domingo, 19 de maio de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 17 À 23/05/13

Cine Troppo
Marco Antonio Moreira Carvalho



Crítica/“Somos tão Jovens”
Renato Russo foi um dos artistas mais influentes do rock brasileiro e sua morte em 1996 acabou interrompendo uma criatividade que parecia não ter limites. Renato escrevia letras simples e complexas, diretas e ambíguas, sempre provocando o público ao mesmo tempo que fazia sucesso nas rádios. Com a banda Legião Urbana, ajudou a mudar a “cara” de Brasília e porque não, do Brasil. Afinal, no início dos anos 80 a ditadura estava acabando e a liberdade era a palavra mestra. Com tantas histórias de quebra de convenções, drogas, conflitos e dificuldades que cercaram a vida de Renato e da banda, certamente uma cinebiografia seria feita um dia, especialmente após o sucesso de “O Tempo não Pará”(Cazuza). Mas em “Somos tão Jovens”, vemos uma filme de ficção com um errado tom documental, ao estilo”Globo Reportér” onde tudo parece ser caricato, bonitinho demais, certinho demais. Pelo filme, Renato e a Legião, tinham tudo para dar certo. O rock de Brasília também. O Brasil também. Mas não era assim. A história é outra. Não vejo os conflitos da banda, a transgressão que o rock significava naquele momento, a importância dos temas que foram abordados nas letras de Renato e sua influência na juventude daquele momento, o que era o Brasil nos anos 80/90. E falar sobre Renato Russo é falar também de um momento histórico neste país. A vida de Renato tinha/tem esse pano de fundo que não foi explorado nem um pouco. Com um roteiro limitado na sua abordagem, uma direção sem criatividade e atores sem destaque (com exceção do protagonista que às vezes consegue impressionar), “Somos tão Jovens” é um produto feito para reacender a obra da Legião Urbana para novas gerações. Sem inspiração, é um filme errado e aquém da história de Renato Russo. Tempo Perdido? Talvez não. Se o filme ajudar na divulgação da obra da Legião e inspirar novas bandas, pode ser que nem tudo tenha sido em vão nesta produção bem intencionada mas pequena demais pra a grandeza da história que pretendia relatar.

INDICAÇÃO


-BLU-RAY : “Cidadão Kane” de Orson Welles é um dos maiores filmes da história do cinema e há décadas esta na relação dos 50 melhores filmes de todos os tempos. A versão em blu-ray desta obra prima realça toda a qualidade técnica do filme com destaque para a excelente fotografia de Greg Tolland que até hoje serve de inspiração para novos realizadores.

ESTRÉIAS DA SEMANA


“Reino Escondido”(3D)
“O Massacre da Serra Elétrica”(3D)
“Giovani Improta”

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS


“Faroeste Caboclo”(Dia 31/05)
“O Abismo Prateado” de Karim Ainouz (Junho)
“Amor Pleno” de Terrence Malick (Junho)

AGENDA


*Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP):
Dia 20/05 - “Pai Patrão” dos irmãos Taviani. Premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Exibição às 19h. Entrada Franca. Debate após a exibição com críticos da ACCPA. Apoio: ACCPA. Em Junho – “O Vídeo de Benny” de Michael Haneke e “O Sétimo Sêlo” de Ingmar Bergman.
*Cine Olympia:
De 17 à 23/05 - “IV Mostra de Cinema da Amazônia”. Exibição de vários filmes como “Matinta” de Fernando Segtowick, “Muragens” de Andrei Miralha, “Ver-o-peso” de Januário Guedes e “Chama Verequete” de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreiro. Sessão às 18:30 h. Programação completa no site www.cinemaolympia..com.br.
Dia 19/05 - “Imagine John Lennon”. Documentário sobre o músico John Lennon realizado em 1988. Sessão Cinemateca com o projeto “Cinema e Clássicos do Rock”. Sessão às 16h. Entrada Franca. Antes da exibição, serão executadas músicas ao vivo de John Lennon por músicos convidados.


*Cine Líbero Luxardo:
De 15 à 26/05 - ''Super Nada'' de Rubens Rewald com Larissa Salgado e Jair Rodrigues. Horários : De 15 a 18/05 (quarta a sábado) - 19h, Dia 19/05 (domingo) às 17h e 19h, De 22 a 26/05 (quarta a domingo) - 19h. Na cidade de São Paulo vive Guto, um ator que sonha em ser grande. Ele se prepara, se exercita, vai a todos os testes e acredita que a sua grande chance pode vir a qualquer momento.
Dia 22/05 – “Depois de Lúcia” de Michel Franco

*Cine Saraiva : Dia 30/05 - "Gattaca" com Uma Thurman e Ethan Hawke. Sessão às 18h. Entrada Franca. Parceria da ACCPA com a Academia Paraense de Ciências. Dia 06/06 - "Darkman - Vingança sem Rosto" de Sam Raimi

Nenhum comentário:

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23