CINE TROPPO - SEMANA DE 13 À 19/12/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

*A organização do Festival Sundance anunciou os filmes concorrentes de suas principais categorias competitivas, incluindo ficção e documentários americanos e de outros países, além da seção NEXT, dedicada a obras de linguagem mais experimental. Entre os destaques estão “Camp X-Ray”, passado na prisão de Guantánamo, com Kristen Stewart; “Happy Christmas”, mistura de drama e comédia com Anna Kendrick, e “The Skeleton Twins” com Kristen Wiig. Também foram divulgados os filmes da seção Première, que exibirá em primeira mão “The Raid 2” de Gareth Evens, Rudderless, estreia na direção do ator William H. Macy, “The Trip to Italy” de Michael Winterbottom,” The Voices” de Marjane Satrapi, e “White Bird in a Blizzard”, de Greg Arakki. Serão, no total, 117 longas, exibidos entre os dias 16 e 27 de janeiro na cidade americana de Park City. Este ano, o festival comemora três décadas de existência. Entre as novidades está a mostra Sundance Kids, de filmes infantis.

* A Disney, que recentemente comprou a Lucasfilm, produtora das quatro aventuras de Indiana Jones, e a Paramount, que distribuiu mundialmente os filmes, chegaram a um acordo quanto ao futuro da franquia. A Disney, nova proprietária da marca, que veio para as suas mãos no pacote da Lucasfilm, terá também os direitos de distribuição e marketing sobre novos filmes de Indiana Jones a serem realizados. Quanto aos filmes já existentes, continuarão a ser comercializados pela Paramount, que ainda terá uma participação financeira nos filmes futuros. Não houve, porém, o anúncio oficial de um quinto filme ainda.

*Após o cancelamento da edição de 2012, o Festival de Cinema de Paulínia voltou a ter mais uma edição já este ano. O evento, terminou dia 14 e teve um formato enxuto, com apenas cinco longas-metragens, em formato não-competitivo, e promete retornar com força total em julho de 2014. Serão exibidos este ano “Confia em mim”, de Michel Tikhomiroff (na abertura), “Entre vales” de Philippe Barcinski, “O lobo atrás da porta” de Fernando Coimbra, “Serra Pelada” de Heitor Dhalia (no encerramento), e, com sessões todos os dias, na programação infanto juvenil, “Uma história de amor e fúria” de Luiz Bolognesi. As sessões, no Theatro Municipal de Paulínia, foram abertas ao público da cidade, com entrada franca.


*Confira os melhores filmes de 2013 segundo o American Film Institute: “12 Anos de Escravidão” (Steve McQueen), “Trapaça” (David O. Russell), “Capitão Phillips” (Paul Greengrass), “Fruitvale Station – A Última Parada” (Ryan Coogler), “Gravidade” (Alfonso Cuarón), “Ela” (Spike Jonze), “Inside Llewyn Davis – Balada de um Homem Comum” (Ethan e Joel Coen), “.Nebraska” (Alexander Payne), “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” (John Lee Hancock) e “O Lobo de Wall Street” (Martin Scorsese).

* No próximo dia 18, os críticos associados da ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) estarão reunidos para a escolha dos melhores do cinema em 2013. Várias categorias serão escolhidas como melhor filme, ator, atriz e diretor. Na próxima semana, estarei publicando a relação completa dos melhores de 2013 a partir da relação final da ACCPA.

*“Vocês ainda não viram Nada Ainda”, novo filme do verterano diretor francês de Alains Resnais chega finalmente em DVD. Na história, um famoso famoso dramaturgo, deixa em testamento uma missão para alguns de seus mais próximos: eles devem aprovar ou reprovar uma montagem de sua peça "Eurídice" feita por uma jovem trupe de teatro. A esses atores, tudo é permitido: amor, ódio, alegria e tristeza. São eles que devem decidir o que vai em cena para montar essas peças surpreendentes. Resnais é diretor de grandes pbras como “Hiroshima meu Amor” e “Ano Passado em Mariembad”. Seus filmes sempre merecem ser vistos.

 

* Outro bom lançamento em DVD: “Dossiê Jango”. O documentário traz à tona o conturbado período em que o ex-presidente João Goulart viveu no exílio e as nebulosas circunstâncias de sua morte. Partindo desse fato, o documentário alimenta o debate em torno da necessidade de investigação e esclarecimento público desse período negro de nossa História, a Era das ditaduras militares latino-americanas Direção de Paulo Henrique Fontenelle.

*A emissora norte-americana NBC encomendou a produção de uma minissérie de 4 horas inspirada no romance ‘O Bebê de Rosemary’. O projeto será filmado a partir de janeiro de 2014.A direção será da polonesa Agnieszka Holland, indicada ao Oscar de Melhor Roteiro por ‘Filhos da Guerra’ (Europa, Europa) e ao Emmy de Melhor Direção de Série Dramática por ‘Treme’.


ESTREIA DA SEMANA


“O Hobbit : A Desolação de Smug” de Peter Jackson - É o segundo filme da trilogia de adaptação da obra de J.R.R. Tolkien. Bilbo, os anões e Gandalf continuam sua jornada depois de serem salvos pelas águias nas Montanhas Sombrias e se encontram com Beorn, um troca-pele, que pode se transformar em um urso enorme. Depois disto eles continuam até a Floresta das Trevas. Os anões e o hobbit seguem sozinhos por dentro da floresta escura e assustadora até que são surpreendidos pelas Aranhas Gigantes, mas Bilbo com a ajuda de seu anel os salva, mas acabam sendo capturados pelos elfos da floresta.Eles precisam roubar Smaug, um dragão que há muito tempo saqueou o reino dos anões do avô de Thorin e que desde então dorme sobre o vasto tesouro.

 
AGENDA


*Cine Olympia:
De 06 à 19/12 – “Depois da Chuva”. Filme baseado no roteiro de Akira Kurosawa. Sessão às 18:30h. Entrada Franca.
De 20 à 22/12 – “A Felicidade não se Compra” de Frank Capra
De 26 à 29/12 – “As Férias do Sr. Hulot” de Jacques Tati



*Cine Líbero Luxardo:
De 11 à 22/12 – “Tabu” de Miguel Gomes.
Em Janeiro: “O Exercício do Caos” de Frederico Machado


*Cine Estação:
De 10 à 29/12 – “Os Amantes Passageiros” de Pedro Almodovár e “Confissões de um Jovem Apaixonado” Com Charlotte Gainsburg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E O FINAL DE "ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ"

Cine Troppo - De 02 a 08/03/17

Cine Troppo - De 21 a 27/12/17