domingo, 8 de dezembro de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 06 À 12/12/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



*Esta semana, o cineasta francês Jean-Luc Godard completou 83 anos. O cinema não seria o mesmo sem o talento e a genialidade deste grande diretor. Filmes como "O Demônio das 11 Horas" e "Week-End" são fundamentais para quem quer entender a potência do cinema como arte em constante evolução. Outro cineasta que fez aniversário neste período foi Woody Allen completando 78 anos. Espero que Woody Allen continue a fazer grandes obras por muitos e muitos anos. Vida longa aos mestres!


*Muitos filmes realizados nos anos 70 não são lembrados da forma como deveriam pela mídia especializada. E entre tantos títulos "esquecidos", está o belo "Harry, O Amigo de Tonto" de Paul Mazursky realizado em 1974 e que deu o "Oscar" de melhor ator para Art Carney. É um filme sobre a solidão, sobre a velhice e sobre a necessidade de sempre seguir em frente a partir da história de Harry e seu fiel companheiro, o gato Tonto. O filme será exibido no cineclube Alexandrino Moreira (IAP), dia 09/12 às 19h com entrada franca e debate após a exibição. Apoio da ACCPA. Vale a pena (re) ver.
* Este mês, a coleção Cultura Mostra, em parceria com a Versátil Home Video, lança “Mistérios de Lisboa”, a premiada adaptação do grande cineasta chileno Raoul Ruiz (O Tempo Redescoberto) para o romance do escritor português Camilo Castelo Branco (Amor de Perdição). Pela primeira vez, o público brasileiro terá a oportunidade de ver a produção em sua versão integral como uma minissérie com seis horas de duração (no Brasil, exibiu-se apenas a versão editada para cinema, com uma hora e meia a menos).
*"O Nono Dia", exibido no cine Olympia, é baseado em trechos do diário do religioso Jean Bernard e mostra como o Nazismo tentou manipular a igreja católica para facilitar seu domínio ideológico nos países invadidos. No filme, o padre luxemburgense Henri Kremer recebe nove dias de liberdade do campo de concentração para ser convencido por um oficial da Gestapo de que a igreja local deve colaborar com os nazistas. Caso contrário, ele e sua família e outros padres já presos num campo de concentração estarão ameaçados de morte. Muito bem dirigido pelo veterano cineasta alemão Volker Schlöndorff, o filme tem atuações fantásticas e provoca uma grande reflexão sobre a relação do poder com a religião.
*O final do ano está chegando. Hora de pensar os sobre os melhores filmes exibidos este ano em nosso circuito. "Amor Pleno", "Amor", "O Som ao Redor" e "Blue Jasmine" entre outros títulos estarão na minha relação final. Sobre as grandes decepções de 2013, muitos filmes também podem ser relacionados como por exemplo “Elysium”.
*Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Críticos de Nova York escolheu um filme do diretor David O. Russell como o melhor do ano. “Trapaça” ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante para Jennifer Lawrence. Em 2012, o prêmio de Melhor Filme do Sindicato foi para “O Lado Bom da Vida”, também dirigido por Russell e com Lawrence no elenco. O filme é baseado em fatos reais, e acompanha uma missão secreta da década de 1980 intitulada Abscam. Organizada pelo FBI, a empreitada precisou forjar a Abdul Enterprises para provar que um empresário estava oferecendo dinheiro a políticos em troca de favores.
* “A Felicidade não se Compra”, eterno filme de Frank Capra estará de volta para ao circuito. O cinema Olympia vai exibir o filme de 20 à 22/12 às 18:30h com entrada franca. A exibição deste filme no período de Natal é uma tradição que a associação de críticos mantém por anos. No elenco, James Stewart e Donna Reed. Fechando o ano, o cine Olympia exibirá a excelente comédia “As Férias de Sr, Hulot” de Jacques Tati.


*”Depois da Chuva” é um dos últimos roteiros do diretor Akira Kurosawa filmado após sua morte em 1998 pelo seu habitual assistente, Takashi Koizumi. É um belo filme que tem todas as características do cinema de Kurosawa. O filme será exibido no Olympia de 06 à 19/12.
*Neste fim de ano, o público do Cine Líbero pode fazer a diferença, transformando o Natal de uma criança. Nos três primeiros domingos de dezembro (dias 01, 08 e 15), às 10h da manhã, o Cine Líbero promoverá a programação "Matinês Natal Solidário”, com a exibição de três filmes visando arrecadar presentes que serão ofertados a instituições de amparo à criança no período natalino. Domingo,dia 08/12), será exibido "O Circo", de Charles Chaplin (1928).

 

* Do cinema para a música: "Tales of Topographic Oceans" do conjunto de rock progressivo YES completa 40 anos de lançamento em 2013. É uma obra musical impressionante com a genialidade do grupo em força máxima. É um dos momentos fundamentais na construção do rock progressivo, ainda hoje tão pouco compreendido. São 04 músicas com alta duração (em torno de 20 minutos cada uma) onde podemos ouvir uma variação musical inesquecível. Este trabalho do Yes é um dos mais significativos da sua carreira e merece ser conhecido e estudado. É uma obra de arte que o tempo só confirma sua beleza e complexidade.

ESTREIAS DA SEMANA


“Tabu” de Miguel Gomes - Vencedor do prêmio da crítica no Festival de Berlim de 2012, o longa mostra uma idosa que convive com uma empregada nascida no Cabo Verde e tem como vizinha uma mulher decidida a causas sociais. No alto de um prédio em Lisboa, as outras duas descobrem uma aventura de amor e crime ambientada na África que havia se perdido no passado.
“Carrie : A Estranha”- Refilmagem do clássico de Brian de Palma realizado em 1976.
“A Última Viagem à Vegas” com Robert De Niro, Michael Douglas e Morgan Freeman
“Como não perder essa mulher” com Scarlett Johansson

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira : Dia 09/12 – “Harry : O Amigo de Tonto” de Paul Mazursky. Com Art Carey. “Oscar” de melhor ator/1974. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.



*Cine Olympia: De 06 à 19/12 – “Depois da Chuva”. Filme baseado no roteiro de Akira Kurosawa. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. De 20 à 22/12 – “A Felicidade não se Compra” de Frank Capra *Cine Líbero Luxardo: De 04 à 15/12 – “Tabu” de Miguel Gomes. Dia 14/12 – “O Mensageiro” de Joseph Losey. Com Julie Christie. Sessão Cult às 16h com entrada franca e debate.
*Cine Estação: Em Dezembro : “Os Amantes Passageiros” de Pedro Almodovár e “Confissões de um Jovem Apaixonado”.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23