domingo, 11 de janeiro de 2015

CINE TROPPO - SEMANA DE 04 À 10/12/14

Cine Troppo 
Marco Antonio Moreira Carvalho 



* Três filmes brasileiros saíram premiados da 29ª edição do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina, encerrada no último domingo, 30 de novembro. “Branco sai. Preto fica” (foto) de Adirley Queirós, foi o destaque, ganhando o prêmio de melhor longa-metragem latino-americano, além de uma menção especial do júri na Competição Latino-Americana para Países do Mercosul Ampliado. O filme se passa na periferia de Brasília e narra, através de uma mistura entre documentário e ficção científica, a história de dois homens negros que foram feridos durante uma ação policial em um baile de black music. O prêmio de melhor filme na escolha da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica – FIPRESCI – foi para Sinfonia da necrópole, de Juliana Rojas, e a Menção especial da categoria “Melhor filme de realizador até 35 anos” foi para Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro. Este último vem ganhando espaço internacional, já tendo fechado acordos de distribuição na Argentina e em Portugal.

* O New York Film Critics Circle anunciou seus premiados de melhores filmes de 2014 e o grande consagrado foi “Boyhood - Da infância à juventude” de Richard Linklater, que ficou com os prêmios de melhor filme, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante (Patricia Arquette). O filme está atualmente em cartaz no Brasil (ainda não foi lançado em Belém) e até o fim de semana de 20 a 23 de novembro, já havia acumulado mais de 53 mil espectadores no país. O britânico Timothy Spall foi escolhido melhor ator por sua interpretação do pintor J. M. W. Turner em “Mr. Turner” de Mike Leigh. A francesa Marion Cotillard, que ganhou o Oscar de melhor atriz de 2007 por “Piaf - Um hino ao amor”, foi eleita agora a melhor do ano pelos críticos de Nova York, por suas atuações em “Era uma vez em Nova York” de James Gray, e “Dois dias, uma noite” dos irmãos Dardenne. J.K. Simmons foi eleito melhor ator coadjuvante por “Whiplash: Em busca da perfeição”e “O Grande Hotel Budapeste” de Wes Anderson, levou o prêmio de roteiro.

*No fim de semana passado, a Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro divulgou a lista dos seus 11 eleitos, encabeçada por “Ela” de Spike Jonze, estrelado por Joaquin Phoenix. Os demais selecionados foram, por ordem alfabética: “Boyhood”, “O Grande Hotel Budapeste”, “Jersey Boys: Em busca da música”, de Clint Eastwood, “O Lobo atrás da porta” de Fernando Coimbra, “O lobo de Wall Street” de Martin Scorsese, “Magia ao luar” de Woody Allen, “Nebraska” de Alexander Payne, “Pais e filhos” de Hirokazu Kore-eda, “Relatos selvagens” de Damián Szifrón, e “Sob a pele”, de Jonathan Glazer. Todas as obras serão exibidas em sessões no CCBB-RJ, em janeiro.

*Ainda no assunto de melhores do ano, a renomada publicação francesa Cahiers du Cinéma escolheu o longa “Pequeno Quinquin”, ainda inédito no circuito brasileiro, como o melhor do ano. Dirigido por Bruno Dumont, o projeto é, originalmente, uma série de TV que foi transformada nesta versão eleita pela revista e que fora exibida na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, este ano. Dumont tem no currículo o Grande Prêmio do Júri de Cannes em 1999, por “A Humanidade” e em 2006, por “Flandres”. O novo filme de Jean-Luc Godard, “Adeus a Linguagem”, está na relação dos melhores do ano.

* Em Belém, a ACCPA (Associação de Críticos de Cinema do Pará) fará sua tradicional reunião de escolha dos melhores do ano no próximo dia 23/12. Filmes como “Magia ao Luar” de Woody Allen e “Interestelar” de Christopher Nolan serão citados nas listas individuais dos críticos associados.

*O filme brasileiro “Ventos de agosto” teve sua distribuição assegurada no território argentino e em Portugal, de acordo com informações divulgadas pela FiGa Films, agência que cuida das vendas internacionais dos direitos do longa de Gabriel Mascaro. Na Argentina, a distribuição ficará a cargo da Kommander, enquanto em solo português a obra será distribuída pela Nitrato Filmes.Elogiado por críticos brasileiros e internacionais, “Ventos de agosto” recebeu, recentemente, uma menção honrosa no Festival de Locarno, na Suíça, e no último fim de semana, ganhou o Licorno D'Or de melhor filme no Festival Internacional du FIlm d'Amiens, na França. Segundo Sandro Fiorin, diretor da FiGa, em conversa com a Variety, a premiação em dinheiro recebida pela equipe com a vitória no festival francês deve facilitar o caminho para que o país seja a próxima praça internacional a comprar os direitos de distribuição de “Ventos de agosto”.

INDICAÇÕES

ESTREIAS 

 “Caçada Mortal” Com Liam Neeson
“O Menino Contratado” (Cine Olympia)

BLU-RAY
“Jersey Boys – Em Busca da Música”
De Clint Eastwood

DVD
“O Homem sem Memória”(1974)
De Duccio Tessari

AGENDA 
* Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 15/12 – “O Rito” de Ingmar Bergman. Sessão às 19h com entrada franca e debate.

*Cine Olympia:
De 05 a 11/12 – “O Menino Contratado”.
Sessão às 18h30min h. Entrada Franca. Apoio: Instituto Goeth.

*Cine Líbero Luxardo:
De 26/11 a 07/12 – “Miss Violence” de Alexandros Avranas.
Dia 13/12 – “A Primeira Noite de um Homem” de Mike Nicholls. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate.

*Cine Estação:
Em Dezembro – “Amar, Beber, Cantar”, último filme dirigido pelo diretor francês Alain Resnais(Hiroshima meu Amor)

*Sesc Boulevard :
Dia 10/12 – Palestra sobre CINEMA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA com o crítico de cinema Arnaldo Prado Corrêa Junior e exibição do filme “A Árvore da Vida” de Terrence Malick. Horário : 18h. Entrada Franca

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23