domingo, 10 de março de 2013

CINE TROPPO - SEMANA DE 08 À 14/03/13

CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira

DVD/”Magical Mistery Tour”
Quando este filme foi exibido na TV inglesa em 1967, os Beatles já eram um fenômeno musical sem precedentes. Depois de lançarem a obra-prima musical “Sgt. Pepper”, tudo era possível para estes quatro grandes músicos. E assim foi concebido o filme “Magical Mystery Tour” a partir de ideias isoladas de cada um tendo como referência uma grande viagem de ônibus onde os passageiros interagiam com muitas confusões e cenas surrealistas. Na direção, Paul McCartney assumiu o projeto e na montagem tentou dar uma unidade à tantas situações filmadas a revelia de um roteiro central. O resultado é um filme curioso, um Road-movie sem história mas sem unidade. Mas quando o filme enfraquece neste item, entra as sequências musicais dos Beatles que aqui sim, sabem o que fazem. “Magical Mystery Tour” na época de seu lançamento foi muito criticado mas hoje pode ser visto como uma experiência cinematográfica curiosa dos mestres do rock and roll. No DVD , extras interessantes que certamente vão chamar a atenção dos beatlemaníacos de plantão (que não são poucos).Vale a pena conferir.

 
Cinema/”Era UmaVez Eu, Verônica”
Marcelo Gomes é um dos bons diretores em atividade do cinema brasileiro. Desde “Cinema, Aspirinas e Urubus” que seu nome é acompanhado com atenção pelos críticos e pelo público. “Em “Era Uma Vez Eu, Verônica” ele mostra a história de uma mulher que vive um momento de incerteza sobre sua vida pessoal, profissional e afetiva. O filme nos mostra com sensibilidade os momentos de transformação desta personagem, levando em conta sua dúvida sobre o presente e sua angústia pelo futuro. Com ótima direção e excelente atuação de Hermila Guedes (de “O Céu de Suely”), o filme consegue com simplicidade na narrativa e no roteiro, provocar o espectador nas questões que atormentam Verônica. Confira !

“Oscar” 2013
A cerimônia do “Oscar” 2013 mais uma vez confirmou que este prêmio é mais do que nunca duvidoso. Grandes atores não foram premiados (Robert De Niro, Emmanuelle Riva), Steven Spielberg faz um filme de autor e não foi premiado, Anne Hatthaway vence como melhor atriz coadjuvante num atuação questionável, “Argo” ganha prêmios como melhor roteiro original com outros candidatos muito melhores no paréo além da clara divisão de prêmios entre os indicados que fica cada vez mais óbvia ano após ano. “Indomável Sonhadora” que teve várias indicações, não foi premiado em nada e é sem dúvida um filme melhor que grande maioria. Apesar do absurdo de não premiar Emmanuelle Riva por “Amor” (categoria vencida pela excelente atriz Jennifer Lawrence), a cena mais triste da cerimônia foi a atitude política de Hollywood de colocar a esposa do presidente americano para dar o “Oscar” de melhor filme para “Argo”, filme maniqueísta, e tendencioso à política americana. Para quem acredita em Papai Noel, foi apenas um belo momento da primeira dama. Para quem procura entender a eterna relação entre política, ideologia e cinema, um absurdo total. Que venha o “Oscar” 2014 com mais e melhores filmes para esquecer as bobagens que vimos este ano.

Debate
A polêmica em torno do filme “Argo” oportunizou a realização de um debate que em breve a ACCPA vai promover com a participação do público. Com o tema CINEMA, IDEOLOGIA E ENTRETENIMENTO, o debate vai abordar vários assuntos a partir do exemplo de filmes como “Argo” entre outros títulos. Críticos da ACCPA e convidados estarão interagindo com o público. Em breve, informações sobre data, horário e local do debate.

ESTRÉIAS DA SEMANA

“Oz : Mágico e Poderoso” de Sam Raimi
“O Amor é Tudo o que Você Precisa” de Susanna Blier

AGENDA

*Cineclube Alexandrino Moreira: Dia 09/03, em parceria com a ACCPA, será exibido o filme “Poesia” de Lee Chag-Dong. O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes de 2011 e será exibido às 19 h, entrada franca e debate após a exibição com críticos da ACCPA.

*Cine Olympia : Hoje é o último dia da mostra em homenagem a semana da mulher com o filme “Quem Bom te Ver Viva” de Lúcia Murat. Na sessão Cinemateca, hoje às 16h, será exibido o drama “Um Grito no Escuro”com Meryl Streep. Entrada Franca. Terça-feira, dia 12, inicia o projeto CINEMA E MÚSICA que acontecerá sempre na segunda terça-feira de cada mês com exibição de clássicos do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo. Na abertura do projeto, exibição de “A General” de Buster Keaton às 18:30h. Entrada Franca.

*Cine Líbero Luxardo: Hoje é o último dia de exibição de “Era Uma Vez, Eu, Verônica” de Marcelo Gomes (cineasta de “Cinema, Aspirinas e Urubus”). A partir do dia Dia 14/03 será exibido o ANIMALDIÇOADOS - Festival Internacional de Animação de Horror. O festival reúne filmes de animação, brasileiros e estrangeiros de terror, horror, suspense e outros gêneros amaldiçoados dedicados ao público adulto, que poderá assistir com exclusividade a algumas estreias internacionais.“Animaldiçoados” será exibido de 14 a 24 de março.

*Cine Estação : “”Amor” de Michael Haneke volta a ser exibido em nosso circuito, felizmente. Vencedor de vários prêmios internacionais incluindo o “César” e mais recentemente o “Oscar” de melhor filme estrangeiro, o filme conta a história de um casal de idosos que tem que enfrentar mudanças na sua vida, especialmente quando um deles fica doente. Com excelentes atuações de Emmanuele Riva e Jean-Louis Trintignant, o filme merece ser visto e discutido. “Amor” será exibido hoje às 10h, 18h e 20h30 ficando em exibição até o dia 31/03.

Um comentário:

R Wolf disse...

Concordo com você esse ano o oscar se importou mais com a audiência do que com os talentos dos atores, gostaria que as duas atrizes ganhassem o oscar como aconteceu em uma outra categoria "inpati", mas vai entender os mais de 6000 que participam da votação da academia.Espero que esse ano possamos apreciar bons filmes e de qualidades!!Abraçosss

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23