domingo, 12 de agosto de 2012

CINE TROPPO - SEMANA DE 10 À 16/08/12


CINE TROPPO
Marco Antonio Moreira Carvalho

Lançamentos da Semana
Caso não haja alterações de última hora, as estreias da semana são “À Beira do Caminho” e “Lola”.
“À Beira do Caminho” é dirigido por Breno Silveira(Dois Filhos de Francisco) e é inspirado nas letras de sucessos do cantor/compositor Roberto Carlos. O filme mostra a emocionante história de João, um homem que encontra na estrada uma saída para esquecer os dramas de seu passado. Por acaso ou sorte, seu caminho se cruza com o de um menino em busca do pai que nunca conheceu. A partir desse encontro, nasce uma bela relação que movimentará o delicado equilíbrio construído por João para enfrentar seus fantasmas. No elenco, João Miguel, Dira Paes, Vinicius Nascimento, Ludmila Rosa, Denise Weinberg, Ângelo Antônio.
“Lola” é uma refilmagem da comédia francesa “Rindo à Toa” estrelada por Sophie Marceau e produzida em 2008. No original, o filme se chama “LOL” (Laughing Out Loud que significa ­ morrendo de rir ­ na linguagem do MSN). Os amigos de Lola também a chamam assim. Mas, no dia de seu retorno à escola, o coração de Lola não está sorrindo. Seu namorado a provocou dizendo tê-la enganado durante o verão. Para complicar, ela tem uma relação complicada com sua mãe com quem o diálogo parece impossível. Mas os acontecimentos farão com que o amor entre mãe e filha reapareça. No elenco, Demi Moore e Myley Cyrus.

Supernovas
*A Warner Bros resolveu adiar para o ano que vem o lançamento americano de The Great Gatsby, esperada adaptação em 3D do clássico romance de F. Scott Fitzgerald, dirigida por Baz Luhrmann (Moulin Rouge) e estrelada por Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan. A estreia estava inicialmente prevista para 25 de dezembro próximo, mas nesta mesma data será lançado, nos EUA, Django livre, de Quentin Tarantino, também estrelado por DiCaprio. Apostando no potencial de bilheteria do filme, o estúdio vai marcar The Great Gatsby para a temporada de verão de lá, ou seja, entre maio e julho.
*A revista inglesa Sight & Sound, publicada pelo British Film Institute, realiza de dez em dez anos, desde 1952, uma enquete entre críticos e cineastas para eleger os melhores filmes de todos os tempos. Este ano, pela primeira vez desde 1962, o vencedor da lista dos críticos não foi Cidadão Kane, de Orson Welles, mas Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock. Era uma vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu, foi o vencedor da enquete feita entre cineastas.
* O cineasta americano Spike Lee receberá um prêmio especial no próximo Festival de Veneza, que começa no dia 29 de agosto. Antes da exibição de seu mais novo filme, Bad 25, marcada para 31 de agosto, Lee receberá o troféu Jaeger-LeCoultre Glory to the Filmmaker, que já foi conferido a Takeshi Kitano, Abbas Kiarostami e Agnès Varda, entre outros. Bad 25 é um documentário sobre o processo de criação do álbum Bad, de Michael Jackson.
*Segundo o site do jornal Folha de S. Paulo, o cineasta José Padilha deverá rodar, no ano que vem, um filme sobre a ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e o processo de implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) que se iniciou em 2010, no Rio de Janeiro. O longa marcará a volta do cineasta ao tema de seus maiores sucessos, Tropa de elite 1 e 2. O roteiro será inspirado em um livro inédito de Gustavo Almeida e Rodrigo Pimentel, que só será lançado no ano que vem. No momento, Padilha prepara-se para rodar um remake de Robocop para os estúdios MGM e Sony, cujas filmagens começam em setembro.
*A Academia Brasileira de Cinema divulgou a data da entrega do 11º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.O evento será no dia 15 de outubro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Na edição de 2012, cujas indicações são lideradas por O palhaço, de Selton Mello, o homenageado da noite será o cineasta Carlos Diegues. Mais informações sobre a premiação e os indicados na página oficial do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
*As comemorações do centenário de Nelson Rodrigues ganham reforço cinematográfico a partir de 14 de agosto, quando se inicia, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, a mostra “100 anos de Nelson Rodrigues – Provocando o cinema brasileiro”. Serão exibidos 16 filmes baseados na obra do escritor, incluindo algumas raridades como a primeira adaptação de Bonitinha, mas ordinária, dirigida por J. P. de Carvalho, em 1963. Serão realizados também debates com personalidades como Nelson Rodrigues Filho e os diretores Neville DAlmeida e Alberto Magno.

AGENDA
*Cineclube Alexandrino Moreira (Auditório do IAP): Dia 20/08, em parceria com a ACCPA, será exibido “A Tortura do Silêncio”, em homenagem ao diretor Alfred Hitchcock com Montgomery Clifft às 19h com entrada franca e debate.
*Cineclube Pedro Veriano (Casa da Linguagem): De volta com sua programação em parceria com a ACCPA, o cineclube exibirá dia 14/08 o filme “Torrente de Paixões” em homenagem à Marilyn Monroe às 18h com entrada franca e debate.
*Cine Olympia: Devido a manutenção técnica, o cinema suspendeu suas atividades temporariamente. O festival de filmes de Terror terá continuidade logo que for anunciada a reabertura da sala.
*Cine Líbero Luxardo: “Para Roma com Amor” de Woody Allen tem neste domingo seu último dia de exibição com sessões às 17 e 19h. Na quarta-feira, dia 15/08, estreia “Shame” de Steve McQueen com Michael Fassbander. Na sessão Cult do dia 18/08, exibição de “Suspeita” de Alfred Hitchcock às 16h com entrada franca e debate.
*Cine Estação: “Febre do Rato” de Cláudio Assis finalmente está em cartaz depois do atraso na chegada da cópia no último domingo. Confira todos os horários no site www.estacaodasdocas.com.br
* Cine Saraiva : Dia 30/08, na parceria da ACCPA com a APC (Academia Paraense de Ciências), será exibido o filme “Ponto de Mutação” com Liv Ullman às 19h com entrada franca e debate.

Um comentário:

Katiuscia de Sá disse...

PONTO DE MUTAÇAO, mto bom! já vi 3x, sempre ressalta algo novo do dialogo. ótima pedida.

Coluna Cineclube - Dia 29/01/23