quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 27/12/13 À 02/01/14

OS MELHORES DO CINEMA – 2013
Marco Antonio Moreira Carvalho



Semana passada, publiquei a relação dos melhores do cinema em 2013 da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará). Hoje, estou compartilhando com os leitores da coluna a minha relação apresentada na eleição da ACCPA. Os critérios de votação levam em consideração os filmes exibidos no circuito comercial e alternativo este ano em Belém.
“Amor Pleno” é uma obra de arte que confirma o talento do diretor Terrence Malick (A Árvore da Vida). É um filme para ser visto, sentido, estudado e discutido como toda obra de arte merece. “Amor” de Michael Haneke é um filme impactante sobre o amor, a vida, a solidão. Polêmico, marcou o ano pela direção de Haneke e as atuações fantásticas de Emanuelle Riva e Jean-Louis Trintignant. “O Som ao Redor” é o cinema brasileiro na sua melhor forma. É um filme inteligente, criativo, social e político que ainda deve ser discutido por muitos anos. “Blue Jasmine” tem Woody Allen como sempre nos mostrando a força do seu talento através de uma história de recomeços, com uma atuação histórica de Cate Blanchett. “O Nono Dia” revela um episódio importante ocorrido na segunda guerra mundial, revelando questões políticas e religiosas que envolvem quem está no poder. Ótima direção do alemão Volker Schlondorff. “O Mestre” tem a força do cinema de autor de Paul Thomas Anderson (Magnólia/Sangue Negro), um dos melhores diretores do cinema americano. “Nuvem 09” revela o talento do novo cinema alemão numa bela história de amor e separação. “Antes da Meia-Noite” de Richard Linklater mantém com sensibilidade a força do amor de um casal (iniciada em “Antes do Amanhecer”) que discute sua relação, sempre reconstruindo e procurando novos caminhos. E “Além do Infinito Azul” de Werner Herzog, encontramos uma história “real” sobre o mundo, o ser humano e suas buscas, encontros e desencontros. Excelente filme de Herzog, um dos grandes nomes do cinema. Outros filmes que merecem destaque este ano: “O Apartamento”, “Pietá”, ”César Deve Morrer”, “Tabu”, “Gravidade”, “Além da Montanhas”, “Moonrise Kingdom”, “Pégaso”, “No”, “Elena”, “A Bela que Dorme” e “Depois de Lúcia”.
Em 2014, desejo mais e melhores filmes em nossos circuitos de cinema. Espero que o circuito alternativo e cineclubes estejam mais fortes, com mais presença de público. E por fim, desejo saúde e paz para todos. Feliz 2014!

Melhores Filmes - 2013
1) AMOR PLENO de Terrence Malick
2) AMOR de Michael Haneke
3) O SOM AO REDOR de Kleber Mendonça Filho
4) BLUE JASMINE de Woody Allen
5) O NONO DIA de Volker Scholondorff
6) O MESTRE de Paul Thomas Anderson
7) O QUADRO de Jean-François Laguionie
8) NUVEM 09 de Andréas Dressen
9) ANTES DA MEIA-NOITE de Richard Linklater
10) ALÉM DO INFINITO AZUL de Werner Herzog

Outras categorias:
Melhor Diretor: Terrence Malick (Amor Pleno)
 

Melhor Ator: Daniel Day Lewis (Lincoln)


Melhor Atriz: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

Melhor Ator Coaduvante: Barkhad Abdi (Capitão Philips)
Melhor Atriz Coadjuvante: Sally Hawkins (Blue Jasmine)
Melhor Roteiro Original: AMOR PLENO
Melhor Roteiro Adaptado: O NONO DIA
Melhor Fotografia: AMOR PLENO
Melhor Montagem: AMOR PLENO
Melhor Trilha Sonora Original: OBLIVION
Melhor Trilha Sonora Adaptada: AMOR PLENO
Melhor Canção: OBLIVION
Melhor Figurino: ANNA KARENINA
Melhor Cenografia: LINCOLN
Melhor Sonoplastia: O SOM AO REDOR
Melhor Efeito Especial: GRAVIDADE
Melhor Animação: O QUADRO
Melhor Documentário: ELENA


Prêmio ACCPA – Melhor Filme Brasileiro do Ano: O SOM AO REDOR

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23