domingo, 22 de setembro de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 20 À 26/09/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

Supernovas
*”Invocação do Mal” liderou as bilheterias norte-americanas e americanas esta semana.. O filme estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson ficou na primeiríssima posição no Brasil com 336,3 mil espectadores e R$ 4,1 milhões de renda, a maior bilheteria de um final de semana de estreia para filmes de terror. Na segunda posição, a animação “Aviões” estreou com público de 289,2 mil pessoas e R$ 3,9 milhões arrecadados. Completando o top 5, temos “O Ataque” (em terceiro, com 127,5 mil espectadores),” Os Estagiários” (em quarto, com 102,1 mil) e o estreante “Dose Dupla” (em quinto, com 78,3 mil).Gente Grande 2 vendeu 74,4 mil ingressos e ficou com o sexto lugar, seguido pelo lançamento “Rush - No Limite da Emoção” com 68,1 mil espectadores. Ainda no top 10, “Percy Jackson e o Mar de Monstros” ficou em sétimo (com 61,9 mil), “Jobs” em oitavo (com 40,9 mil) e “Cine Holliúdy” em décimo (com 24,5 mil). Já o lançamento “Lovelace” ficou apenas na 19ª posição, com 4,9 mil espectadores e 74,7 mil de renda.


*A 38ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto encerrou domingo, dia 15 de setembro, após apresentar alguns dos filmes mais esperados da temporada. Com votação popular, o grande prêmio do evento foi para o drama histórico “12 Years a Slave”(foto) dirigido por Steve McQueen (Shame). Vale lembrar que alguns dos últimos vencedores do festival também foram premiados no “Oscar”, como foi o caso com “O Discurso do Rei” e “O Lado Bom da Vida”.Baseado em fatos reais, “12 Years a Slave” apresenta a história de um escravo liberto que é forçado por um proprietário de escravos a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Sem previsão de estreia no Brasil, a produção é estrelada por Michael Fassbender, Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbatch e Brad Pitt.
*Inicialmente conhecido como “Jurassic Park 4”, o novo filme da franquia ganhou novo nome e nova data. “Jurassic World” teve sua data de estreia anunciada pela Universal para 12 de junho de 2015. Steven Spielberg, ao lado de Frank Marshall e Pat Crowley, é o responsável pela produção. A direção do longa, que também será lançado em 3D, fica a cargo de Colin Trevorrow.
*”Serra Pelada”, novo longa-metragem de Heitor Dhalia, será o filme de encerramento do Festival do Rio, que acontece de 26 de setembro a 10 outubro. A sessão de gala será realizada no cinema Odeon Petrobras, no dia 9 de outubro. O filme, estrelado porWagner Moura, Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele tem estreia marcada para o dia 18 de outubro em todo o Brasil, com distribuição da Warner.
*Novo filme dos irmãos Coen abrirá Mostra de São Paulo. Um dos destaques da competição do Festival de Cannes, de onde saiu com o Grande Prêmio do Júri, em maio passado, “Inside Llewyn Davis” dos irmãos Joel e Ethan Coen, será o filme de abertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 18 de outubro. Livremente inspirado em “The Mayor of McDougal Street”, livro de memórias do músico americano Dave Von Ronk, o longa descreve a cena musical folk do bairro de Greenwich Village, em Nova York, nos anos 1960. A distribuição no Brasil será feita pela Paris Filmes.
*A partir do dia 26 de setembro, os cinemas da rede UCI vão exibir quatro shows em sequência de ícones do rock. As Quintas de Rock, que terão Robbie Williams, Morrissey, Def Leppard e Aerosmith na programação, estarão em 14 cinemas da rede distribuídos por nove cidades.
*A Pixar, que lançava ao menos um filme por ano desde 1997, não terá nenhum filme exibido nos cinemas em 2014. A empresa de animação, que agora é de propriedade da Disney, adiou o lançamento de ‘Procurando Dory’ (Finding Dory), sequência de ‘Procurando Nemo’, para 17 de junho de 2016. A previsão inicial era 25 de novembro de 2015, data que agora será lançado ‘The Good Dinosaur‘, inicialmente previsto para Junho de 2014.


* “Rush – No Limite da Emoção” de Ron Howard vale a pena ser visto. Bom roteiro, montagem, direção e atores conseguem manter o interesse pela história do grande piloto Niki Lauda que nos anos 70, viveu seu auge como piloto de formula 1. O filme mostra a personalidade perfeccionista de Lauda, seu conflito com o piloto James Hunt e como este relacionamento impulsionou Lauda a se superar após um grave acidente. Sem dúvida, um dos melhores filmes de Howard que antes fez filmes de sucesso como “O Códido da Vinci”, “Willow” e “Uma Mente Brilhante”.

ESTREIAS DA SEMANA




“Elysium” com Matt Damon, Jodie Foster, Wagner Moura e Alice Braga - No ano de 2159, existem dois tipos de classe social: aquela formada por pessoas que vivem em uma estação espacial chamada Elysium; e o resto, que vive em uma superpopulada e arruinada Terra. A secretária Rhodes, uma oficial de um governo rigoroso, é a responsável por impedir que imigrantes entrem em Elysium - e fará de tudo para manter essas regras e preservar o nível de vida dos populares de lá. Mesmo com rigorosa inspeção, não é possível impedir que algumas pessoas entrem em Elysium. Quando o azarado Max é encurralado tentando entrar, ele aceita encarar uma missão que não somente pode salvar a sua vida mas também levar igualdade a essa mundo tão polarizado. Direção de Neill Blomkamp (Distrito 9).
“As Bem Armadas” com Sandra Bullock
“A Familia” com Robert De Niro e Michelle Pfeiffer
“Angèle e Toni”


AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 30/09 – “Um Amor tão Frágil” de Claude Goretta.. Com Isabelle Huppert.Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.

 

*Cine Olympia:
De 21 à 26/09/13 – “Angèle e Toni” de Alix Delaporte. Sessão às 18:30h. Entrada Franca. Apoio : Cinemateca Francesa. De 27/09 à 01/10 – “Mulheres Diabólicas” de Claude Chabrol. Com Isabelle Hupert e Jacquline Bisset.

 

*Cine Líbero Luxardo:
De 25 à 29/09 – Retrospectiva em homenagem ao diretor japonês Mikio Naruse. Em Outubro – “Antes da Meia-noite” com Ethan Hawke e Julie Delpy “Ferrugem e Osso” com Marion Coutlard.
*Cine Estação :
De 01 à 29/09 - “A Visitante Francesa” de Hong Sang-soo com Isabelle Hupert. Em Outubo – “A Bela que Dorme” de Marco Bellochio

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23