidos para presidir o júri neste ano. Esta é a primeira vez na história do evento que duas pessoas assumem essa função. Os irmãos Cohen apresentaram nove longas em Cannes e ganharam o prêmio de ireção por “Barton Fink” (1991), Fargo (1996) e “O Homem que Não Estava Lá” (2001) e levaram a Palma de Ouro por “Barton Fink”. 2015 foi escolhido pelos organizadores da competição para celebrar o trabalho dos “irmãos do cinema”, pois este ano marca o aniversário de 120 anos do cinematógrafo inventado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière.Os filmes que estarão em Cannes serão anunciados em abril e o festival acontecerá entre os dias 13 e 24 de maio.

Indicações 
ESTREIAS 



“Homens. Mulheres e Crianças”
Filme de Jason Reitman (diretor de “Amor em Escalas”)

“Busca Implacável 3”
Com Liam Neeson (de “A Lista de Schindler”)

CONTINUAÇÃO 
“Invencível”
Filme de Angelina Jolie
Baseado em fatos reais

COTAÇÕES
“Invencível”: Muito Bom
“O Ciúme”: Muito Bom
“O Sobrevivente”: Muito Bom
“Êxodo:Deuses e Reis”: Razoável
“Instinto Materno”(DVD): Muito Bom
“Coleção Fritz Lang em Hollywood”(DVD) : Excelente

AGENDA 
*Cine Olympia:
De 25 a 29/01 – Mostra Werner Herzog – “Sou o que são meus filmes”. Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio : Instituto Goeth.
Dia 30/01 – “Aguirre: A Cólera dos Deuses” de Werner Herzog.
Dia 04/02 – “Olhos D´Água” de Eduardo Souza.

*Cine Líbero Luxardo:
De 14 a 25/01 – “O Ciúme” de Philippe Garrel. Em Janeiro : “Saint Laurent”. Biografia de um dos maiores gênios da moda. Com Louis Garrel e Léa Seydoux.

*Cine Estação:
De 14 a 29/01 – “O Sobrevivente” dirigido por Baltasar Kormákur.

*Sesc Boulevard :
Dia 25/02 - "Aya de Yopougon" de Marguerite Abouet e Clement Oubrerie. Sessão às 10 h. Animação francesa baseada na graphic novel "Aya Yop Cidade". Entrada Franca. Apoio : Aliança Francesa.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23