sábado, 27 de julho de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 26/07 À 01/08/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho

BILHETERIA DOS FILMES BRASILEIROS CONFIRMA A PREFERÊNCIA PELAS COMÉDIAS NACIONAIS


As bilheterias dos filmes brasileiros até agora têm provado que o grande público prefere prestigiar as comédias, fato que não é inédito na história do cinema nacional. O cinema mais autoral continua longe de despertar maior interesse e a prova disso é o resultado de público de filmes como “Elena” e “O Abismo Prateado”. Por isso, vale sempre a pergunta: o que fazer para aproximar o grande público dos bons filmes brasileiros de outros gêneros? Leia a seguir uma relação parcial dos filmes e sua frequência de público nos cinemas brasileiros até julho:
O Concurso ........................294.537 (público da primeira semana de exibição)
Minha Mãe é Uma Peça......3.441.921
Faroeste Caboclo.................1.495.356
Tainá 3.................................354.000
Elena....................................51.314
O Abismo Prateado.............10.943
Tabu.....................................8.738
Dossiê Jango........................6.102
Doméstica............................2.662
As Hipermulheres................1.164
A Cidade É Uma Só?...........951

Supernovas
*”The Fifth State”, thriller biográfico que conta a história de Julian Assange, fundador da WikiLeaks, será exibido na sessão de abertura do Festival de Toronto, que começa no dia 5 de setembro, no Canadá. Com direção de Bill Condon (Deuses e monstros eAmanhecer – Partes 1 e 2), a produção da DreamWorks Pictures, com distribuição da Disney e previsão de lançamento no Brasil para 25 de outubro, traz no papel principal o ator inglês Benedict Cumberbatch, elogiado vilão de “Além da escuridão – Star Trek”. A direção do festival anunciou outros 73 títulos selecionados. Entre os 15 filmes da seção Gala estão “August: Osage County”, de John Wells, que traz no elenco Meryl Streep e Julia Roberts, “The Lunchbox” de Ritesh Batra, produção indiana que fez sucesso na Semana da Crítica do Festival de Cannes e “Rush” de Ron Howard, sobre o piloto de Fórmula 1 Niki Lauda.
*18 de dezembro de 2015 será a data da chegada aos cinemas de “Inferno”, a adaptação para cinema do mais novo romance de Dan Brown, autor de “O código Da Vinci” e “Anjos e demônios”. O anúncio oficial da data pela Sony serviu como confirmação de que “Inferno” vai passar a frente do livro anterior de Dan Brown, “O símbolo perdido” na corrida para virar filme. Todos os quatro livros têm o mesmo protagonista, o simbologista Robert Langdon.
*Estão abertas as inscrições de longas-metragens para a quinta edição da Semana dos Realizadores. O festival, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre 21 e 28 de novembro, recebe filmes finalizados a partir de janeiro de 2012, que podem se inscrever online, na página do evento, até o dia 21 de agosto. A Semana dos Realizadores exibirá ainda curtas e médias-metragens convidados pela curadoria do festival.
*Após ganhar um Oscar por ‘Cisne Negro‘, a atriz Natalie Portman decidiu tentar a sorte atrás das câmeras. A atriz, que em breve será vista em “Thor 2 – O Mundo Sombrio”, va dirigir seu um longa-metragem baseado em “De Amor e Trevas”, autobiografia do escritor israelense Amos Oz. Além de dirigir, Portman também interpretará a mãe de Oz.
*Rocky Balboa voltará às telas novamente, mas desta vez fora dos ringues. De acordo com o site Deadline, Creed será o nome do filme, que funcionará como continuação da saga de Rocky. Sylvester Stallone irá reprisar o papel do lutador, agora aposentado, e treinará o neto de seu amigo Apollo Creed (Carl Weathers).
*Após o anúncio na Comic-Con 2013 do filme que reúne os dois principais heróis da D.C., Batman e Superman, dirigido por Zack Snyder (O Homem de Aço), muita especulação tomou conta dos fóruns online sobre o nome do projeto.Em entrevista ao site Comic Book, o roteirista David S. Goyer deu uma luz para os fãs. Além de confirmar que o filme se encontra em fase de pré-produção, Goyer revelou: "não estamos certos se o título seráSuperman vs. Batman ou Batman vs. Superman, mas sim, essa revanche, essa combinação de ambos na tela está acontecendo".
*O Brasil estará representado na próxima edição do Festival de Cinema de Locarno, a ser realizada entre os dias 7 e 17 de agosto. Júlio Bressane, realizador de títulos como “Dias de Nietzsche em Turim”,”Filme de Amor” e ”A Erva do Rato”, vai competir no mostra suíça com Educação Sentimental.
*O próximo filme de David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button, Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres) já tem seu protagonista. Ben Affleck (Argo) foi o eleito para o papel principal de Gone Girl, que adapta para as telas o romance homônimo de Gillian Flynn.
*A cinebiografia do escritor Paulo Coelho, intitulada "Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho", entrou em fase de pós-produção.Filmado em Santiago de Compostela, na Espanha, e no Rio de Janeiro desde abril, o longa narra a vida do autor antes de se tornar um escritor de sucesso, incluindo a parceria com o músico Raul Seixas. Paulo é interpretado pelo ator Júlio Andrade (o Gonzaguinha de "Gonzaga - De Pai para Filho).


ESTREIAS DA SEMANA
“César deve Morrer” é mais um trabalho premiado e elogiado dos irmãos Taviani, realizadores de grande filmes como “Pai Patrão” e “Bom Dia Babilônia”. O filme, que mistura teatro, documentário e drama, encena uma versão livre da peça "Julius César", de Shakespeare, onde os atores são detentos da ala de segurança máxima da prisão de Rebibbia, na Itália.
“Wolverine Imortal”

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira :
Dia 12/08 - “Black Moon” de Louis Malle. Sessão às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição.
*Cine Olympia:
De 26/07 à 01/08/13 (exceto dias 29 e 30/07) – Mostra de Cinema Argentino. Sessão às 18:30 h. Entrada Franca.
Dia 26/07 - "A História Oficial" de Luis Puenzo(1985)
Dia 27/07 - "Lugares Comuns" de Adolfo Aristarain (2009)
Dia 28/07 - "A Janela" de Ricardo Sorín (2008)
Dia 31/07 - "Clube da Lua" com Ricardo Darín (2004)
Dia 01/08 - "O Filho da Noiva" com Ricardo Darín (2001)
*Cine Líbero Luxardo:
De 31/07 à 11/08 - “César deve Morrer” dos irmãos Taviani.
*Cine Sesc : “O Bandido da Luz Vermelha” de Rogério Sganzerla. Sessão às 19:00h. Entrada Franca. * Cine Saraiva: Dia 01/08 - "Posessão" de A. Zulawski com Isabelle Adjani. Sessão às 19h. Entrada Franca.

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23